sexta-feira, 29 de junho de 2018

Sobre a Respiração


A respiração torna-se mais pura através da ritmização do processo de respiração e do trabalho de interiorização da alma, para que o que um homem exale contenha menos dióxido de carbono. Então o ar à volta dele não é usado tão rápido, e ele não tira tanto oxigénio ou substância vital de outros seres vivos.

Para atingir isto o tanto quanto possível, os yogues indianos se retiram em cavernas, onde respiram o mínimo de oxigênio possível. Eles podem fazer isso porque o seu respirar é tão puro pelo trabalho da alma que eles podem viver muito tempo sem ingestão de ar exterior.

Quanto mais espiritualizado um homem é, mais tempo ele pode viver no seu próprio ar e menos dióxido de carbono ele exala. A respiração de um materialista arruína muito mais ar do que a de um idealista. Os materialistas modernos não podem viver sem um fornecimento contínuo de ar fresco.

Um homem que vive no campo traz um certo ritmo à sua vida através da sua vida com a natureza. Assim, o ar que ele exala torna-se melhor, enquanto o ar da cidade fica cheio de veneno através da imoralidade dos homens.

Rudolf Steiner

Fonte: Grupo Anthroposophical Inspirations

Tradução Livre: Leonardo Maia

Nenhum comentário: