domingo, 27 de outubro de 2013

As viagens da alma durante o sono

Publicado por M. Manuela dos Santos Oliveira
...

Então, antes de adormecer, ligai-vos pelo pensamento às regiões do Universo que quereis visitar, para encontrardes os seres que nelas habitam a fim de irdes estudar junto deles.
É claro que, para que esses grandes seres aceitem instruir-vos, deveis mostrar-lhes que sois estáveis, desinteressados, que estais prontos a fazer todos os esforços necessários para ser admitidos na sua Escola.
...

Se, desde já, vos exercitardes, vos esforçardes por purificar e iluminar o vosso corpo físico, chegará o momento em que, mesmo que lhe proporcionais algumas horas de repouso, vós, do outro lado, com o vosso espírito, podeis continuar a instruir-vos, a trabalhar e mesmo a ajudar os humanos.
Aquele que nunca se exercitou em fazer do seu corpo um instrumento do espírito não tem a possibilidade de se libertar durante o sono para fazer um trabalho no mundo invisível.
...

Quando a vossa alma consegue escapar-se para longe do corpo, durante o sono, nunca fica inactiva, ela viaja, contempla a imensidão, comunica com os espíritos celestes, reforça o seu conhecimento do amor, da sabedoria e da verdade.
E, quando regressa, traz a recordação de todas essas revelações e comunica-as ao cérebro.
É a essas recordações que chamamos sonhos.

...
Para mim, nada é mais importante que ter uma visão clara do Universo.
Mas, para a obter, não é necessariamente as escolas ou as bibliotecas que devemos frequentar, pois aqueles que ensinam escolas ou escrevem livros só muito raramente foram inspirados pelas grandes entidades do Alto.

...
Com certeza já vos aconteceu acordar de manhã com a sensação de se ter feito luz na vossa consciência.
Não sabeis de onde isso vos vem; é como se tivésseis visto, ouvido, compreendido qualquer coisa, mas não sabeis exactamente como nem porquê; sentis somente que aprendestes algo novo e precioso.
Foram as entidades divinas que, durante a noite, vos fizeram essas revelações.

...
Também é durante a noite que o discípulo deixa o corpo para se reunir ao seu Mestre; continua a instruir-se junto dele e, quando acorda, de manhã, mesmo que não se lembre exactamente daquilo que viu e aprendeu, permanece nele a sensação de ter vivido algo belo, luminoso que o acompanha durante todo o dia.


Quando tendes problemas ou questões que vos preocupam, também podeis tentar resolvê-las durante o sono, escrevendo mesmo todas as vossas preocupações numa folha de papel, que devereis colocar sob a vossa almofada.
Claro que não vos aparecerá um anjo durante a noite a dar-vos explicações detalhadas, como um ser humano poderia fazer, mas tereis certamente uma resposta sob a forma de uma sensação ou de um pensamento que, ao despertar, vos atravessará o espírito.
É preciso compreender que estes exercícios que vos dou correspondem a um conhecimento do psiquismo humano e do seu funcionamento.

...
Existem ainda muitas outras circunstâncias em que podeis utilizar o sono para fazer um trabalho!
Cabe a vós descobri-las, descobrir como todas essas horas que sois obrigados a passar a dormir podem não ser inteiramente perdidas para o trabalho, mas ser preenchidas com outras actividades para as quais não tendes tempo durante o dia.
Sim; como vedes, o domínio do espírito é imenso, estende-se até ao infinito.

de OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

em "Acerca do invisível"

Nenhum comentário: