quinta-feira, 24 de maio de 2018

O VERDADEIRO PROPÓSITO DA PRÉ-ESCOLA


“Qual é o verdadeiro propósito da educação afinal? Há muitas questões embutidas nesta pergunta. Queremos dizer o propósito de um sistema educacional? Uma educação individual? O objetivo de uma maior aprendizagem e como esse propósito se desloca por graduação
ou da infância à idade adulta?”
De acordo com o experiente educador Waldorf Kasea Myers, a resposta para todas essas questões – o propósito da educação e do aprendizado – é abrir uma pessoa para todas as maravilhas da vida.

Vivemos para aprender e aprender a aprender é o propósito da educação. Portanto, o maior objetivo da escola é inspirar o amor pela aprendizagem, para que os alunos se mergulhem nas questões com uma genuína curiosidade e reverência que persiste para produzir uma vida rica e gratificante.

Myers diz: “A educação é vida. Não apenas a escola. Aprendemos até o dia em que morremos. Nossa educação, nossa escolaridade, deve nos ensinar os fundamentos – o amor a si mesmo, o amor aos outros e o amor pela comunidade. Como educadores, devemos inspirar engajamento e entusiasmo pela vida”.

Para os educadores Waldorf, como Myers, a primeira infância, nossos anos de pré-escola e jardim de infância, são o momento mais essencial para estabelecer esse engajamento e entusiasmo pela aprendizagem. Isso é feito naturalmente, e de forma apropriada ao desenvolvimento, através do aprendizado experiencial, que às vezes é simplificado demais pela palavra “brincar”, embora seja muito mais. Por outro lado, a maneira mais fácil de diminuir o entusiasmo e desativar um jovem aprendiz é através de um ambiente bidimensional de aprendizado e leitura.

Existe uma idade e um ambiente adequados para os conteúdos acadêmicos, mas não é o pré-escolar e o jardim de infância. Myers gosta de usar o exemplo de aprender sobre a palavra maçã. Quando alguém diz a palavra “maçã”, o que vem à mente? Para alguns, é uma imagem do desenho de uma maçã. Ou talvez até mesmo um papel com a palavra maçã nela. Para outros, pode ser uma maçã em uma mesa ou na mão ou na boca. Myers argumenta que esta experiência instantânea com a idéia de “maçã”, provavelmente decorre de nossas primeiras experiências com o aprendizado sobre a própria fruta.

“Na pedagogia Waldorf, tomamos tempo na pré-escola e no jardim de infância para inspirar amor e engajamento de inúmeros relacionamentos com sons e imagens. É um trabalho profundamente holístico e se concentra na qualidade, que então crescem para conteúdos como matemática e artes da linguagem acadêmicas. Nós inspiramos o futuro envolvimento acadêmico de dentro para fora”.

O que significa que, na sala de pré-escola e jardim de infância de Waldorf, os estudantes Waldorf seguram as maçãs, ajudam os professores a cortá-las, comê-las, a assar com elas e até vê-las crescerem em uma árvore … tudo antes de lhes serem ditos que a maçã começa com a letra “M ” com o som “mmmm”.

“Esta é uma conexão essencial para uma aprendizagem mais profunda”, diz Myers, “celebrar a maçã e sua fonte, a árvore, para desenvolver cuidados e amor por isso, antes de aprender intelectualmente sobre frutas e botânica. O fundamento do amor e a celebração da aprendizagem a partir do nosso programa de primeira infância criam o relacionamento curioso e maravilhoso que precisamos para realizar uma vida de aprendizado mais profundo que nos transporta através de tópicos “específicos”.

Então, isso é tudo? Apenas ensinar as crianças a amar a vida, divertir-se, brincar e se envolver com entusiasmo? Alguns pais pensam que isto está bem para crianças de três e quatro anos, mas se preocupam quando chegam a cinco e seis anos de idade e não estão mergulhando ainda no ensino intelectual.

Myers argumenta que, enquanto esta base fundamental de engajamento e entusiasmo está sendo estabelecida, isto está apoiando uma miríade de oportunidades de aprendizagem diárias essenciais na primeira infância. E acelerar este processo em favor da aprendizagem bidimensional é um erro feito com enormes consequências.

“Nossos cinco e seis anos de idade precisam desse último ano de aprendizagem experiencial. Eles têm um trabalho importante a fazer. É essencial que as crianças não sejam apressadas de uma aprendizagem construtiva, intrinsecamente motivada e imaginativa no último ano da educação inicial. Se eles são apressados em uma experiência acadêmica bidimensional, perderão para sempre a oportunidade de desenvolver os caminhos neurológicos e conexões de que precisam para uma aprendizagem acadêmica mais profunda na graduação”.

Ela esclarece dizendo: “Neste seu ano de jardim de infância, é o ano em que eles constróem resistência suficiente para mergulhar no complicado e detalhado mundo das relações, de histórias mais complexas e construção de mais caminhos e conexões no cérebro: capacidade de atenção, controle de impulsos, habilidades sociais e desenvolvimento de estima pessoal … para citar apenas alguns. Intelectualizar muito cedo significa que essas oportunidades de aprendizagem são perdidas para sempre “.

Fonte: The Waldorf School of Philadelphia

Tradução: Leonardo Maia

Nenhum comentário: