quinta-feira, 22 de setembro de 2016

''Paz Interior'' - “A paz se inicia com um sorriso.” (Madre Teresa de Calcutá)

Paz Interior
“A paz se inicia com um sorriso.” (Madre Teresa de Calcutá)

A Paz, no sentido usado aqui, não diz respeito à ausência de conflitos externos, entre pessoas, comunidades ou países, mas a um estado de tranqüilidade interna. A Paz Interior está relacionada com os processos subconscientes da mente e suas respostas emocionais. O que chamamos mente nada mais é que o conjunto de sentimentos e pensamentos gerados a partir das emoções e da intuição. As emoções brotam em nossa mente como resposta aos estímulos do mundo exterior; a intuição brota em nossa mente quando ela se encontra em Paz.

A paz mental é alcançada quando conseguimos manter o estado interno de equilíbrio. No entanto, freqüentemente perdemos nosso estado de paz, nosso estado de equilíbrio interno, em função de reações emocionais a estímulos que nos chegam do mundo. Em parte, isso se dá por não conseguirmos exercer nossa força de vontade internamente ou por não dispormos de meios para controlar os sentimentos e pensamentos que se seguem à resposta emocional. Às vezes, as situações externas despertam raiva, inveja, desejos, medos, angústias ou necessidades artificiais, removendo nosso equilíbrio interno e nos levando a ações que resultam em ainda mais desequilíbrio. Ainda que o sentimento de Paz não seja particularmente ansiado pelos jovens hoje em dia, ele se torna algo cada vez mais caros às pessoas, à medida que elas amadurecem.

Em busca dessa sonhada paz duradoura, recomenda-se:


 Refletir sobre cada desejo que brota na mente, questionando se ele é supérfluo ou necessário, se é útil ou não, se é justo ou não, se tem urgência ou não, se é prioritário ou não, se usamos apropriadamente recursos disponíveis (materiais, tempo, dinheiro) ou não, se é bom só para si ou se também o é para os demais, se prejudica os outros ou não etc. Os desejos nos mantêm vivos, mas é necessário limitá-los à sua função original. Com freqüência, somos verdadeiros escravos de nossos desejos.

 Buscar desenvolver de modo consciente a auto-aceitação, a auto-capacitação, a auto-confiança, o auto-controle, a auto-disciplina, o auto-respeito, a auto-estima.

 Procurar manter a atenção e a concentração no momento presente. Devemos aprender com o passado, mas não devemos nos afligir por ele. Devemos cuidar do futuro, mas não devemos nos angustiar por ele. O único momento real é o presente, aqui e agora, onde as coisas realmente podem ser realizadas e apreciadas.

 Esforçar-se para ter sempre bom humor, manter a calma e o equilíbrio, ser ponderado, encontrando a satisfação dentro daquilo que realmente dispomos, manter o contentamento e constância para alcançarmos a equanimidade interior.

 Desenvolver a compreensão, a paciência e aceitar a diversidade. Agir com dignidade e determinação, mas com desapego e humildade.

 Alimentar sempre a esperança, buscando a felicidade e a fortaleza interiores, procurando no silêncio interior a verdadeira tranqüilidade.


Uma das técnicas mais importantes para a busca da Paz Interior é a harmonização ou “sentar-se em silêncio” –os nomes variam. Essa é uma pequena busca de recolhimento, que leva ao aquietamento da mente. A agitação mental certamente é um dos males modernos. Quase tudo à nossa volta contribui para a agitação mental. Para as crianças em idade escolar, isso se verifica como uma enorme dificuldade de concentração. Além dessa técnica, recomendam-se, como coadjuvantes importantes, exercícios de atividades em grupo que levem à auto-aceitação e que desenvolvam o auto-respeito, bem como a meditação na luz e a oração.


A oração é uma técnica extremamente antiga, universal e poderosa. Ela pode ser feita de muitas maneiras e com muitas intenções, e tem a grande vantagem de levar uma pessoa a voltar seus olhos para o bem –dela mesma, de uma outra pessoa ou de toda uma comunidade.

O destino de uma oração não precisa ser discutido, no sentido de que é algo íntimo e não diz respeito àquilo por quê se ora. A oração que visa a paz pode estar baseada no agradecimento pelo que se é, pelo que se tem; pode ser baseada na auto-aceitação e na aceitação das outras pessoas, outras culturas, outras raças, outras religiões.

Deve-se, também, orar para se manter a esperança, para que a paciência nunca falte, para a capacidade de compreensão de fatos e relacionamentos, para o desapego (o apego cria um estado mental de dependência, fomentando o “medo de perder”, que perturba o estado de paz mental) ou para o desenvolvimento de todos os valores, que nos aproximam mais das pessoas e da comunidade.


Cada vez que praticamos uma dessas técnicas, adquirimos um estado de tranqüilidade que perdura um pouco, mas que, com as agitações à nossa volta, se dissipa.

A repetição dessa técnica ao longo de semanas e meses, no entanto, vai tendo um efeito mais profundo. Cada vez que repetimos a técnica da harmonização, seu efeito torna-se mais forte, conferindo um sentimento mais intenso de paz, alcançado-o de forma mais rápida e duradoura, contribuindo para lidarmos com as situações difíceis de modo cada vez mais tranqüilo, centrado e seguro. A experiência mostra que crianças muito agitadas tornam-se muito tranqüilas e harmonizadas depois de algum tempo de prática, sendo capazes de expressar de forma mais intensa sua criatividade e adquirindo capacidade de concentração.


O conjunto de todas essas técnicas leva o indivíduo a um estado de paz mental, livre dos efeitos daninhos das perturbações emocionais. O sentimento de paz resultante não é conseqüência da ociosidade, mas sim de um estado mental equilibrado, sem altos e baixos, euforia ou depressão. A mente aprende a manter seu estado de equilíbrio mesmo na ação, mesmo em situações em que as condições externas variam. Para isso, o Programa desenvolve na criança um caráter bem estruturado e fortalecido pela coerência entre sua essência e sua atuação externa com ações ou palavras, gerando uma harmonia entre seus níveis físico, emocional (mental inferior), intelectual (mental superior) e espiritual. Nessas circunstâncias, como já foi comentado, há um aumento no fluxo da energia do Amor (nível psíquico).



Publicado por ॐMaria Elisete em 8 setembro 2009 às 14:27 em Aos Pés de Lótus de Bhagavan Sri Sathya Sai to Aos Pés de Lótus de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba Discussions

Nenhum comentário: