quarta-feira, 3 de julho de 2013

Coração aquecido no inverno

Quando cai a temperatura, sem pensar a gente se encolhe: dobra pra frente, junta os ombros, acaba diminuindo o espaço interno e os órgãos não funcionam mais tão soltos lá dentro, como precisam. Além de tensionar músculos, tendões, articulações, deixando no final do dia uma sensação de cansaço muitas vezes desnecessária. 

Se vestimos roupas "quentes", o que estamos fazendo é impedir que o calor produzido pelo corpo se dissipe, e não aquecendo (de fato) o corpo. Portanto, segundo Geeta Iyengar, filha do mestre B.K.S. Iyengar, devemos nos aquecer de dentro pra fora. Isto previne lesões, contraturas, acalma o sistema nervoso central e nos deixa mais felizes e bem-humorados.

Um dos motivos pelos quais dizemos que aquecemos o corpo por dentro com a prática de retroflexões, é que elas fazem aumentar a circulação sanguínea na região do plexo solar, que envolve o 3º chakra (Manipura Chakra, em Sânscrito: "A cidade da jóia brilhante"), que é o "centro do dinamismo e da energia humana. Relacionado ao elemento fogo, fica próximo ao umbigo  e seu símbolo é um triângulo com o vértice apontado para cima, vermelho ardente como o sol raiando... E assim como o sol, ele distribui energia prânica para todos os órgãos, atiça o fogo digestivo e regula o nível de calor do corpo... Sua poderosa e intensa chama dá dinamismo e resistência, mas quando seu fogo falha, nos tornamos letárgicos, deprimidos e sem vitalidade, como brasas de um fogo moribundo." **2 

Mais deliciosos benefícios das retroflexões: abrem e aquecem o coração, as fibras peitorais e de toda a parte frontal do corpo. Energizam e encorajam a mente a mergulhar no desconhecido. Com certeza você já ouviu a expressão: "de peito aberto" como sinônimo de coragem. Não é por acaso. Para "mergulhar" com todo o corpo numa direção em que seus olhos não alcançam, você tem que confiar em outros aspectos de sua percepção econsciência. Costuma-se brincar que saímos desta prática até com os olhos mais brilhantes. 

Na foto acima, um belíssimo exemplo de retroflexão: Urdhva Dhanurasana*3. Principais efeitos: "tonifica a coluna vertebral, alongando-a completamente. Mantém o corpo alerta e flexível. Sente-se as costas fortes e cheias de vida. Alonga braços e punhos. Tem um efeito calmante na mente. Traz grande vitalidade, energia e sensação de leveza." *4 
  
*1: Fonte: "A ciência do sagrado", Susan Andrews.
*2: Uma observação importante é que temos 7 chakras principais, ou centro psico-energéticos (cruzamentos dos canais de prana/energia vital) no corpo, e devemos conhecê-los bem se temos a intenção de trabalhá-los. Por exemplo, se estabelecemos excessivamente a consciência no plano vibracional do 3º chakra, acabamos com exacerbada sede de conquistas e mentalidade aquisitiva, por conta de estarmos movimentando glândulas na região que implicam num desencadear hormonal com impacto em emoções desta natureza.
*3: Atenção: esta postura requer aquecimento prévio específico e para realizá-la sozinho é preciso que já se tenha familiaridade e alguma experiência.
*4: Fonte: "Light on Yoga", B.K.S.Iyengar. 

Portal Arco Iris

Nenhum comentário: