domingo, 26 de janeiro de 2014
Sentimento de culpa
Ermance Dufaux, no livro “Mereça Ser Feliz”
O sentimento de culpa é um aprendizado profundamente enraizado nos recessos da vida mental. As experiências religiosas das vidas sucessivas dos últimos quinze séculos insculpiram fortemente a conduta autopunitiva como forma de solucionar nossas questões com Deus e a consciência.
Passando de geração em geração, constata-se na atualidade uma trágica manifestação coletiva da culpa nas sociedades, sustentando o sofrimento humano.
Nós fomos educados para ser responsáveis, fomos “educados” para ser culpados: perante as falhas, castigos; perante os êxitos, recompensas. Prêmios e punições representam o coroamento das ações, como se nada mais existisse ou fosse possível existir entre os extremos que denominamos “certo e errado”.
....Melhor que punir é ensinar, melhor que gratificar é promover........ensinar é abrir caminhos para a liberdade ......a criança educada nesses moldes aprenderá a lidar melhor com suas emoções perante as falhas, buscando responder por seus atos, reparando caminhos ao invés de manter-se na postura de queixume e desvalor pessoal. Será alguém ativo perante si mesmo. Arrependerá, mas não se consumirá em maus sentimentos, ao contrário procurará trabalhar consigo, as legítimas emoções que caracterizam uma ação de caridade a si próprio. Eis a palavra que define com exatidão nosso remédio nos problemas de culpa, caridade.
.....
Do livro “Mereça ser feliz” de Wanderley S. de Oliveira pelo Espírto Ermance Dufaux,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário