domingo, 7 de abril de 2013

Karma Yoga, por Swami Vivekananda

“Qualquer ação executada com egoísmo, em vez de nos libertar, forja novas correntes para nossos pés.”
“Não fujais da engrenagem do mundo, ao contrário, permanecei nele e aprendei o segredo do trabalho. Mediante o trabalho correto, feito em seu interior, pode-se alcançar a libertação. Atravessando essa maquinaria, chega-se à saída.”
“A única solução consiste em renunciar os frutos da ação, não se ligando a ela. Sabeis que o mundo não somos nós, nem nós o mundo. Somos o Ser eternamente em repouso e paz.”
“Cada bom pensamento que enviemos ao mundo, sem desejar recompensa alguma, será computado pelo karma e romperá um novo elo em nossa corrente, tornando-nos mais puros.”
“Buda foi o único profeta que disse: ‘Não me preocupo em conhecer vossas diversas teorias acerca de Deus. De que serve discutir sobre as sutis doutrinas da alma? Praticai o bem e ele vos conduzirá à verdadeira liberdade’.”
“Buda foi o primeiro que se atreveu a dizer: ‘Crede, porém, não porque isto seja costume em vosso país; discerni e analisai tudo, e depois disto, se virdes que fará bem aos outros, crede, vivei e praticai; e depois fazei com que outros o vivam’.”
“Renunciai aos frutos da ação, fazei o bem por amor ao bem, e só então chegareis ao perfeito desapego. Assim romperão os laços do coração e realizaremos a liberdade perfeita.”
“Os homens superiores são tranqüilos, silenciosos e anônimos. São homens que conhecem realmente os poderes do pensamento, sabem que mesmo vivendo numa caverna e só tendo cinco pensamentos em toda sua vida, esses cinco pensamentos viverão por toda a eternidade.”
“O único dever é estar-se desligado e agir como ser livre, abandonando as obras a Deus.”
“Renunciemos dia e noite nosso eu ilusório até que isto se converta num hábito, até que nos penetre no sangue, nos nervos e no cérebro, até que a todo momento o corpo obedeça a esta idéia de renuncia do eu. Então, mesmo que vos acheis num campo de batalha, vos sentirei livre e em paz.”
“A corrente que nos escraviza ao ‘eu’ e ‘meu’ está na mente.”
“A folha de Lótus está na água,mas esta não pode aderir a ela.; assim serei vós no mundo. Isto se chama vairagya ou desapego.”
“O ‘eu’ e o ‘meu’ são causa de toda a dor. Com o desejo de posse surge o egoísmo, e com ele, a miséria. Cada ato, cada pensamento egoísta, nos liga a alguma coisa, e imediatamente nos convertemos em seus escravos.”
“Cada ondulação na mente que diz “eu e meu”, liga imediatamente uma cadeia em nós e nos transforma em escravos, e quanto mais dissermos “eu e meu”, mais aumentam a escravidão e a aflição.”
“Trabalha sem descanso, porém abandona tudo aquilo que te ligue ao teu trabalho. Não vos identifiqueis com coisa alguma. Conservai assim a mente livre.”
“A pobreza, a riqueza e a felicidade são momentâneas; não pertencem de forma alguma à nossa natureza real. Nossa natureza está muito além do sofrimento e da felicidade, além dos sentidos e além da imaginação.”
“Que é karma-yoga? É o conhecimento do segredo da ação. Todo universo trabalha. Para quê? Para sua elevação, para sua liberdade. Desde o átomo até o mais elevado dos seres trabalha para alcançar a liberdade da mente, do corpo e do espírito.”
“A ação é inevitável, e assim deve ser; porém devemos atuar com o mais elevado propósito.”
“Se renunciarmos o nosso apego por este pequeno universo dos sentidos e da mente, seremos imediatamente livres.”
“O homem é tão só o que são suas mesquinhas circunstâncias atuais. Esqueceu sua natureza infinita, e seu pensamento se circunscreve às pequenas alegrias, tristezas e aborrecimentos do momento.”
“Quando dizemos que o homem não é mais que o ser infinito se manifestando, queremos dizer que só uma parte muito pequena dele é em realidade o homem; este corpo e esta mente que percebemos são apenas parte do todo, apenas um ponto da existência infinita.”
“O homem que exerce controle sobre si mesmo não pode ser escravo de nenhuma coisa externa. Sua mente está liberta; unicamente um homem assim está apto para viver apropriadamente no mundo.”
“Há ouro enterrado em seu coração, mas você não está consciente deste fato.”
“Toda alma é destinada para ser perfeita, e cada ser, no fim, alcançará este estado.”
“Agir, é muito bom, mas tem sua origem no pensamento. Portanto, ocupe seu cérebro com pensamentos elevados, com ideais superiores. Exponha-os, dia e noite, diante de você, e disto advirão grandes obras.”
“O homem na verdade, não pode ajudar o mundo. Só Deus pode fazê-lo. Aquele que criou o sol e a lua, que pôs amor no coração de seus pais, dotou as almas nobres de compaixão e os santos e devotos com amor divino.”
“O homem que fizer algum trabalho para os outros, sem interesse, estará realmente fazendo bem a si mesmo.”
http://blog.omnisciencia.com.br/2013/03/06/karma-yoga-por-swami-viv...

Portal Arco Iris

Nenhum comentário: