quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O Mundo que eu nego

biblioteca da Antroposofia

Como obter essa “compreensão mais elevada das coisas”, de algo que eu nego? Por que aquilo se manifesta perante o Cosmos e como isso reflete na consciência das pessoas e na minha própria?
O Cosmos é um agrupamento de manifestações específicas a serem consideradas ou toda manifestação possui razão de ser e reflete a Sabedoria Divina?
Quer ter uma “compreensão mais elevada” da sociedade? Olhe para suas relações, para os indivíduos e para o mundo em constante mutação que a influencia…
Quer ter uma “compreensão mais elevada” de outro ser humano? Olhe para seu contexto, para o seu caminho de vivência, sua biografia, para suas crenças e pensamentos, para suas relações e para o mundo em constante mutação que o influencia…
Quer compreender a criança? Busque perceber sua vivência e o que ela absorve do mundo. O mundo não é estático e está em constante metamorfose. Se vc não busca compreender o sentido por trás de todas as manifestações, vc não está caminhando, e sim construindo uma parede em volta de si com uma concepção estática daquilo que considera como Verdade.
Antroposofia (palavra derivada do grego anthropós, homem, e sophia, sabedoria) é uma filosofia de vida que reúne os pensamentos científico, artístico e espiritual numa unidade e que responde às questões mais profundas do homem moderno sobre si mesmo e sobre suas relações com o universo.
Elaborada no início deste século pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), a Antroposofia é um método de conhecimento que aborda o ser humano em seus níveis físico, vital, anímico e espiritual, e mostra como essas naturezas, absolutamente distintas entre si, atuam em constante inter-relação. Trata-se de uma Ciência que se interessa pelos processos físicos abordados pelas ciências naturais e também por todos aqueles processos que não podem ser materialmente mensuráveis. Esta abrangente e organizada compreensão do ser humano e de seus relações com o Cosmos trouxe um substancial enriquecimento a todos os campos práticos da sociedade, contribuindo, com suas descobertas, para uma vida humana mais íntegra. Rudolf Steiner chamou de “a compreensão mais elevada das coisas”.

Nenhum comentário: