domingo, 13 de junho de 2010

Estar presente - aqui e agora

Nosso sistema sensorial é extremamente limitado. A visão, audição, olfato, tato, paladar, enfim, os sentidos do nosso corpo físico deixam muito a desejar. É necessário ampliar a capacidade perceptiva, aprender a ver, ouvir, sentir... desenvolver maior acuidade. Colocar toda a atenção naquilo que estamos fazemos agora, neste momento. É tão importante este “estar presente no aqui e agora”.

Somos distraídos, dispersos, displicentes. Uma das maiores queixas que ouço é a grande dificuldade de concentração. E todos sabemos as conseqüências negativas que isto acarreta. Bem, fica claro então, que primeiramente precisamos aprender a prestar atenção.

Aprender é algo que praticamos desde sempre. A partir do nascimento tudo que fazemos tem como principal objetivo aprender. Aprender a falar, andar, comer, aprender para saber. A família e a sociedade esperam isto, que aprendamos. E cobram. Como cobram! Somos cobrados diariamente. Comportamentos, atitudes, sentimentos...

E lá vamos nós aprendendo na marra.

Estar atento, focado no aqui e agora, facilita todo o processo de aprendizagem, em qualquer nível e qualquer assunto. Ajuda a ampliar os nossos conhecimentos,. Esta expansão da percepção, do conhecer e do saber implica em resgatar o verdadeiro caminho do autoconhecimento, da autoestima e da autosuficiência. Permite adquirir maior confiança na sua sabedoria interior, no Poder ilimitado e infinito que guarda em sua Essência.

Nenhum comentário: