sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como vencer o desânimo

Que a vida não é fácil todos nós sabemos. São lutas diárias no ambiente familiar, no trabalho e nas relações sociais. É preciso muita força e ânimo para vencer essas batalhas e ter uma vida mais feliz. Infelizmente nem todos conseguem se manter firmes. Alguns se deixam levar pelo desânimo e acabam se refugiando nos vícios. O desânimo também leva muitas pessoas à tristeza e à depressão. Sendo assim, este artigo relaciona algumas sugestões valiosas para vencer o desânimo.

Viva um dia de cada vez.
Para cada dia o seu mal, já nos dizia Jesus. Muitas vezes a ânsia para resolver todos os problemas acaba gerando um cansaço imenso e é neste momento que chega o desânimo. Quando identificar esses momentos, dê uma pausa e descanse. Entenda que você é apenas um e não conseguirá resolver todos os problemas do mundo. Viva um dia de cada vez e busque soluções para os problemas com serenidade e com a certeza de que cada desafio é uma oportunidade de crescimento valiosa.

Não fique sozinho.
A solidão não é uma boa ideia para quem pretende vencer o desânimo. Procure sair com os amigos, faça programas em grupo, visite lugares diferentes, enfim, fuja do isolamento. Nesses momentos também é muito importante ter a família por perto. É o apoio de parentes e amigos que nos dá força para continuar e não ceder às armadilhas do desânimo.

Faça uma atividade física.
Segundo a OMS, a prática de atividade física contribui para o aumento da qualidade de vida e eleva a autoestima. Se você gosta de algum esporte ou exercício, esse é o momento de se dedicar a ele. Além de distrair e afastar o desânimo, a prática de atividade física aumenta as relações sociais e faz muito bem para a saúde.

Reflita sobre as bençãos já alcançadas.
Isso é muito importante. Muitas vezes a vida parece cansativa e pensamos em desistir diante das dificuldades. Mas a verdade é que já percorremos um longo caminho e isso deve ser levado em conta. Reflita bastante sobre todas as vitórias já conquistadas, sobre as situações difíceis que já enfrentou e que hoje não fazem mais parte da sua vida. Essa reflexão o ajudará a conseguir mais forças e a continuar sem desanimar.

Fique atento para cada dica e reflita todos os dias sobre elas. Aos poucos as forças vão aumentando e a fé também. Inclusive, ter fé é um diferencial neste momento. Uma das coisas mais tristes para o ser humano é a perda da esperança, da fé. O desânimo tira isso da pessoa que se deixa dominar por ele. Seja firme nas suas aspirações e tente sempre ver o lado bom das situações, pois, por mais difícil que seja, sempre existe um lado bom pra tudo!

"A maior prova de coragem é suportar as derrotas sem perder o ânimo." Robert Ingersoll.

Lidiane Franqui
Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível".


Portal Arco Iris

Nenhum comentário: