sábado, 20 de setembro de 2014

É possível treinar o cérebro para desejar comida saudável


Publicado por AlessandraSanan em 19 setembro 2014 às 16:15 em Vegetariano, por Amor !


Saudações de Amor e Luz, Família Cósmica !

Quem experimenta uma mudança de hábitos, como aqueles que adotam o vegetarianismo ou veganismo, sabem bem sobre isso.

Costumo dizer que o alimento carrega consigo um tempero especial, que nos faz desejá-lo : a memória afetiva associada. É aquela comida feita pela mãe, avó, a que nos ofereciam na infância como recompensa, a que só tem em ou nos lembra determinados lugares. E aí associamos emoções ao paladar, sem nos darmos conta ... Lembro que estava vegetariana já há mais de um ano quando fui servir um peixada para uma sobrinha na casa da minha mãe... O cheirinho subiu e me deu aquela vontade ... aí pensei : se eu como isso mato essa vontade mas ela mata esse tempo todinho que já venho trabalhando, pensando "sou vegetetariana", que me faz sentir bem com a ideia de estar alinhada com aquilo que acredito ser correto, comigo mesma, aí lembrei : adoro salada com arroz também! E vontade é coisa que passa ... Essa experiência me permite dizer as pessoas que pode acontecer com elas algo assim nos primeiro 2 anos. A vontade passa e devemos saber identificar quais estão de fato alinhadas com nossas escolhas.

Comece a ver no cheiro, na cor e sabor dos alimentos seu valor. Faça-os de forma q vc os aprecie, considerando o quanto seu corpo se beneficia com eles e são deliciosos. Vá substituindo, de forma prazerosa, sua memória afetiva alimentar. Adoro saladas bem temperadas, legumes grelhados, molhos com especiarias, feijões com tudo. Frutas com castanhas, mel, granola, Biscoitos de aveia, canela, tortas de frutas, etc. Ah ! Gelatina de AgarAgar permite um monte .

Namastê,

Alessandra

É possível treinar o cérebro para desejar comida saudável

Por Charles Nisz

Fonte : Yahoo

É possível fazer seu cérebro preferir brócolis à batata-frita. Esse é o resultado de um estudo publicado no dia 1o de setembro no suplemento online Nutrition&Diabetes, da revista científica Nature. De acordo com os cientistas, há comprovação empírica de que é possível deixar de gostar de guloseimas e preferir alimentos mais saudáveis, informa o Estadão.



Os pesquisadores analisaram os hábitos alimentares de 13 pessoas com obesidade ou sobrepeso. Metade não mudou a alimentação, já o restante cortou mil calorias diárias, adotou uma dieta balanceada (mais fibras e proteínas e menos gorduras) e contou com o acompanhamento de um grupo de apoio.

No início do estudo, todos os participantes foram submetidos a uma ressonância magnética enquanto viam imagens de comidas gordurosas e açucaradas. A área do cérebro ligada à recompensa e prazer foi ao delírio. O cenário foi diferente seis meses depois: quem se engajou na dieta havia perdido 6kg (os outros perderam 2kg) e havia prazer quando expostos à comida saudável.

Basicamente, a pesquisa dá verniz científico a uma suposição do senso comum. Não há predisposição para gostar de açúcar e gordura. Se você consegue fazer a dieta por um tempo, se acostumará a comer melhor. Isso também se aplica às crianças: ao recompensar uma boa ação com comida calórica, você cria uma vínculo ruim para a saúde dela. Qual sua comida preferida?

Nenhum comentário: