quarta-feira, 12 de abril de 2017

Ter razão pra que?

Quando eu penso que estou certo e você está
errado, crio o conflito, aumento a distância entre
nós e afasto qualquer possibilidade de harmonia
e entendimento.

Quando eu abro mão do meu ponto de vista para
escutar o seu, estou abrindo um caminho para o
entendimento e também para adquirir um novo
conhecimento. Por que não?

Nenhum de nós é um Ser pronto e acabado,
estamos todos em processo de desenvolvimento e
de aperfeiçoamento. O que me faz achar que o meu
conhecimento é maior do que o seu, ou que eu
seja superior a você, é o ego. Onde há ego há
sempre briga, discussões e muito sofrimento.

O inimigo mora dentro de nós, o ego é a única
força que precisa ser combatida. Daí a dica: “Orai
e Vigiai.”

O ego precisa de vigilância permanente. Quando
a gente acha que ele já está sob controle, eis que
ele renasce, cheio de precárias certezas, a
arrogância é a sua forma predileta de expressão.

Mas o ego só toma conta de nós quando nos
distraímos e passamos a racionalizar a vida.
Quando isso acontece, naturalmente nos distanciamos
do coração, onde mora a sabedoria divina e todas
as suas formas de expressão: amor, humildade,
generosidade, gratidão e etc....

O ego é produto da mente lógica, não do coração.
Ele é cerebral, nada intuitivo. Pensa que sabe tudo,
mas na verdade não sabe de nada, visto que só
alcança o perceptível, aquilo que os sentidos
conseguem identificar.

Toda vez que você estiver conversando com uma
pessoa, considere a possibilidade de aprender
com ela – todos têm sempre algo a nos ensinar.
Fale menos, ouça mais, isso é generosidade e
maturidade espiritual.

O que as duas partes estão expressando são
apenas pontos de vista, não a verdade. O escritor
Oscar Wide resumia esta questão de uma forma
bem simples: “Para cada fato, existirão sempre
três versões: a minha, a sua e a verdadeira.”

Também gosto de uma receitinha básica que
encontrei outro dia na internet: “Em qualquer
situação de conflito, feche a boca e abra os braços”.
Tem razão, o amor é remédio pra tudo.


Um dia inesquecível para você! O Deus que
mora em mim saúda o Deus que mora em você!
Jane
Imagem removida pelo remetente.
TUDO É PERFEITO DO JEITO QUE É
Autora: Jane Mary Abreu
Gênero: autoconhecimento

Nenhum comentário: