segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Os ateus, segundo Madre Teresa de Calcutá



Teresa e os Ateus
Cristo, apesar  dos cristãos, talvez esteja entre os muçulmanos , os miseráveis, os hindus, os sem religião e até mesmo  entre os que rejeitam o deus pregado pelos cristãos, que s e intitulam erroneamente de ateus.
Na verdade, os grandes responsáveis   pela existência de ateus no mundo são os religiosos. Exatamente, uma vez que aqueles que   se dizem  ateus ou anticristãos, em sua maioria, são pessoas que pensam mais, que raciocinam com maior profundidade e que, em seus raciocínios, chegaram  à conclusão de que Deus não pode ser assim tão mesquinho, tão incoerente, tão irresponsável com seus filhos e criaturas como muitos religiosos  o descrevem e tentam pintá-lo.
É por isso  que prefiro trabalhar com ateus convictos, mas que se mostram sábios espiritualmente e militam em uma visão mais expansiva a respeito de suas responsabilidades para com a humanidade; prefiro estes aos cristãos que se autoproclamam salvos, que se fizeram santos e querem convencer e converter os outros para o credo da sua igreja e a maneira que interpreta Deus e as questões espirituais.
O que está em jogo, ali, não é a conversão a Cristo, mas a aceitação do que a religião ensina a respeito Dele; não é a luz das idéias libertadoras de Nosso Senhor, mas a conquista de mais um prosélito, de mais uma ovelhinha obediente e cordata.

do livro "Pelas ruas de Calcutá, de Teresa de Calcutá, escrito por Robson Pinheiro

Nenhum comentário: