quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O peso do rancor

O tema do dia era o ressentimento e o professor nos havia pedido que
levássemos batatas e uma bolsa de plástico. Já na sala, escolhemos uma
batata por cada pessoa pela qual guardávamos ressentimento; escrevemos
seu nome nela e a colocamos dentro da bolsa. Algumas bolsas eram
realmente pesadas.

O exercício consistia em que durante uma semana levássemos conosco para
todos os lados essa bolsa de batatas. Naturalmente a condição das
batatas se ia deteriorando com o tempo. O cansaço de carregar essa bolsa
em todo momento me mostrou claramente o "peso espiritual" que carregava
diariamente e como, enquanto punha minha atenção nela para não
esquecê-la em nenhum lado, desatendia coisas que eram mais importantes
para mim.

Todos temos "batatas" apodrecendo em nossa mochila sentimental. Este
exercício foi uma grande metáfora do preço que pagava diariamente por
manter o ressentimento por algo que já havia passado e não podia
mudarse. Me dei conta de que, quando dava importância demasiada aos
problemas intrancendentes ou às promessas não cumpridas, me enchia de
ressentimento, aumentava meu stres, não dormia bem e minha atenção se
dispersava.

Perdoar e deixá-las ir me encheu de paz e calma, alimentando meu
espírito. A falta de perdão é como um veneno que tomamos diariamente a
gotas, que finalmente termina nos envenenando.

Muitas vezes pensamos que o perdão é um presente para o outro sem darmos
conta que os únicos beneficiados somos nós mesmos. O perdão é uma
expressão de amor. O perdão nos liberta de cadeias que amarguram a alma
e enfermam o corpo.

Não significa que estejas de acordo com o que passou nem que o aproves.
Perdoar não significa deixar de dar importância ao que sucedeu, nem dar
razão a alguém que te machucou. Simplesmente significa deixar de lado
aqueles pensamentos negativos que nos causaram dor e mágoa. O perdão se
baseia na aceitação do que passou.

A falta de perdão te prende às pessoas com ressentimento? Tem te
encadeado? A falta de perdão é o veneno mais destrutivo para o espírito
e que neutraliza os recursos emocionais que tens. O perdão é uma
declaração que podes e deves renovar diariamente.

Muitas vezes, a pessoa mais importante que tens que perdoar é a ti
mesmo, por todas as coisas que não foram da maneira que pensavas. A
declaração de perdão é a chave para libertar-te.

Com que pessoas estás ressentido? A quem não podes perdoar? Tu és
infalível e por isso não podes perdoar os erros alheios?

Perdoa para que possas ser perdoado; recorda que com a medida que
medires serás medido. Alivia tua carga e estarás mais livre para
mover-te em direção aos teus objetivos.

PERDOA!


P.S. - Você está recebendo E-Mail de uma pessoa cega; e isso é inclusão
digital! Quando enviar um gráfico ou uma foto, por favor, descreva a
mesma no corpo da mensagem. Uma sociedade inclusiva é aquela que
reconhece, respeita e valoriza a diversidade humana.


Elson Sousa Lopes

Nenhum comentário: