quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Pensamentos de Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov




Poesia - as suas riquezas e os seus perigos

"Haveria muito a dizer acerca dos efeitos que a poesia provoca na sensibilidade dos adolescentes. É certo que a poesia pode dar acesso ao mundo da alma e do espírito, e com muito melhor eficácia do que a moral ou a religião, pois o que caracteriza os poetas é a sua capacidade para contactarem realidades extremamente subtis e as exprimirem nas suas obras. Mas algumas destas perceções que eles traduzem com tanto talento arrastam aqueles que as lêem para as regiões crepusculares do plano astral. É certo que essas regiões têm uma certa beleza, que elas são sedutoras e favorecem o sonho, a fantasia, que elas permitem escapar à grosseria do mundo material. Mas é perigoso ficar-se por aí, pois elas obscurecem o mental e paralisam a vontade, o que é nocivo para os adolescentes, cujo caráter está a ser formado.


É certamente enriquecedor para os adolescentes ler poetas, mas é necessário fazer-lhes compreender que a verdadeira poesia é neles mesmos que devem procurá-la. Sim, viver a poesia na sua vida. "




Escola da vida - como compreender esta expressão

"Quem é que, de vós, ainda não ouviu dizer que a vida é uma escola?... Se tivésseis compreendido o que isso significa, perante cada nova dificuldade aceitaríeis ter nela novos exercícios para fazer e diríeis: «Ah!, aqui está mais uma ocasião para progredir!» E, depois de terdes ultrapassado essa dificuldade, ficaríeis cheio de regozijo como o estudante que passou num exame.

Um sábio não pode ficar indiferente às queixas daqueles que vêm confiar-lhe as suas deceções e os seus sofrimentos. Mas ele é obrigado a constatar que o mal deles advém, em primeiro lugar, do facto de ignorarem esta verdade essencial: estamos todos na terra para estudar, para nos exercitarmos. A maior parte deles estão convencidos de que vieram aqui para conhecer a facilidade, o conforto, as riquezas, o amor dos outros, como se isso lhes fosse naturalmente devido. A Inteligência Cósmica quer que os humanos sejam felizes, mas ela fez as coisas de tal modo que eles só encontrarão a felicidade desenvolvendo a sua natureza superior. Ora, a natureza superior não se desenvolve no conforto e na facilidade."





Mestre - indica ao discípulo a direção do sol

"Vós dizeis que quereis tomar o vosso Mestre como modelo.

Mas um verdadeiro Mestre dir-vos-á que tomeis antes como modelo o sol, como ele próprio faz. Ele olha para o sol e estende os braços na sua direção para que todos vão até ele e se impregnem da sua vida, do seu calor e da sua luz, a fim de se tornarem semelhantes a ele. Em relação ao vosso Mestre, retende sobretudo que ele é como um marco de sinalização: mostra-vos o caminho para irdes até ao sol.

O que respondeu João Batista aos seus discípulos que o interrogaram sobre Jesus? «Eu batizo-vos com água, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu e eu não sou digno de apertar as suas sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e o fogo.» Depois, um dia, vendo Jesus dirigir-se a ele, disse: «Eis o cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Foi dele que eu disse: “Depois de mim virá um homem que me precedeu, pois ele existia antes de mim.» Do mesmo modo, um verdadeiro Mestre diz-vos: «Ali está o sol! Ide ao seu encontro. Ele tem muito mais grandeza do que eu!»"



Pureza - por que razão ela continua a ser uma questão obscura para os cristãos
Os órgãos genitais não permitem unicamente aos humanos assegurar a perpetuação da espécie, dão-lhes também a possibilidade de participar na vida divina. Mas o cristianismo nunca quis, ou nunca soube, de facto, falar corretamente a este respeito. Desde logo, ao retirar a Jesus a condição humana, declarando que ele nascera de uma virgem por intervenção do Espírito Santo. Assim, toda a questão essencial do amor e da sexualidade se encontra obscurecida e a própria palavra “pureza” só pode ser compreendida de um modo muito limitado.Como é possível não se ver que a pureza, tal como foi apresentada aos cristãos, só pode ser uma inimiga da vida? Ora, a vida defende-se. E se as pessoas se esforçam por reprimir a energia sexual em vez de compreenderem porquê e como canalizá-la para conseguirem as maiores realizações espirituais, um dia acontecem fenómenos análogos à rutura de uma barragem. Não há que ficar surpreendido, pois, se essa “rutura” trouxer consigo toda a espécie de excessos e acabar por impelir os homens e as mulheres a cometer atos insensatos, criminosos."


Cólera - e as suas derivas

"Não vos faltam ocasiões, todos os dias, para ficardes irritados com o comportamento de alguém que vos rodeia. Nesses momentos, deveis questionar-vos se vale a pena fixardes-vos nessa contrariedade. Se fordes honestos, muitas vezes sereis obrigados a responder: «Não!». E assim dispersareis essa matéria pesada e obscura que ameaçava esmagar-vos.

Analisai-vos, observai como as coisas se passam geralmente quando vos deixais ir atrás da irritação por causa daquilo que alguém disse ou fez: automaticamente, esse estado atrai a recordação de todas as outras experiências negativas, começais a lembrar-vos de todas as outras vezes em que o comportamento da mesma pessoa vos pareceu insuportável. E, muitas vezes, até nem ficais por aí: começais a pensar em todas as outras pessoas que sentis como desagradáveis, antipáticas ou mesmo odiosas, e acabais por ter a sensação de estar afogados, asfixiados, ao ponto de já não conseguirdes respirar. Dizei-me: isso é inteligente? "



Orações - as condições para a sua eficácia

"As orações, os ritos pelos quais os crentes imploram ajuda ao Céu, só são eficazes se eles puserem um pensamento claro, um sentimento ardente, nas suas palavras e nos seus gestos. De outro modo, é inútil. E de nada vale eles depois perguntarem por que é que sofrem, por que é que o Céu não responde às suas orações, por que é que ele não os ajuda… É muito simplesmente porque eles não emitiram essa corrente poderosa graças à qual podem entrar em contacto com o mundo divino. As palavras e os gestos não são nada se não forem apoiados, vivificados, pelas vibrações da alma e do espírito.

Exprimir o seu sofrimento não é suficiente para ser ouvido pelo Céu. A intensidade de um sofrimento que impele os seres a pedir ajuda apenas se traduz, muitas vezes, por uma agitação interior em que a alma e o espírito pouco participam. É na harmonia e na paz interior que a oração é um poder capaz de tocar o Céu."

Omraam Mikhaël Aïvanhov

http://www.prosveta.com/thought-of-the-day.phtml?date=2013-10-02&am...

Nenhum comentário: