quinta-feira, 18 de julho de 2013

Erva Cidreira - propriedades da erva

Vamos conhecer a Erva - Cidreira?
Todo mundo conhece aquele famosos chasinho de erva cidreira. O que muitos não prestam atenção são nas suas propriedades medicinais. Apesar do seu cultivo ser bastante fácil, a erva cidreira é bastante usada na área da saúde, como um verdadeiro sossega leão natural.Na Medicina
A erva cidreira pode ter muitas utilidades na medicina. Ela pode ajudar no combate àquelas chatas dores de cabeça, alguns problemas digestivos, cólicas intestinais, ansiedade e todos os tipos de nervosismo. Segundo profissionais: “Suas folhas e inflorescências são empregadas na forma de chá, de preferência com a planta fresca”. Abaixo, saiba como preparar o chá da erva cidreira: o principal remédio para todos esses sintomas.
Receita
Adiciona-se água fervente em uma xícara de chá
Use uma colher de sobremesa com folhas e ramos frescos ou secos da erva cidreira desde que estejam bem picados.
Coloque na dose de uma xícara chá pela manhã e outra à noite para que as suas propriedades surtam efeitos.

Banho Relaxante
A erva cidreira também pode proporcionar uma relaxamento a mais e livrar você do estresse do dia a dia. Confira abaixo uma receita de banho relaxante feita com as folha da erva cidreira.
Durante mais ou menos uns 15 minutos, prepare o infuso com a ajuda de uma adição de ½ litro de água fervente.
Adicione umas 15 colheres de sopa de folhas e ramos florais bem picados picados na água.

Picadas de Insetos
Além de servir para amenizar alergias causadas por picadas de insetos, as folhas de erva cidreira também contribuem para o desentupimento das mamas. Para diminuir esses efeitos, basta usar compressas feitas com as folhas da erva.

Ferimentos
Esmague folhas frescas esmagadas sobre os ferimentos estejam eles aonde for. Cubra bem o ferimento posteriormente.

Febre Causada Por Gripe
As ervas cidreiras podem ser ótimas para amenizar febres causadas por gripes. Para amenizar tais efeitos, basta tomar 1/2 xícara de chá a cada 2 horas no dia.

Cuidados
Lendo este artigo, é facilmente perceptível que a erva cidreira possui propriedades anti-alérgicas acima de tudo. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para quem possui peles sensíveis, por exemplo. A erva cidreira usada em excesso nesses tipos de pele pode causar uma irritabilidade ainda maior. Outros danos que podem ocorrer como uso da erva em excesso são:
Eliminação de potássio do organismo com o uso de doses exageradas da erva cidreira
Segundo alguns profissionais: “Por vezes o efeito sedativo é antecedido de um curto período de excitação. A ingestão de 2 g de óleo essencial pode provocar sonolência, bradicardia, bradipneia e hipotensão”.

Nenhum comentário: