segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Educando crianças Índigo e Cristais: Educando com o coração.

Posted on 24 de Setembro de 2013 by Dan Educar uma criança Índigo ou Cristal é um privilégio especial nestes tempos de turbulência e mudança. Como um pai ou mãe, tu estás a contribuir para a fundação de novos padrões de educação de crianças no planeta. Estás a emparceirar com a tua criança para elevar a ressonância da relação entre pais/criança para o mais alto nível possível nestes tempos. A criança Índigo ou Cristal veio ao planeta com a sua própria “missão”. Como um Índigo está aqui para desafiar formas e crenças existentes, e como um Cristal está aqui para ensinar amor e o reconhecimento de plenos poderes. Vocês, como pais, são os parceiros nesta missão de ensinar e curar. Podem ajudar a vossa criança a realizar a sua missão, começando por compreender o que é necessário de vocês. Como pais de um Índigo, podem esperar ser desafiados a cada esquina, mas, tendo as técnicas para lidar com estes desafios, vai-se criando uma relação mais fácil entre vocês e a vossa criança Índigo. Como pais de um criança Cristal, vão ter de lidar com uma força de vontade muito forte e lutas de poder frequentes. De novo, tendo as técnicas educativas para lidar com estes assuntos vai facilitar o crescimento e o desenvolvimento da vossa criança. O Paradigma Velho de Educação O Paradigma velho de educação simplesmente não trabalha com os Índigos e Cristais. E isto é esperado. Eles estão aqui para desafiar o paradigma velho e substitui-lo por um melhor. Por isso, a maneira como vocês foram educados não irá trabalhar com eles. Vocês não podem repetir os vossos próprios padrões de educação – quer conscientemente ou subconscientemente. Como pais de uma Nova Criança, vocês têm de tornarem-se conscientes do padrão particular de educação que escolheram. O velho paradigma era baseado na sua maior parte em Poder e Medo. Os pais viam a criança como uma responsabilidade que tinha de ser assumida, e o cargo dos pais era ter a certeza de que a criança era sustentada materialmente, educada e transformada em um adulto, tal como todos os outros adultos. A criança foi criada a temer castigos e a ver os pais, professores e outros adultos como figuras de poder. A criança foi ensinada por estas figuras de poder a aceitar as normas da sociedade, mesmo que estas fossem contra as suas inclinações naturais. Os pais e assistentes domiciliários viam o controle da criança como o seu dever. Eles tinham então o direito a castigar a criança, até com violência, se esse controle (geralmente em forma de regras e proibições) fosse desafiado ou ignorado. O objetivo das regras e proibições era para assegurar que a criança “pertencia” ou conformava-se com a sociedade. Pais do Estilo Velho, frequentemente, dizem coisas como “Tu vais fazer isso porque eu digo que vais, e eu sou o teu pai/mãe”, ou “tu vais fazer isso porque é o que toda a gente faz”. Os pais do Estilo Velho são Autoritários, e exigem obediência e respeito baseado na autoridade investida nesta relação de criança/pais. Neste sistema de crença, os pais são tomados como “donos” da criança e tem o direito de exigir obediência. Os pais acreditam saber mais e serem mais sábios, e por isso tem o direito de exigir certos padrões de comportamento e escolher a vida da “sua” criança. O Paradigma Novo de Educação O paradigma novo de educação é baseado no Amor e é derivado do Centro do Coração. Neste novo paradigma, cada criança é vista como uma dádiva e privilégio. Educar é visto como uma experiência do coração, em que ao adulto é dada a tarefa de educar e assistir uma alma nova acabada de chegar ao Planeta. Esta tarefa é uma associação, em que os pais e criança partilham a aventura de criar uma experiência consciente de crescimento e aprendizagem dentro dos parâmetros educativos da relação. Neste modelo de educação baseado no coração, a criança é vista pelo que é – uma alma altamente evoluída e desenvolvida. Esta alma Índigo ou Cristal tem a sua própria sabedoria para transmitir ao mundo e o cargo dos pais é, frequentemente, o de ajudar essa criança a trazer a mensagem ao mundo. Para o fazer assim é necessário que a criança seja amada e educada e encorajada a expressar ao máximo o que é que elas são e ser-lhes dada a oportunidade de desenvolverem o seu potencial total num ambiente afetuoso. De maneira a ser este tipo de pais ou assistentes domiciliários, qualidades tais como Amor, Tolerância, Respeito e Aceitação Incondicional tem de fazer parte das técnicas básicas de educar e de vocação social. Os pais também precisam aprender e perceber as técnicas de Negociação, Comunicação e Disciplina. AMOR Esta é a técnica de educação mais importante de todas elas. E a maior parte das pessoas imagina que “vem naturalmente”. Mas, frequentemente, os pais reproduzem o seu próprio paradigma de educação já aprendido, sem verdadeiramente pensarem se vem do coração ou não. Efetivamente, vocês não podem respeitar e amar a vossa criança senão se amarem e respeitarem a vocês próprios. E tantos de nós crescemos com mensagens tais como “não és bom o suficiente”, que criaram auto-estima baixa e dificuldades com amor próprio e auto-aceitação. Qualquer pessoa que trabalha com crianças vai ter de vigiar a maneira como os seus problemas não resolvidos de auto-aceitação possam ser projetados na criança. A criança depois pode ser vista como “mal comportada” ou “ingovernável” ou “fora de controle” ou qualquer número de rótulos de “não ser bom o suficiente”. Igualmente, as hostilidades e cóleras não resolvidas de um pai ou mãe são, frequentemente, refletidas de volta a estes pelo comportamento da criança. Frequentemente, uma criança irritada e temperamental está a representar os sentimentos reprimidos do pai ou mãe. É difícil criar uma criança Índigo ou Cristal a não ser que tenhas resolvidos os teus problemas e sejas capaz de te amar a ti próprio, de reconhecer os teus plenos poderes e de expressares o teu potencial total. A tua Criança Índigo ou Cristal vai ser o teu professor principal se, de fato, ainda não tiveres resolvido estes problemas. Vais aprender a reconhecer os teus plenos poderes e a dar-te valor – à medida que eles te ensinam as técnicas. Mas é muito mais fácil se já tens estas técnicas, assim, educar a tua criança torna-se uma aventura partilhada de crescimento empossado. ACEITAÇÃO INCONDICIONAL Esta é, frequentemente, uma das coisas mais difíceis para os pais. Frequentemente, o orgulho dos pais exige que a criança viva à altura de certas expectativas ou que ela desempenhe certos cargos. Mas as crianças Índigo ou Cristais têm o seu próprio ser definido e o seu próprio sentido de quem é que são. Isto é muito claro para eles. E, às vezes, este sentido de quem eles são pode estar diretamente oposto aos desejos e necessidades dos pais. Quando isto acontece, requer um pai ou mãe muito especial para conseguir dizer: ”Eu te aceito pelo que és”, e “tu não tens de ser como eu.” Um pai ou mãe inseguro pode tomar essa precisa diferença entre ele(a) e a criança como uma ameaça, e exigir que a criança se conforme. Mas os Novos Pais permitem que a criança desabroche e seja o que é, até mesmo encorajando aspectos do ser da criança que podem ser estranhos à sua maneira própria de pensar ou ser, se é aí que estão os talentos da criança. Os Novos Pais também aceitam que, à medida que uma criança cresce e passa pela adolescência e idade adulta, pode escolher não seguir o caminho de carreira “seguro” e “responsável” que os pais podem desejar. O Índigo pode desejar ser criativo ou viajar pelo mundo e ver a vida, em vez de ir para o colégio e seguir um caminho de vida definido. Os Novos Pais vão ter de perceber que os Índigos e Cristais veem a vida como uma criação contínua, aonde eles são livres para se “reconstruir” sempre que lhes apetecer, à medida que seguem as suas paixões. Eles, provavelmente, não têm interesse nenhum em serem seguros e cautelosos, mas antes em serem apaixonados, criativos e divertidos. Isto não quer dizer que eles não vão criar abundância. Frequentemente os adultos Índigos criam o mesmo nível de abundancia que os pais antes de eles terem trinta anos. Mas eles fazem-no com meios invulgares e criativos. RESPEITO Isto está intimamente ligado à aceitação incondicional. Se os pais podem aceitar quem e o que a criança é, então, baseado nesta aceitação, pode ser construído um respeito mútuo por cada um. Esse respeito mútuo é a fundação/base necessária em que a relação pais/criança será construída. Muitos pais do Estilo Velho veem crianças como inexperientes e razoavelmente estúpidas até que possam ser ensinadas por adultos experientes e mais sábios. Os Novos Pais estão conscientes de que a sua criança é um ser evoluído num corpo pequeno, e há uma troca mutua de ideais e experiências nesta relação. Os pais ensinam à criança/alma as técnicas de sobrevivência de que ela precisa para a vida no planeta neste momento. A Criança ensina aos pais novas perspectivas sobre a vida, vindo da sua ligação mais próxima com o mundo espiritual. Este respeito mútuo significa que cada um de vocês vai permitir o outro ser o que é, sem necessidade de crítica ou hostilidade se houver diferenças. De fato, os Novos Pais vão ver estas diferenças como algo para ser celebrado, à medida que começamos a perceber a imensa diversidade e possibilidade inerente na vida humana que existe no planeta hoje. TOLERÂNCIA Este tópico está relacionado com os dois acima também. Se existe aceitação incondicional, amor e respeito mútuos no lar, então também irá existir tolerância pelas diferenças e necessidades diferentes de cada pessoa na família. Esta tolerância pode depois ser alargada à sociedade mais ampla fora de casa. Se ensinares à tua criança que te aceitas a ti próprio(a), e que as aceitas a elas, então é mais provável que elas transfiram este padrão para o contato com crianças e pessoas diferentes que conhecem na escola e em situações sociais. Esta tolerância por outros e a aceitação de outros faz parte da missão das crianças Índigo e Cristais, e vai ajudar a criar um mundo onde existe tolerância e aceitação de todos. Os Novos Pais vão mostrar à sua criança que eles podem relacionar-se com ”diferentes” pessoas, com respeito. E que eles podem honrar as diferenças e celebrar a diversidade, em vez de se sentirem ameaçadas e terem medo como muitos pais do Estilo Velho tinham. A eficiência dos aspectos mencionados acima no Paradigma Novo de Educação, frequentemente, encontra-se na habilidade dos pais de partilhar técnicas de vida com a criança. Isto é feito de maneira mais eficaz com as técnicas de Comunicação, Negociação e Disciplina. COMUNICAÇÃO Comunicação com a tua criança é um dos meios-chave com que podes mostrar amor e respeito. O ato de comunicar é um ato de receber e de dar. A pessoa que comunica está a dar e a partilhar ideias e a pessoa que ouve está a receber essas ideias. Os dois processos são “ativos”, em que receber ou “ouvir” é também uma habilidade. Como pais, deviam adiantar-se além de dar ordens e instruções que esperam que a vossa criança obedeça e receba sem duvidar. E acima de tudo nunca deviam perder a calma e gritar no processo de comunicar com a vossa criança. O uso de cólera e de violência na comunicação apenas ensina a criança que para conseguir o que pretende tem de fazer mais barulho e ser o mais agressivo. De igual modo, castigos físicos ensinam a criança que para obteres o que queres (obediência), tens de ser agressivo e violento. Estes padrões de comunicação serão interiorizados e podem depois ser exteriorizados quando a criança interage com crianças da mesma posição social. Crianças cristais, especialmente, estão aqui para experimentar poder, e se, aprenderem de ti que violência é igual a poder, então elas vão representar isto. E, frequentemente, contra ti. Então, é muito melhor ensinar a tua criança a comunicar eficientemente, mas com respeito. E aqui a chave é para os dois participantes OUVIREM o que o outro tem a dizer. E, no ato de ouvir, realmente receber e perceber o que o outro sente e precisa. Comunica com a tua criança sobre os assuntos familiares que o(a) afetam. Não assumas que só porque elas são pequenas tem apenas de seguir o que queres. As crianças tem necessidades emocionais que deviam ser tomadas em consideração quando se tomam decisões que afetam toda a família. NEGOCIAÇÃO Negociação faz parte do processo de Comunicação. Se tu queres que a tua criança siga um certo caminho ou faça certas coisas, então vais ter de lhes explicar porque é que precisam que eles se comportem assim. Os Índigos e os Cristais não estão interessados em ordens autoritárias, mas eles ouvem se falares calmamente e negociares o que tu queres. Se o que tu queres não os atrai particularmente, é possível negociar uma recompensa para eles fazerem o que tu pedes. Sendo assim existe uma situação de “ganha/ganha”, aonde os dois participantes ganham alguma coisa que querem. A técnica aqui não é manipulação, embora pais de Índigos espertos vão ter de estar alerta para que a sua criança não se torne manipulativa. Em vez disso, é chegar a um lugar de conforto mutuo, onde os dois participantes estão de acordo e contentes com o que tem de ser feito. Por exemplo, se arrumar brinquedos é um problema, negocia com a criança que se todos os brinquedos forem arrumados todas as noites por uma semana, então no fim-de-semana, um divertimento pode ser oferecido. Se não, não há este divertimento. A maior parte das crianças aceitará uma proposta como esta, em vez de ter a mãe continuamente a gritar porque é que os brinquedos não estão arrumados (bem, porque as crianças Índigo e Cristais têm coisas mais importantes e imaginativas para fazer do que arrumar brinquedos). DISCIPLINA Embora esta tenha sido deixado para última, é geralmente o tópico mais emotivo nas minhas discussões com os pais. Se se dá ou não “dá tareias” como castigo, ou para impor fronteiras. Eu acredito em não usar violência, sempre. Isto apenas ensina à criança que violência é um instrumento para obter o que tu queres. No entanto, eu também acredito que o conceito de “disciplina” é pouco percebido na nossa sociedade. É equiparado a regras, regulamentos e castigos. Realmente, a palavra “disciplina” partilha a mesma raiz do que a palavra “discípulo”, e tem a ver com ensinar e aprender. E o/a professor(a) mais eficaz não é aquele que grita e é violento, a não ser que estejas no exército. Na vida normal, o ato de ensinar é mais eficaz quando vem do coração e é transmitido de uma maneira afável e atenciosa. As crianças precisam saber aonde as fronteiras estão, e o que é esperado delas no contexto da família. Isto ajuda a assegurar uma sensação de segurança que encoraja um comportamento calmo. Mas esta informação pode ser transmitida de uma maneira terna e serena, usando as técnicas de comunicação e negociação. As técnicas de comunicação e negociação fazem verdadeiramente parte da técnica de disciplina. A sua responsabilidade como pais é de ensinar a sua criança – dando o exemplo e por palavras – o que é necessário deles para se tornarem adultos afetuosos que reconhecem os seus plenos poderes. Tu és o(a) professor(a), e eles são os discípulos. E, às vezes, eles são os(as) professores(as), e vocês, como pais, são os discípulos. Deixem a relação entre vocês ser tão afetuosa e educativa como a de Cristo com os seus discípulos. Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=634991609878202&set=a.113613182016050.6975.100001021067068&type=1&permPage=1 Autocura

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