sábado, 6 de julho de 2013

Derrubar suas barreiras

Publicado por Fatima dos Anjos em 6 julho 2013,  em ECOLOGIA INTERIOR
A maioria de nós tem barreiras ou bloqueios de diferentes tipos. Mesmo quando nos exercitamos mentalmente e derrubamos alguns deles, outros acabam surgindo.
Muitos de nós sentem-se tão cheios de defeitos que acreditam que não são nem jamais serão suficientemente bons. Outros continuam obedecendo às ordens recebidas dos pais, apesar de já terem crescido: “Não posso fazer isso porque minha mãe dizia…”
Se você agora está querendo derrubar suas barreiras e aprender algo diferente, preste atenção: É possível que uma simples sentença venha a desencadear um modo totalmente novo de pensar.
Você pode imaginar como seria maravilhoso se todos os dias aprendesse uma ideia nova capaz de ajudá-lo a se libertar do passado e de criar harmonia em sua vida? Quando você se torna consciente do processo da vida, é isso o que acontece, pois passa a entender que direções deve tomar. Se você emprega suas energias no autoconhecimento, acabará vendo claramente os problemas e questões que precisam ser dissolvidos para que viva melhor.
Todos nós enfrentamos desafios. Ninguém passa pela vida sem eles. Se não fosse assim, com que propósito viríamos a esta escola chamada Terra? Para alguns, os desafios acontecem no campo da saúde; para outros, no financeiro; e para outros ainda, na área dos relacionamentos. Alguns têm muito de alguma coisa ou um pouco de tudo.
Penso que um dos maiores problemas é não termos a menor ideia do que precisamos soltar de nossa vida. Sabemos que ela não está funcionando e sabemos o que desejamos, mas não conseguimos detectar o que está nos contendo. Portanto, reservemos agora algum tempo para examinar os bloqueios que nos impedem de avançar.
Quando você reflete sobre seus padrões, seus problemas e aquilo que considera suas limitações, em qual das seguintes grandes categorias você encaixa seus sentimentos: crítica, medo, culpa ou ressentimento? Sempre há uma delas envolvida quando há algo errado na vida de alguém. Podemos ter dois ou três desses sentimentos ao mesmo tempo. Pense bem, é sempre a culpa ou o medo que aparece? Você é muito, muito crítico? É ressentido? Quero salientar desde já que ressentimento é raiva sufocada. Se você acredita que não deve externar sua raiva, com toda a certeza tem muito ressentimento acumulado em seu interior.
Não podemos negar nossos sentimentos, mas muitos de nós tentam escondê-los. Tenha em mente que suas experiências refletem suas crenças interiores. Olhe de frente para elas e determine quais são suas crenças. É possível que você venha a se sentir perturbado ao analisar as pessoas que o cercam, mas continue em frente, porque elas estão apenas refletindo as crenças que você tem sobre você mesmo. Se está sempre sendo criticado no trabalho, você provavelmente é muito crítico por ter assumido a atitude de seu pai ou sua mãe, que tinham por hábito criticá-lo muito. Se algo o perturba, aproveite a oportunidade para olhar bem dentro de você. Diga então: “Como estou contribuindo para ter esta experiência? O que existe dentro de mim que acredita que mereço isto?”
Todos nós temos padrões de família, e é muito fácil culparmos nossos pais, nossa infância ou o ambiente em que fomos criados por estarmos empacados em um mesmo conjunto de condições ou situações. Todavia, essa atitude só serve para nos perpetuar na condição de vítimas, vivendo os mesmos problemas sem parar.
Portanto, não importa o que alguém lhe fez ou o que lhe ensinaram no passado. Hoje é um novo dia. Agora é você quem dá as cartas. Este é o momento em que você está criando seu futuro. Além disso, por mais que seja orientado, só você pode fazer o trabalho; você é a única pessoa capaz de mudar o modo como pensa, sente e age. Minha parte é apenas lhe garantir que você pode fazê-lo. Tenho toda a certeza de que você é capaz de mudar, pois existe em seu interior um Poder Maior que está pronto para ajudá-lo a se libertar dos velhos padrões, desde que você assim o permita.

Nenhum comentário: