segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Ampliando a percepção
Quem somos nós? Seres pensantes, críticos e analíticos ou caminhantes dispersos? Tão distraídos que nem vemos o que acontece em nosso coração ou na mente. Não percebemos nossos sonhos, que assim continuam sendo apenas sonhos, nossos desejos e fantasias, nossos conflitos, e tudo mais que é tão nosso.
Participei de inúmeros cursos e processos de desenvolvimento pessoal e profissional, tanto recebendo orientação, como sendo facilitadora do processo de outros.
Uma das vivências, começava com exercícios de respiração e tinha o objetivo de ampliar a percepção e despertar autoconhecimento.
Aconteceu mais ou menos da seguinte forma:
Feche os olhos e respire tranquilamente. Preste atenção à sua respiração e acalme o ritmo respiratório. Sinta o ar fluir suavemente por todo o corpo e relaxar sua mente, músculos, nervos...e aliviar as tensões. Deixe que a sensação de calma e tranquilidade tome conta de você e relaxe. Deixe sua mente consciente descansar, relaxe e dê espaço para a sua imaginação. - imagine, crie na sua tela mental, a imagem de um grande salão. Numa das paredes veja uma tela. Imagine que todas as suas experiências, vão sendo projetadas nessa tela. Esse lugar é o seu arquivo particular onde tudo é registrado, compartimentalizado. Tanto as vivências positivas como as negativas. E tudo aquilo que não pode ou deve aparecer, fica lá, num cantinho bem escuro, tão escuro, que pouco a pouco, vai se tornando inacessível até para você mesmo. Vai ficando cada vez mais inconsciente, ou melhor, distante da mente consciente. Imagine agora, que uma luz bonita começa a iluminar esse lugar. Vai tornando claro e luminoso esse lugar. E você vai percebendo detalhes e características suas que não conhecia, descobrindo muitos recursos que desconhecia por estarem inacessíveis a você, mas estavam lá, esperando apenas que você visitasse esse lugar e tomasse consciência da sua existência como potencial a ser despertado.
Com todo esse conhecimento à sua disposição vai percebendo o ritmo da respiração, dos batimentos cardíacos, percebendo a sensação de bem estar e paz fluindo em você. Pode agora compreender que boa parte dos seus medos e insegurança não tem razão de ser. Dentro de você mesmo estão os recursos que necessita para superar as suas limitações, vencer as situações difíceis e os obstáculos. Pode aprender agora, que muitos dos terríveis monstros da floresta, quando são iluminados pela luz do sol, mostram exatamente o que são: galhos de árvores caídos. Apenas isso.
Galhos caídos no chão, podem ser capazes de assustar as crianças inseguras que passam pela floresta escura e sem luz, mas não resistem a um foco de luz. Vale a pena refletir sobre essa metáfora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário