domingo, 25 de agosto de 2013

Rosto - o que a face e o perfil revelam

"Vós estudais um rosto: observai-lo de frente, de perfil e, mesmo sem saberdes de fisiognomonia, podeis aperceber-vos de que, muitas vezes, a face não corresponde ao perfil.

E é normal, porque eles refletem, de certo modo, duas personalidades diferentes. A face representa a herança que nós recebemos do pai e da mãe, assim como dos avós e até dos antepassados anteriores a eles, isto é, o conjunto de qualidades e defeitos que nos foram transmitidos por hereditariedade. O perfil representa-nos a nós mesmos.
Uma vez que a hereditariedade é um capital que o homem está sempre a consumir, quanto mais o tempo passa, mais ele se manifesta conforme indica o seu perfil.
Quando a face é vulgar mas o perfil é expressivo, nobre, isso significa que, durante a sua infância e a sua adolescência, o ser humano se manifesta de modo medíocre ou até vicioso, mas, mais tarde, quando se tornar adulto, conseguirá vencer as más tendências recebidas da hereditariedade. E inversamente. É preferível, claro, que o perfil e a face sejam ambos harmoniosos. Mas deveis saber que, em relação ao futuro, o perfil é muito mais significativo do que a face."
Omraam Mikaël Aïvanhov

Nenhum comentário: