sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aprendendo a pensar

Fico aqui pensando e deixando que as idéias tomem forma...........
Percebo então algumas idéias que não são minhas, pensamentos que não me pertencem, como se os captasse no ar, ou quem sabe os atraísse de outros pensares .. mas fica claro em minha consciência que eu não penso assim, dessa maneira. Isso não está de acordo com a minha forma de ver e sentir a Vida.
Fico então me perguntando se somos nós quem pensamos ou se nossa mente inquieta pensa em nós.
Pergunto-me se sou eu que estou pensando isso. Eu penso assim?
Parece-me que os pensamentos ficam ä deriva, soltos, livres e vou tomando consciência deste ou daquele. Sei que preciso me concentrar e quando foco a atenção no pensamento, é como se nesse momento, o flagrasse em movimento e então me surpreendo com meu pensar.
A mente produz ou constrói pensamentos e como estamos dentro de um campo energético e somos passíveis de ser influenciados pelo ambiente em que vivemos, podemos captar pensares de outros e assim, nos pegamos pensando algo que não é nosso.
Bem, isto mostra a importância da necessidade de atenção, concentração e Meditação
Se estamos concentrados, poderemos observar os pensamentos chegarem e, sem reagir, analisar sua qualidade e expulsar os que não interessam. Talvez esse pensamento tenha um significado ou algo a nos dizer. Podemos observar simplesmente... e então voltar ao nosso foco.
Com o tempo e a prática, os pensamentos intrusos vão enfraquecendo e passamos a ter maior controle mental, a pensar sem divagar, tomando a direção do processo de elaborar os pensamentos. Isto é aprender a pensar.

Nenhum comentário: