terça-feira, 15 de junho de 2010

administrando o stress II

Assumir compromissos que não poderá cumprir, causa stress. Aprenda a dizer sim e não com a mesma naturalidade e segurança. Não faça o que não lhe interessa apenas para parecer boazinha ou angariar simpatia. Isto é altamente gerador de stress.

Sentir insegurança em algumas situações é natural. Principalmente quando se sente avaliada ou sob olhares críticos. Aja com naturalidade e se sentir que seu estado emocional foi percebido, relaxe, isto não é razão para estressar.

Rir é o melhor remédio para qualquer situação e alivia o stress, portanto aprenda a rir, ria de seus “micos” e veja como tudo fica mais fácil.

Enfim, a tensão está presente no dia a dia de todos nós, faz parte da rotina nossa de cada dia, mas convenhamos, estressar por tudo e por nada, não faz sentido, mostra apenas desequilíbrio emocional ou mental, portanto vamos aprender a gerenciar as situações estressantes e encontrar soluções adequadas ao invés de bater o pé ou gritar com os outros. A Tensão contínua vira doença. Pode causar falta de concentração e memória e muita, muita irritação.

O stress em dose legal, pode ser estímulo para buscar a realização de objetivos, mas em excesso, causa fadiga e transtornos do sistema nervoso. Um pouco de cansaço pode ser positivo, mas em demasia adoece. A vasilha cheia não permite mais nada, transborda e coloca tudo a perder.

Uma dose de estimulante como a cafeína pode ajudar, mas se for muito já causa mais prejuízo do que auxílio.

Não faça tudo ao mesmo tempo, não traz bons resultados

Se precisar falar em público, prepare-se porque em alguns casos, para algumas pessoas, isso também é fator de stress. Prepare-se bem para sentir-se seguro e com o conhecimento necessário para responder bem a qualquer solicitação. Isto faz toda a diferença.

Nenhum comentário: