quinta-feira, 4 de julho de 2013

Custo da Felicidade

“Você sabe qual é o custo da felicidade?

Qual é o custo do sucesso, da realização pessoal, da satisfação com seu próprio corpo?

Então pense só por um instante nestas questões.

Se fazer sucesso na vida, não tivesse um custo, ou um “sacrifício” envolvido, todo mundo seria um sucesso. Se as conquistas, as realizações não tivessem um custo ou um preço a pagar, todas as pessoas seriam conquistadores e estariam realizadas.

Da mesma maneira é com a felicidade. Se não exigisse dedicação, ela perderia o sentido. Você não acha?

Como esta frase que eu li hoje: “Deus quer a sua felicidade. Colabore com Ele nesta conquista”.

Agora eu já tenho certeza que alguém ai vai levantar-se e contestar ou pelo menos afirmar que não precisaria ser tão difícil.

Eu concordo. Mas a dificuldade é relativa. Sabia?

Isso vai depender do quanto você está preparado para arcar com os custos, ou da relação que você faz entre custo e benefício.

Espere só um pouquinho que eu vou exemplificar!

Um para conquistar uma medalha precisa de muito treino, preparação, determinação, atitude de vencedor. Precisa concentrar-se na vitória que deseja alcançar.

Da mesma forma, um profissional que deseja o emprego dos sonhos, precisa de preparo, conhecimento, habilidade, experiência, juntamente com uma boa apresentação pessoal. Além de saber “vender seu peixe”.

Aquele jovem que sonha conquistar uma companhia legal, para complementar sua vida amorosa, deve desenvolver qualidades e ter atitudes que atraiam as pessoas certas.

O rapaz, que acaba de decidir sobre seu corpo e não concorda com seu peso e tamanho e deseja alcançar o peso ideal, seja por determinação própria ou por sugestão médica. Terá uma maratona de desafios pela frente, como enfrentar uma reeducação alimentar, vigiar seu apetite, acompanhamento médico. Visitas frequentes à balança.

Mas tem outro item importante, em qualquer um dos casos citados aqui, para você analisar!

Não olhar para o tamanho do desafio e querer vencê-lo num único passo. Ou seja, precisa dividir o objetivo final em etapas menores. “Menos assustadoras”.

Você quer ver como é que é isso?

Vou pegar o último exemplo, até por tratar-se de uma situação mais corriqueira, talvez mais desafiadora, que as demais.

Suponha que alguém que você conhece, deseja ou mesmo necessita emagrecer alguns quilinhos. Se o desafio inicial, for algo como 12 ou 15. É um número interessante, não acha?

Ah, e agora?

Se a proposta ou o desafio, seja sua meta. Que é emagrecer os 12 ou 15 quilos de uma só vez, num período de semanas ou um mês. Tenho certeza que de saída isso vai parecer um desafio assustador. Um objetivo quase inalcançável. Não é mesmo?

Mas se esse valor for dividido em algo como emagrecer 1 quilo por semana. Cada pequena etapa destas será muito mais fácil de ser conquistada e ainda sem a sensação de um grande sacrifício.

Tem mais uma coisa! Cada pequeno objetivo alcançado, deve ser celebrado.

Sim...

Você precisa estabelecer uma forma de premiar-se por cada pequena conquista nesse intervalo de tempo. Assim a motivação para alcançar seus resultados será muito maior e mais significativa.

Como é para um atleta que terá uma medalha, um troféu ao vencer uma competição.

Lembre-se que mesmo o menor dos esforços cria o embalo. Mesmo que você só avance um pouquinho hoje, ainda assim será um pouquinho mais próximo do seu objetivo, do que você estava ontem.

Avance rumo ao seu sucesso. Mas esteja certo que tudo tem um custo. Então esteja preparado para bancá-lo.

Pense nisso..."

Nenhum comentário: