sexta-feira, 16 de julho de 2010

aprendendo e se conscientizando

Dentro de nós existe alguém com grande curiosidade e desejo de saber, ou melhor ainda, necessidade de se conhecer. Por isto é preciso mudar a direção do olhar. Aprender a ver a realidade das coisas e não o seu reflexo. Não pode haver conhecimento sem que haja mudança. O conhecimento leva fatalmente a essa mudança de que venho falando, a mudança do ser. Para tanto é preciso acordar. Somos seres adormecidos, como já disse.
Se observar com atenção vai perceber que ainda hoje, em plena era de Aquário, vivemos e funcionamos como máquinas. Tomar consciência deste fato, nos torna mais responsáveis diante de nós mesmos e da função que representamos na vida das pessoas que amamos. Pertencemos a uma família, vivemos numa sociedade, influenciamos e somos influenciados pela mídia,
Queiramos ou não, também somos em maior ou menor escala, uma espécie de modelos que são imitados por aqueles que nos admiram. É natural. Também nós para construir e estruturar a nossa personalidade precisamos modelar outros, sejam pais, amigos, professores ou mesmo alguma personalidade pública. As crianças buscam imitar os heróis de filmes e mesmo alguns artistas da televisão. Claro que nem todos são os modelos que consideramos ideais para ser seguidos por nossos filhos. Mas, sem dúvida alguma, é preciso considerar a grande responsabilidade que nos cabe neste estado de coisas que nos cerca, e na escolha de mundo que desejamos para nossas crianças.

Páre agora por alguns instantes e, por favor, pense: Qual a influência que determinadas pessoas tiveram na minha vida? Quem foram os modelos que escolhi? Por que? Qual é o poder que exerceram na construção do meu sistema de crenças e valores? Entre estas crenças quais foram realmente úteis na construção da minha personalidade e quais funcionaram como um bloqueio que impediu que descobrisse minhas limitações e minhas possibilidades?

Estas mesmas perguntas me fiz inúmeras vezes depois que tomei conhecimento do trabalho de Terapeutas, Psicólogos, Médicos e mesmo profissionais de outras áreas, mas pessoas interessadas em melhor compreender e ajudar o Homem a dar um salto qualitativo na sua vida. “Gente” que dedicou anos de estudo e pesquisas para descobrir a influência do sistema de crenças na vida das pessoas.
É uma questão da maior importância conhecer bem este tema e suas implicações na maneira de ver a vida, viver as relações, reagir diante dos acontecimentos. Alguns anos de atendimento como Psicoterapeuta me comprovaram a efetiva relação das nossas crenças com a direção que damos à vida.
Acredite que boa parte do tempo brigamos por algo que já foi importante para nós, mas hoje não tem mais qualquer significado, e infelizmente só percebemos isto depois de gastar tanta energia inutilmente. Chegar a esta conclusão me ajudou a melhor compreender minhas ações e reações, a encontrar causas, lugares e hora, onde determinada crença surgiu e como foi se fortalecendo. Assim ficou bastante fácil remover aquelas que não mais satisfazem as minhas necessidades ou interesses.
Este assunto, pela sua importância, merece especial atenção, por tanto, voltaremos a ele mais adiante, com detalhes.

Nenhum comentário: