Como é bom ser livre, poder fazer o que quiser, na hora que quiser e do jeito que quiser, não ter os seus desejos reprimidos por ninguém nem por nenhuma imposição da lei.
Será que existe no mundo alguém assim? Alguém livre desse jeito?
Muitas pessoas sonham em ter uma grande soma de dinheiro para poder desfrutar desta liberdade, mas a verdade é que nem mesmo as pessoas mais ricas do mundo e nem os ditadores e reis mais poderosos tiveram algum dia esta liberdade.
Algumas destas pessoas muito ricas acharam que o dinheiro compraria tudo, inclusive a liberdade para fazerem o que quisessem, mas a realidade é que na nossa sociedade todos estão sob o império da lei. Alguns destes acham que com o dinheiro podem comprar a justiça e a opinião pública, mas a realidade é que, se tentam fazer isso, fazem sempre com medo de serem descobertos e nunca podem falar publicamente sobre o que fizeram sob pena de despertarem a revolta geral e a efetiva punição pela lei, de modo que, por exemplo, nem mesmo o filho do homem mais rico do Brasil pode dirigir seu carro em alta velocidade de forma imprudente e após causar um acidente ficar impune.
Mas e quanto aos grandes ditadores e reis, terão eles a liberdade para fazerem o que quiserem?
De jeito nenhum, muito pelo contrário, estas figuras públicas vivem sempre cercadas de apoiadores que sustentam a sua figura e a sua permanência no poder é sempre decorrente da concordância de um circulo próximo de pessoas que se beneficiam do sistema ditatorial ou absolutista, ao mesmo tempo em que contam com a apatia da população que sofre com as políticas adotadas por estes governantes que beneficiam as elites e eliminam as liberdades individuais. Mas basta uma decisão arbitrária que vá além de um certo limite ou um prejuízo causado a um de seus apoiadores e o ditador já estará em perigo, tendo que enfrentar uma traição na calada da noite ou uma turba furiosa nas ruas.
Vemos que o dinheiro e o poder em quaisquer quantidades não são capazes de trazer a liberdade plena.
Quem poderá usufruir então da liberdade total? Da liberdade de fazer tudo o que deseja do jeito que bem entender?
Conhecendo as leis de Deus através do de Jesus e do espiritismo, logo percebemos que a liberdade é sempre proporcional ao grau de evolução da alma. Será que então os espíritos evoluídos possuem a liberdade para fazerem o que quiserem? A resposta é sim, na medida da sua evolução. Será que então que possuindo esta liberdade eles se comportam como se comportaria aqui na terra um homem com liberdade total, não se sujeitando à vontade de ninguém e estando livre para desfrutar de prazeres infinitos ou descanso eterno? Com certeza não, pois este comportamento seria contrário à sua condição de alma evoluída.
Vamos imaginar então como seria um espírito evoluído encarnado na terra e que devido ao seu estado evoluído possuísse imensa liberdade.
Como ele se comportaria diante do trabalho?
No trabalho, um espírito evoluído encarnado na terra, se comportaria como um excelente trabalhador, dedicado, honesto, cumpridor de compromissos e incansável. Tudo isso ele faria motivado exclusivamente pelo amor ao próximo, pois em qualquer que seja o ramo de trabalho o homem sempre cria algo útil para o seu semelhante e o espírito trabalhador é também um espírito caridoso, na medida em que se abstém do óscio e da preguiça e não apenas se preocupa em aparentar estar trabalhando, mas realmente trabalha, mesmo que nunca reconhecido.
Seria este espírito evoluído que estamos imaginando, um espírito livre em relação ao seu trabalho?
Com certeza, pois se sua única intenção é ajudar ao próximo ele não precisa se preocupar com o reconhecimento das outras pessoas, com o trabalho menos penoso e mais confortável, com as intrigas em busca de promoção. Dentro do seu objetivo único que é ajudar ao próximo ele é totalmente livre, ninguém se incomoda com a sua dedicação, a sua falta de apego a bajulações e sua predisposição a fazer o que outros não querem, ele é amplamente livre em seu trabalho.
E com relação ao direitos e deveres dos cidadãos? Teria este espírito evoluído liberdade na terra?
Uma regra fundamental do direito no mundo é que o direito de um termina onde começa o direito do próximo. Mas sendo este espírito que estamos imaginando, um espírito evoluído que somente deseja o bem ao próximo, ele não é restringido pelos direitos do próximo, não esta limitado por esta regra e possui ele liberdade total.
Mas como assim não esta limitado pelo direito do próximo?
Vamos a um exemplo: este espírito evoluído não esta limitado pelo direito à vida do próximo, porque ele respeita o direito a vida dos seus irmãos por amor a eles e não por uma regra repressiva contida na lei; e o mesmo acontece em relação ao direito à propriedade e quaisquer outros direitos individuais que limitam os homens comuns na medida em que sua vontade esbarra no direito alheio. Este espírito evoluído que estamos imaginando é totalmente livre em relação a estes direitos e não vê diante dele limitação alguma, sua vontade nunca é contrariada ao se defrontar com o direito alheio, pois, ele respeita estes limites naturalmente por amor aos seus semelhantes, sem que nem mesmo se dê conta de que age de acordo com a lei.
Como podemos ver a liberdade total existe sim; existem por ai muitos espíritos realmente livres e alguns deles estão até mesmo aqui dentre nós encarnados. Estes espíritos fazem o que querem, quando querem e do jeito que querem e o motivo de tal liberdade é por que só fazem o bem.
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/liberdade-total/?PHPSESSID=db5a9d548f4de582cb4b0626bc898dd6#ixzz2Xcv54nvp
postado por Miriam M. Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário