O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade; a onipresença
de Deus; as línguas repartidas de fogo que focalizam o equilíbrio de
Deus Pai-Mãe no núcleo de fogo branco do ser, também chamado o fogo
sagrado; as energias de Vida que infundem um cosmos. É a Impersonalidade
Pessoal da Divindade.
Na Trindade Hindu de Brahma, Vishnu e
Shiva, o Espírito Santo corresponde a Shiva, conhecido como o
Destruidor/Libertador, porque o seu Amor todo-consumidor, quando
invocado nos planos da Matéria, ata as forças do mal e transmuta a causa
e o efeito das más criações do homem, libertando-o, deste modo, da
prisão do carma.
Para os primeiros pensadores cristãos, o
Espírito Santo era a presença de Deus que conferia poder. O Espírito
Santo é um facilitador, um confortador, uma fonte de inspiração.
Na tradição judaica, o Espírito Santo é um termo geral para iluminação e
inspiração. Maimônides afirma que a pessoa merecedora de receber o
Espírito Santo é transformada e pode perceber coisas que não estão
acessíveis normalmente.
O cabalista Moses Luzato descreve o
Espírito Santo como uma forma de iluminação que está acima da razão e
intelecto humanos. Ele a denomina “iluminação concedida”.
A
Pessoa e a Chama do Espírito Santo é o Confortador que Jesus prometeu
que viria quando nosso Senhor o levou – para iluminar-nos, ensinar-nos e
trazer todas as coisas à nossa lembrança, as coisas que o amado Jesus
nos ensinou, tanto no céu como na terra. Cada vez que um filho ou filha
de Deus ascende à Presença do EU SOU O QUE EU SOU, o Espírito Santo
desce para preencher o vácuo e para magnificar a Presença do Senhor na
terra. Este é o ritual da descida do Espírito Santo prometido por Jesus
aos seus discípulos que aconteceu em Pentecoste.
O Representante do Espírito Santo
Um Mestre Ascenso detém o cargo de representante do Espírito Santo para
a Terra. Ele é conhecido como o Maha Chohan. Maha significa “grande” em
sânscrito. Chohan significa “Senhor” em tibetano. O Maha Chohan é a
personificação da Terceira Pessoa da Trindade – Pai, Filho, Espírito
Santo e Mãe Divina.
O Maha Chohan é o representante e a
encarnação do Espírito Santo. Isto não significa que ele seja o Espírito
Santo, mas que ele, de todos os Mestres Ascensos, mais habilmente
representa o Espírito Santo, conforme ingressamos na era de Aquário.
Ele encarna o aspecto do Espírito Santo que Deus deseja que a Terra
tenha nesta época. Ele submeteu-se a grandes disciplinas para estar
capacitado a atender as necessidades das pessoas pelo Espírito Santo
neste ponto de virada da era. Ele mais perfeitamente encarna o Espírito
Santo assim como Jesus mais perfeitamente encarna a chama crística e a
pessoa do Filho de Deus, assim como Gautama mais perfeitamente encarna a
semente do Buda e da mesma forma que Krishna encarna mais perfeitamente
o Atman, ou centelha divina, que dá o potencial da vida eterna.
Uma razão pela qual Deus escolheu o Maha Chohan como representante do
Espírito Santo é que todos os Mestres Ascensos sentiam que eram melhor
representados por ele. Pensai nisto agora. Pensai em serdes escolhidos
para este cargo. Ponderai quão notável é este ser que conhecemos como o
Maha Chohan, que através do fogo sagrado do Espírito Santo poderia
personificar cada preciosa chama dos números incontáveis de santos no
céu que reúnem-se no trono do Cordeiro. Assim, através dele, temos
acesso a cada uma das realizações espirituais individuais do Espírito
Santo. Podeis pensar sobre o computador cósmico da Mente de Deus. Se
precisarmos aumentar uma certa qualidade do nosso ser, vamos até o Maha
Chohan e ele liberará esta qualidade para nós, conforme estivermos
aptos.
O Maha Chohan não é o único Mestre Ascenso que tem o
Espírito Santo, mas ele é o que nosso Deus Pai-Mãe ungiu para
representar o Espírito Santo neste período da história da Terra. Assim,
podeis ver que há uma presença genérica, uma personificação genérica ou
uma personificação impessoal do Espírito Santo por toda a Terra. Mas o
ponto focal desta realização e suas disciplinas vêm deste Mestre
Ascenso. Para qualificar-se ao cargo de representante do Espírito Santo,
o Maha Chohan tornou-se um adepto em cada um dos sete raios , o que
rendeu ao seu Corpo Causal uma realização maior do que podemos imaginar.
O Espírito Santo atua como um prisma que refrata a luz branca do Cristo
Universal nas sete cores dos raios. Cada um dos sete raios ativa a Luz
de Deus numa cor e freqüência específicas. Cada raio também pode
manifestar-se como uma chama da mesma cor e vibração. A aplicação da
chama resulta numa ação específica do Espírito Santo.
Cada um
dos sete raios (...) é personificado por um Mestre Ascenso(...),
Instrutor no caminho da mestria pessoal num determinado raio e que
encarna, representa e estabelece o exemplo da ação do Espírito Santo
naquele raio. Os Mestres que personificam estes raios são os Sete
Senhores, ou Chohans. O Maha Chohan é o Grande Senhor que preside sobre
eles e é o seu instrutor. Os Sete Chohans pela ordem dos raios, conforme
sabeis, são El Morya, Senhor Lanto, Paulo o Veneziano, Serapis Bey,
Hilarion, Mestra Nada e Saint Germain. Podeis ler sobre eles nos
Senhores dos Sete Raios.
O Espírito Santo da Grande Fraternidade Branca
Temos todo o Espírito Santo da Grande Fraternidade Branca. Quando
invocamos todo o espírito da Grande Fraternidade Branca, estamos
invocando a manifestação específica, única e personificada do Espírito
Santo que cada Mestre Ascenso e Ser Cósmico traz consigo. Vamos explorar
o que isto significa. Significa que bebemos do cálice do Espírito Santo
que é expresso unicamente de cada membro da Fraternidade. Isto
significa que El Morya tem uma expressão muito específica e peculiar do
Espírito Santo. Paulo o Veneziano tem outro aspecto único do Espírito
Santo que associamos a ele. Podeis mencionar números incontáveis de
santos vestidos de branco por todo o cosmos. Cada um deles tem uma
individualidade no Espírito Santo que os caracteriza, caracteriza o
Espírito Santo e nos faz compreender a identificação de quem e o que
eles são face a face com o Espírito Santo.
Agora, considerai
todo o Corpo Místico de Deus no céu e na terra, colocai-nos todos
juntos, cada um de nós tendo algo precioso e único que expressa o
Espírito Santo, como um corpo e este é o Espírito Santo no sentido
impessoal da palavra.
Conforme sabeis, a Grande Fraternidade
Branca é uma ordem espiritual de santos do Ocidente e Mestres do
Oriente. Estes adeptos são conhecidos como os Mestres Ascensos, porque
eles adquiriram mestria sobre o tempo e o espaço e o seu carma, e
alcançaram união com Deus através do ritual da ascensão.
Cada
Mestre Ascenso tem uma identidade individual que comporta um perfil
único do Espírito Santo. Muitos de vós que têm escutado os ditados por
muitos e muitos anos, sabem quem é o Mestre pouco antes de o Mestre
começar a falar, porque sentis a aura dele, a sua vibração e conheceis
aquela qualidade do Espírito Santo que pertence a Saint Germain, a
Maitreya, a Gautama. É o perfil especial do Espírito Santo que eles
transmitem. Tendes um perfil especial. Precisais desenvolvê-lo.
Cada Mestre Ascenso vem vestido com o manto do Espírito Santo. Nenhum
Mestre Ascenso está sem o manto. A forma como um Mestre manifesta o
Espírito Santo reflete sua realização específica na Senda. Em vidas
anteriores, em que ele se destacou? O que ele fez? No que se
especializou? Como qualificou o Espírito Santo?
Parai e pensai
agora. Que qualidade única do Espírito Santo vem à mente quando pensais
no Mestre Ascenso Saint Germain? El Morya? Jesus Cristo? Kuan Yin?
Porque o aspecto do Espírito Santo de Kuan Yin é tão diferente como a
noite do dia do de El Morya. Então temos Krishna, Elias, a abençoada Mãe
Maria. Todos os conhecemos tão pessoalmente, e esta é a razão. É a sua
personificação específica das virtudes do Espírito Santo.
A
qualidade ou virtude que pensais quando meditais em um Mestre em
particular, concede-vos um senso da personalidade do Espírito Santo
conforme se manifesta naquele Mestre. Daí sucede que, “Bem, se eu
precisar de uma determinada coisa, sei que este Mestre Ascenso realmente
tem um tremendo poder nesse momentum. Assim, buscarei o Espírito Santo
através deste Mestre e farei seus decretos e suas canções e prestarei
devoções a ele.”
Cada Mestre Ascenso, anjo e servo de Deus,
incluindo vós e eu, tem uma personalidade em desenvolvimento do Espírito
Santo. Cada um de vós encarna um aspecto único do Espírito Santo.
Ponderai em vosso coração qual é esta melhor virtude que pensais ter.
Pensai em construir vosso aspecto do Espírito Santo sobre este elemento
que vem tão facilmente a vós, quer seja gentileza, compaixão, liderança,
a qualidade de ser artista, etc.
Mesmo se este elemento do
vosso ser seja apenas uma semente que ainda não germinou, vossa
performance do Espírito Santo é diferente da de outro. Podeis não ter
percepção plena deste Espírito Santo, mas está emergindo do vosso
interior conforme caminhais na Senda, conforme fazeis vossos decretos,
conforme vosso coração desabrocha e encontrais que tendes tantas coisas
em vosso coração que podeis dar aos outros. Um dia esta semente
potencial tornar-se-á uma poderosa árvore.
Assim, quando
invocais a “todo o Espírito da Grande Fraternidade Branca” estais
invocando as manifestações combinadas do Espírito Santo do Corpo Místico
de Deus ascenso e não-ascenso. Estais acessando toda luz e momentum que
estão combinados em um, porque somos um corpo, um Corpo Místico de
Deus.
Quando uma pessoa no Corpo Místico de Deus não expressa
sua qualidade especial do Espírito Santo, todo o Corpo de Deus é privado
daquela qualidade especial. Portanto, não escondeis vossa luz sob um
alqueire. Tendes uma qualidade para contribuir, e ninguém mais pode
fazer, porque é a vossa dádiva específica e única. Este conhecimento
devia dar-vos uma compreensão de que não existe algo como falta de
dignidade pessoal. Todos temos dignidade máxima, porque somente nós
podemos contribuir para o Corpo Místico uno com algo essencial que é
unicamente nosso para desenvolver e oferecer.
Portanto, não
deixai as forças do mal tentar-vos a acreditar que não sois bons ou
dignos e que a vida não é digna de ser vivida porque não tendes
utilidade para ninguém. Mantende o curso. Imaginai que qualidade é essa
que podeis desenvolver e amar desenvolver, porque amais a qualidade.
A Pessoa do Maha Chohan
Vamos falar agora sobre como consideramos o Maha Chohan. O que realmente ele é como pessoa?
Sua encarnação na Grécia antiga como o poeta Homero dá-nos certa visão
de sua personalidade “humana”. Em seu épico a Odisséia, Homero assume o
papel de Odisseu, ao contar-nos a história de três pessoas: sua chama
gêmea, a deusa grega Pallas Athena, que é uma Mestra Ascensa, sua alma
companheira, Penélope, e ele próprio.
Na Odisséia, Pallas
Athena fala de Odisseu, tendo em mente agora que é Homero que está
escrevendo esta história sobre si mesmo como Odisseu, “De todos os
homens és o melhor em enredos e contar histórias. Sempre o mesmo
desprendimento, sereno, rápido, cortês.”
Eis aqui alguns perfis
adicionais da personalidade do Maha Chohan na realidade: nobre,
corajoso, majestoso, paciente, perseverante, perito em adversidade, um
homem de mente ampla, mestre do improviso, grande mestre da invenção, o
grande estrategista, o mais capacitado dos homens, mestre de vias
terrestres e marítimas, mestre de métodos refinados e francos.
Capturamos outro traço da pessoa do Maha Chohan através do seu trabalho
no século dezenove com os Mestres M. e K.H. Estes são El Morya e Kuthumi
(Koot Hoomi). Estes Mestres estavam dentre os que patrocinaram a
Sociedade Teosófica, fundada em 1875. Naquela época, estes Mestres eram
altos adeptos e estavam encarnados. O Maha Chohan era o Guru de El Morya
e Kuthumi.
Em uma de suas cartas, Kuthumi referiu-se a este
Mestre como “o Chohan implacável.” Implacável significa “incapaz de ser
apaziguado, pacificado ou mitigado; inalterável.”
Kuthumi
também enfatizou que o Maha Chohan usualmente é carrancudo. Numa
ocasião, K.H. encontrava-se numa situação de terrível necessidade. O
Maha Chohan foi socorrê-lo “com seu olho piscando de uma maneira
totalmente não usual.”K.H. escreveu que isto o levou a “esperar por um
relaxamento da severidade num desses dias.”
Madame Blavatsky disse que o Maha Chohan “é tão severo e apaixonado como a própria Morte.”
Eu acrescentaria ao comentário de Madame Blavatsky que o Maha Chohan é
impassível diante da consciência humana. É inflexível. Compele aqueles
que querem ser seus discípulos a elevarem-se ao seu nível ao invés de
esperar que se rebaixe ao deles. Lembrai disto quando aproximar-vos
dele. O motivo pelo qual ele exige tamanha disciplina é que o Maha
Chohan tem um amor muito grande. Ele sabe que quando dá este amor, é uma
grande dádiva. Ele não o concede àqueles que não são dignos ou àqueles
que desperdiçam a sua afeição. O Mestre Ascensos Paulo o Veneziano
comenta de um encontro que teve com o Maha Chohan:
“Agora,
sabeis, quando o Maha Chohan fala, ninguém recusa. Tendes olhado
fixamente nos olhos do Senhor Maha Chohan? Mesmo no céu, em nosso estado
ascenso, uma vez eu disse a ele, “gostaria de ter mais uma vez em minha
mão um pincel e uma paleta terrenos para pintar a beleza da vossa
face.” E sabei, preciosos, que o Senhor Maha Chohan nunca me respondeu.
Ele deu-me um olhar que quase me congelou no mesmo lugar. E eu nunca o
mencionei novamente.”
O Maha Chohan diz que quando quereis
fazer progresso na senda espiritual, precisais ter uma certa severidade.
Portanto, não olheis para as pessoas que são severas e sérias e tenteis
persuadi-las a serem menos sérias. Ele ensina que a simpatia humana, ou
concordância com a consciência humana, como o oposto da verdadeira
compaixão, é a perversão da chama do Espírito Santo e que ele não tomará
parte dela. Ele diz, “Não há outra maneira de cortar o laço com a
consciência humana do que cortá-la!” E deve ser cortada por uma poderosa
espada, a espada que é afiada, de dois gumes, e é a divisora do
caminho. Não há forma de poderdes manter o companheirismo da consciência
humana e ainda receber o Espírito Santo!”
Escrevei isto em
letras maiúsculas em vossas anotações: “Não há forma de poderdes manter o
companheirismo da consciência humana e ainda receber o Espírito Santo.”
Portanto, estabelecei laços espirituais com os seres queridos e ide
além do humano, porque o humano está mudando a cada minuto. Os laços
espirituais são legítimos. Através desses laços de compaixão, elevais as
pessoas a outro nível do ser.
Orgulho: Vosso Pior Inimigo
Kuthumi ensina que é o ego, o eu orgulhoso, que é ofendido pela rispidez do Guru.
Morya tem um porteiro extremamente áspero em Darjeeling. Se puderdes
passar pelo porteiro e não ficar ofendido pela sua rispidez, ingressais
nas câmaras do Conselho de Darjeeling. Lembrai-vos disto. As pessoas
pensam que aqueles que são ásperos, concisos e breves e têm este fogo,
de alguma forma não estão na Senda.
São as pessoas que são o oposto, que são irresolutas, estas não estão na Senda.
O orgulho permanecerá no vosso caminho na busca do Espírito Santo, tão
certamente como vivemos. O Maha Chohan disse que o vosso orgulho deve
ser testado regularmente “para ver se ainda está lá.” Tendes dito para
vós mesmos, “Cara, estou trabalhando no meu orgulho. Estou superando
isto agora,” e de repente alguém insulta-vos e verificais que ainda o
tendes?
Como podeis saber se ainda tendes orgulho pessoal?
“Pela vossa reação ao desrespeito ou comentários humilhantes feitos a
vós, ou a vosso respeito, pelos outros.” Cada vez que alguém me diz ou
conta sobre algum comentário depreciativo que alguém fez a meu respeito,
eu digo, “Esqueça isto. Não me importo. Simplesmente, não se preocupe
com isto.” “Quando vosso orgulho é ofendido,” diz o Maha Chohan,
“reconhecei o quanto ainda deveis caminhar na Senda. Se podeis ser
ofendido por qualquer pessoa que está acima ou abaixo de vós, se estais
preparados para jogar a toalha porque alguém vos desonrou, considerai se
estais preparados para um relacionamento face à face com um Mestre
Ascenso.”
O Maha Chohan diz, “O orgulho certamente colocará uma
grande distância entre vós e eu. O Espírito Santo não ministrará seus
dons àqueles que ainda têm orgulho. Pois muito mais orgulhosos
tornar-se-ão quando tiverem recebido os dons espirituais.”
Uma
aproximação severa sempre tem sido usada pelos Mestres Ascensos da
Grande Fraternidade Branca para desvencilhar as almas do seu pior
inimigo – seu próprio eu inferior.
Do ponto de vista do chela,
pode ser “algo temeroso” e isto é citado de Hebreus – isto pode ser
“horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”
Este é o ponto
de vista de um chela, cair nas mãos de um Mestre Ascenso que vos
surrará, reformará e vos trará àquele ponto da condição de adepto. É
alarmante pensar como precisamos ser tomados à parte e reunidos
novamente para tornarmo-nos instrumentos de Deus. Mas podeis reunir fogo
com fogo. A forma de responder à severidade de um Mestre Ascenso é
convocar um fogo interior que auto-reflete e autocorrige. Corrigi-vos
antes de serdes repreendidos por um Mestre Ascenso. Fazei a
autocorreção. Fazei auto-reflexão e arrancai as ervas daninhas. A menos
que desejais vos esquivar, não há nada a fazer, mas permanecer, encarar e
conquistar aquela parte de vós próprios que necessita ir, porque
combatemos com ela todo dia. Parai de lutar com ela e chutai-a longe.
O Maha Chohan Como Instrutor
O Maha Chohan também ocupa o papel de Instrutor. Deus Pai-Mãe e Filho
tem mantido o Maha Chohan como o instrutor supremo das nossas almas. Ele
é o enviado para nos ensinar os mandamentos de Deus-Pai e a Palavra da
Mãe Divina. Ele nos ensina as qualidade de Jesus à semelhança de Cristo e
as qualidades de Gautama à semelhança de Buda. Ele tutela nossas almas a
entrar num relacionamento direto com Deus Pai-Mãe, o Filho e o Espírito
Santo.
O Espírito Santo é o instrutor supremo. Lembrai, Jesus disse
que o Confortador “vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de
tudo o que vos tenho dito.”
Simplesmente lembrai, se ele é o
instrutor supremo e não tivermos estabelecido um relacionamento correto
com ele, então estamos sentados na própria amargura da ignorância.
Quantas vezes tenho pensado de mim mesma, se não tivesse sido ignorante,
teria feito isto e aquilo. É ridículo. Permitimo-nos permanecer na
ignorância e portanto fazemos escolhas erradas, tomamos a estrada
errada, tomamos a decisão errada.
Assim, se ele é o instrutor
supremo, nós o queremos. E se realmente queremos ser esclarecidos,
estaremos felizes ao nos despojarmos daquilo que fica no caminho. Quando
tivermos nos submetido às disciplinas de, no mínimo, três dos Sete
Chohans dos Raios, então o Senhor Maha Chohan revisará o registro de
toda a nossa vida e determinará se nos tomará diretamente como seus
chelas num verdadeiro relacionamento Mestre-Discípulo. Se nos
qualificarmos, então o Maha Chohan nos dirá, “Dar-vos-ei o mesmo
treinamento que dei aos Sete Chohans.” Ele está pronto para fazer isto
se nós estivermos prontos. “não vos favorecerei e não vos darei
quaisquer coroas que não tiverdes merecido.”
“Desejo chegar muito próximo ao vosso coração. Sou para vós o amigo mais pessoal.”
“Falai comigo, então, e segurai minha mão. Preciso de amigos aqui
embaixo, pois tenho muito a dar e exijo uma consciência, um coração,
onde eu possa colocar a mim mesmo, e partilhar com outras partes da vida
um sorriso, uma lágrima de alegria, uma dádiva de amor, um testemunho
da verdade. Não quereis, então, ter-me convosco em consciência? Podeis
igualmente, pois estou vindo de toda maneira.”
Por que iríamos
querer receber o Espírito Santo?
Porque as pessoas estão perdendo suas
almas. Sem o Espírito Santo, não podemos fazer nada a este respeito. Com
o Espírito Santo, podemos fazer algo. Eles não sabem o que é real e o
que não é. Estão assistindo suas famílias e amigos, vizinhos e
compatriotas, tornarem-se vítimas de doenças incuráveis, crimes
chocantes, desastres naturais e genocídio. E eles não sabem como
reverter ou o que fazer. A única forma de podermos ajudá-los é
tornar-nos investidos de poder pelo Espírito Santo. O Espírito Santo
agindo através de nós confortará, esclarecerá, curará e inspirará os
outros. A linha de fundo é esta, no que me diz respeito, se algumas
pessoas na Terra não concluírem a caminhada e tornarem-se a encarnação
viva do Espírito Santo, então literalmente milhões de almas serão
perdidas no final desta era.
FONTE:Sintonia Saint Germain
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