segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Batata doce: 9 razões para você abusar delas

Publicado por Fatima dos Anjos em 31 janeiro 2016 às 21:08 em ALIMENTAÇÃO ECOLÓGICABack to ALIMENTAÇÃO ECOLÓGICA Discussions

A batata doce é rica em vitaminas e minerais essenciais, que tratam tanto seu corpo quanto sua pele e cabelos
Possuindo inúmeros benefícios nutricionais, a batata doce é rica em vitaminas e minerais essenciais, que tratam tanto seu corpo quanto sua pele e cabelos, além de contribuir para uma alimentação mais gostosa e principalmente mais saudável.
Além de ser barata, a batata doce está facilmente disponível. Conheça muitas outras razões para amar este delicioso legume, que proporciona inúmeros benefícios à saúde.
1. A batata doce é rica em vitamina B6
A vitamina B6, presente em abundância na batata doce, ajuda a reduzir a homocisteína em nossos corpos. A homocisteína tem sido associada a diversas doenças degenerativas, além da prevenção à ataques cardíacos.
2. A batata doce contém vitamina C
A maioria das pessoas sabe que a vitamina C é importante para ajudar a afastar os vírus das gripes e resfriados, porém poucas pessoas estão conscientes de que esta vitamina fundamental desempenha também um papel importante na formação óssea e dentária, na digestão e na formação de células do sangue.
Ela ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, produz colágeno, que ajuda a manter a elasticidade da pele, e é essencial para nos ajudar a lidar com o estresse. Ela ainda protege nosso organismo contra toxinas que podem estar ligadas ao câncer. A batata doce contém vitamina C.
A batata doce é rica em vitaminas e minerais essenciais, que tratam tanto seu corpo quanto sua pele e cabelos
3. A batata doce contém vitamina D
A vitamina D é fundamental para o sistema imunológico e saúde em geral. É tanto uma vitamina quanto um hormônio, sendo produzida no nosso corpo como resultado da exposição adequada à luz do sol.
Você pode ter ouvido falar sobre o transtorno afetivo sazonal (ou SAD, como também é conhecido), que está ligada à luz solar inadequada e, portanto, uma deficiência de vitamina D.
A vitamina D desempenha um papel importante em nossos níveis de energia, humor e ajuda na saúde dos ossos, coração, nervos, pele e dentes, e ainda regula a glândula tireoide. A batata doce contém vitamina D.
4. A batata doce contém ferro
A maioria das pessoas estão cientes de que precisamos do ferro para ter energia suficiente, mas além disso, ele desempenha outras funções importantes no nosso organismo, incluindo a produção de células brancas do sangue, a resistência ao stress, funcionamento do sistema imunológico adequado e o metabolismo das proteínas, entre outras coisas. A batata doce é uma fonte de ferro.
5. A batata doce é fonte de magnésio
A batata doce contém uma dose de magnésio. O magnésio é um relaxante e anti-stress mineral. Esse mineral é essencial para manter as artérias saudáveis, o sangue, ossos, coração, músculo e a função dos nervos. Especialistas estimam que cerca de 80% da população da América do Norte, possuam uma deficiência de magnésio.
6. A batata doce é fonte de potássio
A batata doce é uma excelente fonte de potássio, um dos eletrólitos importantes que ajudam a regular sinais da pulsação e das células nervosas no corpo. Tal como os outros eletrólitos, o potássio desempenha muitas funções essenciais no corpo, algumas das quais incluem as contrações musculares, redução dos inchaços, além de proteger e controlar a atividade dos rins.
7. Boa fonte de açúcar
As batatas doces são naturalmente doces, mas os seus açúcares naturais são lentamente liberados na corrente sanguínea, ajudando a garantir uma fonte equilibrada e regular de energia, evitando os picos de açúcar no sangue, o que pode ser associado à fadiga e ao ganho de peso.
8. Ricas em carotenoides
A cor laranja da batata doce indica que ela é rica em carotenoides, como betacaroteno e outros, que são os precursores da vitamina A no organismo. Os carotenoides ajudam a fortalecer a nossa visão e aumentar a nossa imunidade à doenças.
Eles são poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e a proteger contra os efeitos do envelhecimento. Estudos da Universidade de Harvard, com mais de 124 mil pessoas, apresentaram uma redução de 32% no risco de câncer de pulmão em pessoas que consumiram uma variedade de alimentos ricos em carotenoides.
A batata doce é rica em vitaminas e minerais essenciais, que tratam tanto seu corpo quanto sua pele e cabelos
9. É um alimento versátil
As batatas doce podem ser assadas, preparadas como purê, cozidas no vapor ou grelhadas. Você pode adicioná-las a sopas e ensopados ou usá-las numa deliciosa salada. Você também pode grelhar a batata doce com cebola e pimentas vermelhas para fazer um sanduíche ou fazer um bolo.
Nutritivo bolo de batata doce com açúcar mascavo
A batata doce é um alimento considerado como “coringa”. Ela é rica em vitaminas, principalmente as do tipo A e C, que são essenciais para prevenção de gripes e resfriados. Você poderá usufruir de todos seus benefícios através desse suculento e nutritivo bolo de batata doce com açúcar mascavo!
Ingredientes
4 a 8 batatas doce de pele vermelha cozida
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de canela em pó
1 1/4 colheres de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de óleo vegetal
4 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
Cobertura
1 xícara de açúcar em pó
3/4 xícara de açúcar mascavo escuro
1/2 xícara de creme de leite
1/4 xícara de manteiga sem sal
1/4 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo
Para o bolo: Amasse a batata-doce com garfo, até formar um purê. Peneire a farinha, a canela, o gengibre, o fermento, o bicarbonato e o sal em uma tigela média. Meça 2 xícaras de purê de batata doce. Transfira para uma tigela grande.
Adicione o açúcar; usando batedeira, bata até ficar homogêneo. Adicione dois ovos de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione a mistura de farinha e bata até misturar bem.
Junte a baunilha e transfira a massa para a forma untada. Asse o bolo até que um palito saia limpo, cerca de 1 hora e 5 minutos aproximadamente. Deixe esfriar o bolo e desenforme.
Para cobertura: Peneire o açúcar em pó em uma tigela média. Misture o açúcar mascavo, o creme de leite e a manteiga em uma panela média em fogo médio até que a manteiga derreta e o açúcar se dissolva.
Nutritivo bolo de batata doce com açúcar mascavo
Aumente o fogo para alto e deixe ferver. Ferva 3 minutos, mexendo e rodando a panela. Retire do fogo e misture a baunilha.
Despeje a mistura de açúcar mascavo sobre o açúcar em pó. Bata até ficar homogêneo e iluminado, o que acontece em cerca de 1 minuto.
Deixe repousar até que o glacê fique firme, pelo menos 1 hora. (Pode ser preparado um dia antes. Cubra o bolo de batata doce e deixe descansar em temperatura ambiente).

http://dietaenutricao.com.br

Nenhum comentário: