quinta-feira, 11 de maio de 2017

O amor: o verdadeiro motor da Evolução Espiritual

Autor: Regis Mesquita – Blog Nascer Várias Vezes

"O amor pode assumir muitas facetas nas várias fases de cada relacionamento. Todavia, o amor mais intenso é aquele que aceita o outro, mas não se fecha neste vínculo. O melhor amor é aquele que encontra liberdade para fluir nas inúmeras situações cotidianas, gerando a paz e a satisfação."

Trecho do livro Nascer Várias Vezes


Amar é um verbo que expressa movimento. Amar é um fluir que induz as pessoas a agirem e ofertarem. Amor é ação!

O amor flui, gera movimento. Portanto, ele sempre se transforma e é criativo. É exatamente o que o espírito precisa: movimento que gere ação e permita o aprendizado.

Os grandes “vilões” do amor são a estagnação e a alienação. Elas enfraquecem o amor e dificultam o aprendizado/amadurecimento.

Combata a alienação prestando atenção no aqui-agora, usufruindo do que você é e aproveitando daquilo que você já possui. Um exemplo bem simples: cuide com carinho da roupa que você possui, valorize-a. Quem aprende a cuidar e valorizar uma roupa, um amigo, uma esposa, etc, está mais próximo de manter o amor em alta. É impossível cuidar sem prestar atenção; e a atenção é o oposto da alienação.

Atenção e usufruto são dois poderosos antídotos da alienação.

Combate-se a estagnação aproveitando as oportunidades e permitindo que os sentimentos nobres sejam os principais condutores da ação. O amor, por exemplo, gera ação, que gera inovação e que gera novas oportunidades e novos aprendizados. O perdão ajuda a romper com a "prisão do passado", permitindo que a pessoa fixe sua atenção em ações mais construtivas. A compaixão estimula a pessoa a enxergar a vida do ponto de vista do outro, tornando a ação mais equilibrada. Todos os sentimentos nobres são também facilitadores de ações mais eficientes.

Pensamento, sentimentos, sensações, intuições e ação: todos são importantes para a evolução do espírito.

A mais importante de todas é a ação. Deus organizou a vida assim, tanto é que o maior motivador humano, o amor, é um verbo que nos coloca em movimento e nos encaminha para a ação.

Toda família e todo casal, que quer preservar o amor, deve incentivar seus membros a aprenderem e desenvolverem habilidades e qualidades. Estas qualidades e habilidades tornam a vida mais dinâmica e útil. Desenvolvendo e aprendendo, cada um pode ofertar o melhor de si mesmo para os outros membros da família e da sociedade.

A vida na qual o amor domina funciona assim: as pessoas aprendem e desenvolvem qualidades que podem compartilhar com os outros. Este compartilhar aumenta o vínculo afetivo positivo e gera grande usufruto e satisfação. Além de estimular o passo seguinte, ou seja, os novos aprendizados.

bem estar que acompanha o amor e a energia que o amor traz consigo, motivam para que este processo de aprendizado ocorra sempre. O espírito evolui e as dificuldades e os traumas podem ser superados
O vínculo entre as pessoas é recheado de imaturidades e dificuldades. O amor é uma forma de absorver os conflitos e permitir a manutenção do vínculo, dando tempo para que a desavença possa ser superada. O amor, portanto, possui mil e uma utilidades; inclusive a utilidade de manter o vínculo forte, mantendo as pessoas próximas para que possam aprender juntas e evoluírem com as experiências comuns. Este processo de superação torna o espírito mais evoluído e mais bem preparado para vencer futuras dificuldades.

Ao analisar cada uma das facetas do amor descobre-se que em todas elas está embutida o convite para que o espírito encarnado (o ser humano) evolua, aprenda, realize ações e caminhe para a completude.

O amor é parceiro. Ele diz: vamos aprender juntos, vamos superar um colaborando com o outro, vamos unir forças. É por isto que em ambientes com mais amor é também ambientes com mais realização, mais evolução espiritual e mais sabedoria.

Autor: Regis Mesquitahttps://twitter.com/saberespirita

Nenhum comentário: