quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quem aceita ser vítima abre mão das próprias forças.


Neste artigo, trago três reflexões sobre o mal que as desculpas e o vitimismo (mania de se sentir vítima) causam ao ser humano.


1) A verdade liberta, energiza e torna a vida mais fácil

Todos os seres humanos, absolutamente todos, mentem para si mesmos.
Alguns mais, outros menos.

Cada sofrimento, cada derrota e cada dor, excita a mente imatura a procurar desculpas e criar ilusões.
Na evolução espiritual, existe um momento de esvaziamento da mente de todas estas ilusões e confusões que foram criadas ao longo dos anos.

Cria-se um vazio e através deste vazio a simplicidade e a realidade do que cada um é aparece.
Junto vem a força e a sabedoria.

Então, a pessoa se pergunta: por que me desgastei tanto com ilusões sendo que a verdade me liberta, energiza e torna fácil o que antes era difícil?

Regis Mesquita
blog Caminho Nobre http://caminhonobre.com.br/


2) Desculpas fazem o fracasso repetir

Desculpas tornam sua vida mais difícil.
Desculpas fazem o fracasso repetir.
Desculpas te impedem de suprir suas deficiências.
Desculpas te fazem acusar e caluniar.
Desculpas te tornam uma vítima infeliz.
Desculpas te mantém longe das conquistas.
Desculpas te impedem de aprender e superar obstáculos.

Regis Mesquita
blog Caminho Nobre http://caminhonobre.com.br/


3) Quem aceita ser vítima abre mão das próprias forças

Os outros não fazem por mim.
Se espero dos outros, viro vítima.
Se julgo os outros, perco meu rumo e me desfaço de minhas forças.
Assumirei a responsabilidade por me fazer feliz.
Com paciência, construirei novas qualidades e abrirei um novo caminho para minha vida.
Sou responsável por mim e pela minha felicidade.
Vou seguir em frente e arriscarei ser melhor.

Cada dia melhor!
Evoluir é aprender.
Aprender exige foco, atenção, ação e experimentação.
Exige acima de tudo o desejo de viver melhor pelas “próprias pernas”.
É assim que nos tornamos capazes de iluminar cada vez que a escuridão se aproxima.


Regis Mesquita
blog Caminho Nobre http://caminhonobre.com.br/



Nenhum comentário: