domingo, 27 de julho de 2014

Exame de Consciência e Mudança

Publicado por Fatima dos Anjos em 25 julho 2014 às 2:14 em ECOLOGIA INTERIOR

Sem propriamente fazer um auto julgamento há sempre forma de em cada dia ser um pouco melhor que no dia anterior.
No Universo tudo é composto de mudança mas nem sempre tem de ser de rompante ou através de um grande incidente, até porque estes quando acontecem, são normalmente dolorosos e servem para nos chamar à atenção que algo vai mal na nossa vida, que precisamos de compreender, aprender e mudar algo, nomeadamente a causa do que lhe deu origem.
Olhando a vida de uma forma mais contínua, como o fluxo da água de um rio, apercebemo-nos que estas mudanças podem ser feitas de forma mais simples e continuadamente, sem haver grande necessidade de súbitas alterações. Para isso há que saber: quando mudar? como mudar? e para onde mudar?
É aqui que surge a necessidade de uma auto análise, sem qualquer julgamento, simplesmente observando diariamente quais são os nossos sentimentos predominantes. Podemos por exemplo fazer algo como Steve Jobs (o fundador já falecido da Apple) fazia, em que todas as manhãs ao levantar-se perguntava-se: Se este fosse o meu último dia de vida. Eu faria o que penso fazer hoje?... e se durante vários dias seguidos a resposta fosse “não”, então sabia que mais tarde ou mais cedo teria de realizar algumas mudanças na sua vida para poder ir ao encontro dos seus sentimentos e do seu desejo de Amor.
Tal como todos os seres humanos do nosso Planeta, tu aí que estás a ler este texto, tens de sentir que a tua vida vale a pena – para ti mesmo e para os outros - pois só assim te poderás continuar a sentir vivo e apaixonado por aquilo que fazes. Isso exige que mantenhas um padrão satisfatório de comportamento e que vás corrigindo os que achares que estão errados.
Não precisas de mudar os teus sentimentos em relação a alguma coisa que desejas modificar, afinal a mudança implica apenas ação, ou seja, simplesmente fazer algo de diferente do que costumas a fazer. A questão agora é saber o quê?
Nada pode e deve ser modificado a teu respeito até ser reconhecido e aceite por ti mesmo. Pelo fato de todo o comportamento desarmonioso estar enraizado no medo, começa o teu auto exame de consciência com quatro perguntas simples:
1- Qual é o meu medo real. Afinal qual é o meu maior medo?
2- Quais são as minhas necessidades que não estão sendo satisfeitas?
3- O que é que estou a fazer que está a causar desarmonia na minha vida?
4- Como posso mudar o meu comportamento para criar mais harmonia na minha vida?
Não te esqueça que o teu Carma corresponde à forma como normalmente reages às circunstâncias com que te deparas na tua vida. Carma significa ação e só a sabedoria apaga o Carma.
Se não mudas e não aprendes é perfeitamente natural que vás continuar a atrair para a tua vida diversas situações idênticas para que possas proceder às mudanças e aprendizagens que a tua alma necessita de realizar.
É pois necessário que assumas os teus próprios processos de mudança na tua vida, realizando todos os dias pequenas melhorias no teu comportamento, a partir do reconhecimento e exame à sua consciência.
Afinal a tua consciência é uma emanação direta do que te vai na Alma.
Vive amando-te e sentindo-te sempre muito amado.
Fica bem.
(A Mónada)

nave-azul.blogspot.com.br

Nenhum comentário: