quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Desfrute...

Um casal de macacos tirou a tarde para contemplar o entardecer… Em determinado momento, a macaca perguntou ao marido: O que faz o céu mudar de cor na hora em que o sol se põe no horizonte?

- Se quisermos explicações para tudo, deixamos de viver…

Fique quieta, disse o macaco, vamos deixar nossos corações alegres com esse entardecer romântico…


A macaca se enfureceu: - Você é mesmo um primitivo, já não dá atenção ao racional, vive agora das sensações…
só quer saber de aproveitar a vida, como qualquer alienado, qualquer mundano! O clima ficou tenso entre
o casal...

Mas eis que surge nesse momento uma centopéia deslizando graciosamente com suas 100 patas.
- Centopéia! Gritou a macaca. Como é que você faz para mover tantas patas em perfeita harmonia?
A centopéia olhou para as patas e começou a explicar:

Bem, primeiro eu flexiono a parte dianteira… não, não é bem isso… me deixa pensar melhor... acho que primeiro eu tenho que jogar o meu corpo para a direita… ou será para a esquerda? Santo Deus, me perdi… já não sei mais como faço os meus movimentos...

O macaco então disse à sua mulher: Está vendo o que acontece com quem deseja explicar tudo? Quando interrompemos o fluxo natural da vida perdemos a sua beleza. Qual a necessidade de racionalizar a existência? Qual a necessidade de explicar o que existe apenas para ser desfrutado?

No pleno exercício da sua espiritualidade, o macaco voltou a contemplar o sol...

Abandone você também essa mania de entender a vida a partir do cérebro, saia da prisão da rigidez da mente.
Nós, seres humanos, somos mais vastos do que imaginamos, somos oceânicos!

Preocupe-se apenas em cultivar o amor e expandi-lo em todos os ambientes onde você passar. Não queira apenas
ter razão e fazer sucesso – é muito pouco. Queira mais da vida, almeje a felicidade! O sucesso virá como consequência natural do seu estado de paz interior.

A um buscador espiritual basta o coração, que a tudo presencia em completo silêncio – essa é a maior
reverência que podemos fazer a Deus, que não escuta vozes e nem preces, mas simplesmente ouve o nosso
coração.

Desfrute… apenas desfrute do dia de hoje. Não queira entender nada, porque a vida é um mistério para ser vivido, não para ser explicado. Se tiver que sorrir, sorria; se tiver que chorar, chore, mas sem necessidade de entender nada.
Fale menos, desfrute mais. Ser feliz é simples assim...

Nenhum comentário: