quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O Corpo Astral e o Egoismo

"O corpo astral caracteriza-se por seu egoísmo. Consequentemente, qualquer desenvolvimento que torne o corpo astral livre, deve contar com uma ampliação dos interesses do homem. Nossos interesses devem abraçar toda a Terra e toda a humanidade."
.
.
O corpo astral caracteriza-se por seu egoísmo. Consequentemente, qualquer desenvolvimento que torne o corpo astral livre, deve contar com uma ampliação dos interesses do homem. Se o nosso corpo astral se separa corretamente dos outros membros da natureza humana( por exemplo, no desenvolvimento interior), então os seus interesses devem abraçar toda a Terra e toda a humanidade.Os interesses da humanidade devem se tornar os nossos interesses; deve acabar o interesse de se ligar só com algo pessoal; tudo o que atinge o homem, não só na nossa época,mas no decorrer de toda a evolução terrestre, deve despertar em nós o mais profundo interesse… temos que sentir tudo o que tem a ver com a evolução da Terra como um assunto pessoal…

E se isto acontece só então podemos nos entregar ao egoísmo do nosso corpo astral. Mas para isto é necessário que os interesses da humanidade na Terra se tornem os nossos interesses…Este corpo astral quer então desenvolver em si as forças do egoísmo. Mas se ele coloca nesse egoísmo interesses pessoais, ele é devorado, e em vez de se expandir por toda a Terra, ele contrai-se em si, na personalidade individual.Isso não deve acontecer!…

…É absolutamente necessário que, neste ponto( do desenvolvimento da pessoa), o corpo astral seja levantado, nesse desenvolvimento, até o horizonte da humanidade, de forma que os interesses mais gerais da humanidade se tornem os seus interesses, de forma que ele se sinta ofendido, ferido, triste, se a humanidade for ferida em algum sentido…

E neste caminho existem perigos:

…Existe aqui a possibilidade de que uma personalidade que conseguiu a utilização do seu corpo astral, se for mais forte do que outra que também possa emancipar seu corpo astral, possa exercer uma enorme influência sobre a segunda. Existe realmente uma transmissão das forças do corpo astral da personalidade mais forte para a mais débil. E, quando se observa a personalidade mais débil, ela leva em seu corpo astral as imagens e imaginações da personalidade astralmente mais forte.

Vocês percebem o quanto é necessário que cresça a moral em um terreno no qual se cuida do ocultismo…
.
Rudolf Steiner - Tradução: Dr. Bernardo Kaliks

Biblioteca de Antroposofia

Nenhum comentário: