domingo, 11 de outubro de 2020

Sobre a autopunição e o suicídio

A cada hora algumas pessoas se suicidam na Terra. A autopunição é uma das formas de cárcere psíquico e está em plena expansão nas sociedades de consumo em que as pessoas vivem marcadamente solitárias. Falamos o trivial, mas não o essencial, sobre nós mesmos. Se o Eu aprendesse a criar pontes com os outros e consigo mesmo, os índices de suicídio despencariam. Se o Eu deixasse de ser passivo e aprendesse a gritar e discordar dos pensamentos perturbadores e das emoções angustiantes, certamente formaria janelas light, que iluminariam suas habilidades e o retirariam da condição de servo. Um Eu passivo e frágil é pior do que uma grave doença psíquica. Não é recomendável gritar fora de nós, mas é recomendável fazê-lo dentro de nós. Seu Eu é passivo? Sabe virar a mesa diariamente em seu psiquismo ou é submisso? Augusto Cury em "A fascinante construção do Eu"

Nenhum comentário: