sábado, 3 de dezembro de 2016

Direção Mundial Plena de Sabedoria

Quando Steiner menciona que “tudo o que vier, nos será dado por uma direção mundial plena de sabedoria”, estaria ele incluindo a todos? Quando menciona sobre a importância do Impulso Crístico e a compreensão de que a natureza essencial do amor é parte integrante da Ciência Espiritual, este impulso é segregador ou agregador?

“A Ciência Espiritual é dada ao mundo hoje porque é uma necessidade para a humanidade; Mas nela está o grande perigo de que – se for cultivada sem o Impulso Crístico, sem o Impulso do amor – os homens só aumentarão seu egoísmo, produzirão, na verdade, um egoísmo que perdura até mesmo além da morte. A partir disso, não se conclui que não devemos cultivar a Ciência Espiritual, antes devemos aprender que a compreensão da natureza essencial do amor é parte integrante dela.”

Rudolf Steiner: GA 143 – O Amor e seu significado no mundo

O perigo de considerar a única verdade do mundo como advinda desta ou daquela filosofia é desconsiderar toda a Sabedoria presente em qualquer outro tipo de manifestação cria o perigo do fanatismo.

As pessoas podem ser marginalizadas e suas colocações, mesmo que verdadeiras, por serem ignoradas por estas serem vinculadas a alguma religião ou filosofia específica, ou mesmo por um autor específico, ignorando o conteúdo em si. Sendo que aceitar ou não um conteúdo pelo autor ou fonte nos coloca abaixo do pensamento individual e em direção oposta a Alma da Consciência, criando o movimento oposto: não tenho uma concepção própria individual do que é exposto, apenas aceito ou não baseado na minha simpatia ou antipatia pelo autor ou fonte, ou até mesmo pelas suas relações -Negarei o amor e a verdade por ele ser Evangélico, negarei o amor e a verdade por ele ser Ateu…

Fala-se tanto no Impulso Crístico, mas essa marginalização de grupos e pensamentos não é um movimento Crístico. Existe a necessidade de se buscar consciência e não de marginalizar, pois o próprio Cristo abraçava… o Amor e o Altruísmo agregam!!!

Acredito que devemos contribuir para o caminho de elevação do pensamento humano e sua compreensão, sem tirar o livre arbítrio ou segregar grupos, sem achar que alguém não mereça apoio na sua caminhada individual por suas ideologias ou crenças. Isto é amor e altruísmo.

Leonardo Maia

Livraria Virtual de Antrosofia

Nenhum comentário: