domingo, 31 de outubro de 2010

compaixão ou piedade?

" Há dois tipos de respostas empáticas que vocês utilizam quando se conectam com os demais: compaixão ou piedade. Uma confere poder, a outra é incapacitante. Uma focaliza a limitação, a outra acolhe a energia da expansão. Uma é útil, a outra não. Com uma vocês incapacitam tanto a si mesmos quanto a outra pessoa e, ao assim fazer, arriscam-se a reabrir ciclos cármicos que vocês podem já ter encerrado.
Vocês fazem a escolha para conectar-se com a compaixão ou com a piedade em um único instante e, então, tornam-se ou participantes do drama alheio ou afastam-se e permitem que eles acendam a sua luz a partir da luz que vocês lhes oferecem. A menos útil dessas duas respostas é a piedade, porque por meio dela vocês concordam com o desamparo de alguém, a falta de poder, a confusão, a dúvida e a falta de fé. Vocês se conectam com eles a partir da própria ferida e são lembrados da sua dor. Com a piedade, vocês estão de acordo com a sua dor e sentem que a melhor solução é oferecer a própria ferida para demonstrar aos outros que eles não estão sozinhos em seu sofrimento. Às vezes, as outras pessoas querem ser resgatadas quando estão em um lugar ineficaz. Vocês estão dispostos a fazer o papel de salvador?

A compaixão exige mais esforço, porque com ela vocês liberam a necessidade de estar ‘fazendo’ algo para os demais. A compaixão não pede que façam nada além de ver as outras pessoas em sua melhor luz, sua mais elevada vibração e pleno potencial. Mesmo que as suas feridas os façam lembrar-se de si mesmos, vocês podem reagir a partir do seu centro saudável ao invés de lembrar-se da própria dor. Vocês podem ser um exemplo poderoso para os outros, mas não podem ser poderosos por eles.

Aqueles que pedem piedade, estão buscando validação para os seus sofrimentos.
Eles podem reagir a sua oferta de compaixão com raiva, porque vocês estão lembrando-lhes que sofrer é uma escolha, assim como ser poderoso. Vocês precisam ser lembrados de que certa vez sofreram como eles, ou são gratos por terem encontrado sua força e poder mostrar aos demais que eles podem também encontrar a deles? Em épocas de transformação, utilizem a compaixão para lembrar aos outros a sua capacidade de curar qualquer ferida, que eles podem encontrar a luz brilhante internamente e que não precisam de piedade. Acharão o caminho para acabar o seu
sofrimento quando lembrarem quem eles são e poderão salvar a si mesmos por meio da sua poderosa luz interior."

Nenhum comentário: