domingo, 17 de julho de 2016

A Realidade da Realidade

Publicado por Fatima dos Anjos em 17 julho 2016 às 12:48 em SABEDORIA DE VIDA ( Mensagens, Reflexões e Pensamentos)
Back to SABEDORIA DE VIDA ( Mensagens, Reflexões e Pensamentos) Discussions

A maioria das pessoas considera a realidade como sendo a realidade de sua vida cotidiana explicada sobre os modelos científicos em vigência. Qualquer fato inexplicável ou anomalia dentro desta realidade tende a ser descartado como ilusório. Para essas pessoas é mais fácil fazer isso que tentar mudar sua maneira de interpretar o mundo e seus paradigmas.

Um indivíduo se apoia sobre modelos de realidade que tenham sentido para ele. Ele passa a interpretar o mundo e a agir a partir desses modelos. Evidentemente suas decisões e escolhas também partem dessa interpretação. Então a ampliação da percepção da realidade ou a interação em uma realidade multidimensional implica quebras de paradigma, mudanças de concepções e visões de mundo. Pessoas com uma visão de mundo muito fechada não estão abertas a receber e aceitar novas informações e não permitem a seus cérebros de identificar, mapear e perceber novas realidades.


Mas o que seria a realidade?

A definição da palavra realidade no dicionário é a seguinte :
« Realidade n.f. 1. Caracteriza o que é real, aquilo que existe efetivamente. A realidade de um fato. 2. A realidade : aquilo que existe ; a existência real. »

Existiria uma realidade absoluta? O filósofo oriental Chuang-Tseu se interrogando sobre o real diz:
« Chuang-Tseu sonha que ele era uma borboleta, e ao acordar ele não sabia mais se era um homem que sonhava que era uma borboleta ou se ele era uma borboleta que sonhava que era um homem. »

Como podemos estar certos que uma coisa ou um fato podem ser considerados como reais se o real nada mais é que uma interpretação que tanto pessoas comuns como sábios têm do mundo? Aquilo que afirmamos como sendo a realidade é apenas a interpretação que temos a partir da interação vivida com um aspecto da “realidade”.

A noção de realidade de cada indivíduo é construída a partir de suas experiências com consciência. Percebemos então que o real é subjetivo e que há reflexividade entre a realidade percebida e o indivíduo que nela interage. Sendo assim não podemos aceitar que exista apenas uma noção de realidade. A construção de noção de realidade para cada indivíduo passa pelos seus cinco sentidos, pois eles são seus meios de observação de suas experiências. Com a construção de aparelhos que são extensões dos nossos cinco sentidos, como por exemplo, telescópios, microscópios, captadores de som, etc, começamos a perceber o mundo de outra forma. Descobrimos o Cosmos, as células, os átomos e mudamos nossas concepções da realidade. O mesmo acontece com pessoas que possuem faculdades extrassensoriais ou pessoas consideradas paranormais. São pessoas que conseguiram ampliar sua percepção da realidade, pois possuem mais do que esses cinco sentidos para experimentar as diferentes realidades.

Eu considero que a realidade é multidimensional e, de uma maneira didática, podemos explicá-la como sendo projeções da consciência em dimensões e subdimensões (planos). Essas dimensões seriam diferentes faixas de frequências, mas não entrarei em detalhes aqui pra não estender muito esse post. Prometo fazer um outro sobre “dimensões e planos“.

Concluímos então que a noção de realidade é relativa ao indivíduo que nela interage. E mesmo dentro de uma mesma dimensão e subdimensão, os indivíduos possuem diferentes percepções do mundo onde vivem. Não temos como ver o mundo com os olhos do outro. Não temos como sentir o mundo com os sentidos e sentimentos do outro. Vemos e sentimos o mundo com nossos próprios sentidos e sentimentos. E se lembrarmos de que, segundo a física quântica, nossos pensamentos e sentimentos também são criadores de realidades, percebemos que não temos como ter a mesma visão que os outros. Cada experiência pessoal e cada visão de mundo são únicas. A maior riqueza está em compartilharmos nossas percepções.

http://www.otavioreis.com.br/

Nenhum comentário: