quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O Enigma da Vida Revelado


Publicado por Fatima dos Anjos em 25 outubro 2017

Todo Aprendiz iniciado nos caminhos do autoconhecimento, à certa altura em sua evolução interior, acaba por acreditar-se vítima de um mundo decadente, distante dos valiosos preceitos da Vida Plena observada nos momentos de introspecção. Diante de tal análise superficial, ora tende a uma autocomiseração, ora tende a inflacionar o ego, julgando-se superior em conhecimento senda evolutiva. Somente bem mais tarde, quando consegue decifrar o enigma que está oculto por detrás das circunstâncias boas e más, pode o aprendiz perceber que tudo no Universo conspira para a sua evolução, expansão e crescimento.

É difícil conceber uma nova concepção filosófica embasada no conceito de que as coisas são como são porque somos o que somos. Mas é assim. Se fosse possível a descida de um Mestre Sagrado capaz de fazer com que todos os homens passassem a cultivar os verdadeiros valores, rapidamente o mundo seria transformado em um lugar de paz, harmonia e felicidade. Todas as doenças seriam aniquiladas e as guerras cessariam.

E por que isso não acontece por determinação da Providência Divina? – perguntaria você.

Não tente decifrar o enigma universal que impulsiona todas as coisas, num interminável retorno ao centro. Apenas esteja apto a compreender que esse retorno é certo e inevitável, mas necessário dentro de um plano cósmico maior, que eu e você desconhecemos.

O plano divino a que estamos submetidos pode até parecer injusto ou diferente daquilo que idealizamos como o caminho certo. Mas estamos tratando com uma Essência que foge a qualquer compreensão porque temos uma visão limitada que enxerga apenas o aqui e o agora. Esqueça essa ideia de querer decifrar o Propósito de Deus e passe a exercitar sua força interior para mudar a sua vida aqui e agora.

O mundo é um reflexo da somatória das experiências internas da raça humana e o homem enquanto raça, só evoluirá à medida que cada um fizer a sua parte dentro do esquema universal da expansão de todas as coisas.

Não lamente o mundo com suas mazelas, angústias e dores porque o que você vê é apenas um reflexo daquilo que você é agora. Procure vivenciar o amor em expansão e sinta a alegria da vida plena inspirada pelo criador, admitindo que o bem-estar é a verdadeira natureza da vida e você abrirá as portas de um novo mundo até então trancafiado no seu íntimo, sob o domínio da emoção.

Aceite aquilo que você é agora como sendo uma conseqüência direta de suas ações e reações passadas. No entanto, não pense culpar a si mesmo pelas mazelas engendradas em sua mente. Também não se faça de vítima das circunstâncias externas, culpando os outros pelo mal que você experimenta.

Na grande escalada da evolução, cujo ápice está anos-luz à sua frente e acima, o maior enigma que lhe será desvelado, mostrará que “em você” está o seu próprio caminho, sua vitória e seu poder. E, ao final desta longa caminhada em busca de si mesmo, você descobrirá que, além de você, não existirá nada além de um “novo você”.

O modelo ideal de homem, íntegro, perfeito, bom, magnânimo, saudável, rico, feliz, sereno e poderoso está latente dentro de você, esperando pacientemente para ser despertado e enfim, mostrar todo seu esplendor e toda a sua glória.

Busque o autoconhecimento como sendo a maior riqueza a ser conquistada. Mas não tenha pressa em fazer tudo ao mesmo tempo.

Respeite seus limites impostos pelas circunstâncias transitórias a que você está submetido.

Sinta-se bem e grato pela vida a cada dia, a cada instante e você verá brotar do caos aparente, uma serenidade e uma paz interior que, aos poucos, revelará a VIDA por detrás da vida. Então, de posse do conhecimento secreto que emana do seu “Eu Maior”, você verá que mundo lá fora continua o mesmo seguindo seu caminho rumo à Luz, sob a penumbra do medo, da doença e da dor. Lá haverá choro e ranger de dentes. Mas aqui dentro, digo: dentro de você haverá cada vez mais luz, paz e equilíbrio.

Afinal, o que pode atingir o “Ser Superior” existente em seu íntimo?
A morte pode até aniquilar seu corpo físico, mas nada pode suprimir a VIDA, esse sopro divino que te criou, diferente de tudo e de todos pare “SER”, hoje, amanhã e sempre.

Você “É” uma expressão do poder de Deus e nada pode aniquilar essa sua grandeza eterna.

Não temas pela vida, nem pela morte, nem pela doença, nem pelo sofrimento porque o medo tem poder magnético altamente poderoso. Faça o inverso, ocupe a sua mente sempre com a perspectiva do melhor e acredite na vida indissolúvel e indestrutível do Cosmos que, desejando se expandir, criou você.

Quando você cair na tentação de se sentir vítima das circunstâncias externas, faça uma introspecção aos recônditos de sua alma e acredite no seu poder interior, interligado ao Criador de todas as coisas.

Acredite; nada pode destruir a VIDA, expressão máxima da Energia Universal neste mundo. Pense comigo: num mundo onde nada se cria e nada se destrói, mas tudo se transforma; porque haveria de ser diferente com essa energia magnânima a que chamamos de vida.

A vida, assim como todas as coisas, não pode ser criada, nem destruída, apenas pode, e deve, ser transformada continuamente. Aliás, a verdadeira alegria da vida está na mudança contínua propiciada por cada novo amanhecer e por cada nova descoberta.

Você está numa viagem magnífica, cujo valor maior não está na chegada ao porto seguro, mas nas descobertas vivenciadas durante o trajeto.

Viva a vida, aproveitando ao máximo a grandeza de cada momento.

Viva a vida!

Celebre a vida!

Enalteça a vida!

Agradeça pela vida!

O momento presente é um presente de Deus pra você. Faça-se digno de merecê-lo a cada segundo, a cada minuto, a cada hora, a cada dia.
Francisco Ferreira, O Aprendiz

academiadoaprendiz.

Nenhum comentário: