domingo, 31 de outubro de 2010

O poder da gentileza por Rosana Braga

Para quem escreveu um livro sobre O Poder da Gentileza, nada mais providencial do que pesquisas e comprovações sobre os benefícios que esta postura pode trazer à vida de quem a pratica. No entanto, desta vez, as provas recaem justamente sobre os desastrosos malefícios que a falta de gentileza tem provocado - e cada vez mais - na vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

Que o estresse é o grande vilão da nossa saúde, não é de hoje que sabemos. E que a falta de gentileza e a impaciência são as maiores e mais recorrentes disparadoras do estresse, também não é difícil de entender. Afinal, falta de gentileza gera falta de gentileza que gera irritação, mau-humor, desentendimentos, insatisfações, frustrações, raiva, depressão, tristeza e, por fim, uma dose cavalar do tal vilão!

E depois de algumas semanas, meses ou anos neste ritmo, o diagnóstico é quase óbvio! Especialistas como médicos, psicólogos e estudiosos do comportamento humano não se cansam de explicar os estragos que um organismo desequilibrado pelo estresse pode causar no nosso corpo, mente e emoções.

Níveis constantemente alterados de neurotransmissores como a serotonina e de hormônios como o cortisol já seriam suficientes para desencadear uma série de desgastes capazes de culminar em doenças que vão desde hipertensão, passando pelas cardiovasculares, causadoras do AVC, infarto, entre outros, até os diversos e temidos tipos de câncer.

Porém, antes de se manifestar como doença física, a falta de gentileza gera ansiedade e angústia suficientes para fazer com que nos sintamos cansados, pesados, desanimados, enfim, sem entusiasmo e aquela vontade de viver típica das pessoas felizes! Ou seja, falta de gentileza é sinônimo de infelicidade!

E é por essas e outras que me dediquei a revisar e ampliar o livro que, felizmente, já conquistou mais de 25 mil pessoas pelo Brasil afora. Inclusive, também já recebi depoimentos de leitores que moram fora do Brasil e que estão aderindo ao movimento proposto por José Datrino: Gentileza gera Gentileza.

O melhor disso tudo é que a escolha é sua! É você quem decide se sua vida vai continuar medíocre (nível médio - nem tão ruim, mas nem tão bom) ou se vai começar agora a conhecer melhor do que se trata essa poderosa ferramenta chamada Gentileza! É você quem decide se vai continuar alimentando a intolerância ou se vai, a partir de hoje, presentear a si mesmo com um ato de gentileza por dia.

Nenhum comentário: