domingo, 14 de julho de 2013

OS NOSSOS PROBLEMAS:

Na maioria das vezes, os problemas que surgem em nossas vidas parecem ter como causa erros ou maldades dos outros. Mas, ainda que seja essa a aparência do problema não devemos de forma alguma, odiar ou amaldiçoar os aparentes causadores. A lei mental diz que “todos os nossos atos acabam retornando a nós mesmos”, isto é, “tudo que acontece ao nosso redor é reflexo de nós mesmos”.
Portanto, mesmo que do ponto de vista fenomênico os nossos problemas pareçam ter sido causados pelos outros, tais problemas foram, na realidade, atraídos por nós próprios pelo fato de nossas “ondas mentais” serem propícias à sua aproximação.
A mente do nosso próximo é o espelho que reflete a nossa própria atitude mental. Se pensarmos mal dos outros, essa nossa atitude mental será refletida nesse “espelho”, e então nosso próximo se apresentará como pessoa cheia de maldade. A “lei mental” funciona de tal modo que nos permite corrigir a nossa mente observando os reflexos de nossas atitudes mentais errôneas, no espelho chamado “nosso próximo”.
Os “problemas” constituem ótimas oportunidades para efetuarmos um auto-exame e corrigirmos nossos erros. Se formos capazes de examinar a nós mesmos com toda a sinceridade e melhorar a nossa atitude mental, tudo ao nosso redor começará a melhorar e os problemas desaparecerão completamente. Mas, enquanto ficarmos culpando os outros ou o nosso ambiente, procurando justificar-nos e recusando-nos a refletir, os problemas não serão resolvidos, de forma alguma.
MASAHARU TANIGUCHI Líder religioso japonês, fundador da Seicho-No-Ie – 1893-1985
 
post em Portal Arco Iris

Nenhum comentário: