terça-feira, 29 de setembro de 2015

Miguel: TANTO NO CÉU, COMO NA TERRA

Publicado por Fatima dos Anjos em 28 setembro 2015 às 21:03 em MENSAGENS DOS MESTRESBack to MENSAGENS DOS MESTRES Discussions

A medida em que as energias aumentam em força e intensidade sobre o planeta Terra, a Humanidade absorve e assimila novos padrões que estão modificando todas as camadas dos corpos humanos.
Mesmo sendo difícil para o ser humano compreender como isto ocorre, é preciso saber que o vosso Sistema Solar se aprofunda para dentro do Cinturão de Fótons, e a medida em que avança, as energias se elevam, pois, quanto mais adentram neste cinturão, maiores e mais elevadas são as energias.
Todas as camadas do corpo humano precisam ser recicladas, para se adaptarem a este novo patamar vibratório, e é exatamente isto que essas poderosas energias estão trazendo até vocês, novos códigos, novas informações, novos padrões, que estão pouco a pouco mudando todo o vosso corpo.
Como resultado disso, ocorre o aumento gradual dos poderes sensitivos do homem, aguçando a sua percepção para enxergar a verdade dentro das informações, pois nada que vossa mídia fala pode ser considerado como verdade, somente há interesses por trás das notícias, manipulando as multidões como se estivessem conduzindo gado.
Isto se deve a boa-fé de grande parte da humanidade, e também pela preguiça mental de outra parte, que acomodada, prefere ser enganada, do que pensar e refletir sobre as informações que recebe, e estes, são enganados por que querem, por livre arbítrio.
Vivemos sobre a Terra hoje momentos mágicos em oportunidades, pois essas elevadas energias são propícias para acelerar o processo de criação e manifestação de vossos desejos e sonhos.
Então, estes tempos de Agora, não são tempos para ficar parado, olhando o tempo passar. Estes são tempos de esforço e dedicação para elevar sua alma através de meditações e orações, que elevam seu padrão vibratório.
Ao orar ou meditar, você eleva suas energias em Amor e Luz, o que permite conectar-se com as dimensões mais elevadas, que é onde estão todas as riquezas, a abundancia e a ajuda disponível para você.
Aqui, dos reinos mais elevados, além de Sermos Um com Todos, nós também temos nossos momentos diários meditativos, onde refletimos sobre nossa jornada, irradiamos a nossa gratidão e também pedimos orientação ao Criador do Universo. A diferença entre nós aqui dos planos mais elevados e vocês nas densas energias da Terra, é que nós entendemos, aceitamos, e exercitamos plenamente, de todo nosso coração, a necessidade imperiosa de termos momentos isolados, somente nós e Deus, e é através dessa pratica diária, que recarregamos as nossas baterias para estar sempre prontos a atender a Humanidade, apoiando e guiando-os conforme somos solicitados por vocês.
Os Espíritos são eternos, e são os mesmos, tanto no Céu, como na Terra.
Então queridos, entendam a importância de ter seus momentos contemplativos, pois é o ‘elo que falta’ para unir o vosso próprio Espírito a sua consciência, para mudar radicalmente suas vidas para melhor.
E só depende de vocês. Boa noite!
Eu Sou Miguel.
Canalizado por Adriano Pereira
26/09/2015

sábado, 26 de setembro de 2015

Conversa com Shtareer

CONVERSA COM SHTAREER – AGOSTO 2015.
Posted on 26/09/2015 by rodrigoromo2014
Sintonização

Amigos e alunos,

Disponibilizamos a transcrição de parte da conversa com Shtareer que aconteceu no último curso de Cura Quântica Estelar em São Paulo, em agosto de 2015.



– Sobre as várias encarnações na Terra e o processo de negativação:

Vocês têm uma amnésia, perdem a compreensão de quem vocês são. Quando começam a encarnar no veículo planetário terrestre, na configuração que ocorreu no planeta, vocês passam por uma lavagem cerebral forçada. E a cada ciclo encarnacional ilusório, como os Annunaki inseriram a religião dogmática de poder sobre vocês, vocês foram abrindo o seu poder interno para acreditar em deuses. Então vocês depositaram nos deuses a esperança de uma vida melhor, a esperança de se unificar à Fonte Primordial. E abriram mão do poder de vocês.
Ou seja, vocês foram ensinados a abrir mão da própria divindade.
– Sobre o Salto Quântico

A partir do momento em que vocês saem da Terra, vocês saem da Barreira de Frequência. Esse é o aspecto que as pessoas tentam entender, mas não entendem, que é o Salto Quântico. O Salto Quântico vocês vão dar quando saírem da Terra. O que as pessoas não entendem é o seguinte: do ponto de vista da Física Quântica, da Física tradicional, para a Terra dar um salto quântico como planeta geológico e entrar em uma nova dimensão, isso requer a total aniquilação física do que vocês chamam de realidade material. Então, para que a Terra pudesse dar o Salto Quântico, teria que se exterminar todas as formas de vida biológica inclusive os animais. Então, não é possível esse salto sem a Terra abrir mão de vocês. O que está sendo feito: o despertar consciencial de alguns grupos de almas que já têm uma bagagem anterior para que elas possam dar um salto e dêm mais tempo para que as pessoas que estão numa esfera inferior de evolução possam atingir esse estágio através, infelizmente, do sofrimento, de algumas situações que já estão acontecendo. Então, aqueles que estão em busca de um salto quântico interno não têm por que passar pelo sofrimento. Mas quem vai passar pelo sofrimento são as pessoas que ainda estão presas à massa da coletividade e que alimentam a violência e aspectos desarmônicos por escolha deles mesmos.
– Sobre as encarnações físicas e não-físicas.

A primeira etapa: a alma de vocês deixa o corpo astral, deixa o corpo criogênico ou a estrutura anterior à Terra. Essa estrutura fica em hibernação ou em criogenia em bases ou em naves. Aí vocês entram no campo eletromagnético da Terra e passam a viver no planeta. Quando vocês assumem o genoma biológico do planeta, é considerado uma encarnação, porque vocês abrem mão do genoma energético original de vocês. Enquanto você está como extraterrestre na Terra, você está atuando ou vivendo, não encarnando. A partir do momento em que você entra no ciclo biológico de qualquer forma de vida da Terra, é uma encarnação. Agora, esse ciclo biológico pode ser na matéria 3D que vocês chamam a “realidade” de vocês, como no plano astral. Um astral alto, médio ou baixo, como o Umbral.
Para nós, a partir do momento em que a alma está na Terra, ela tem um ciclo encarnacional. Por isso que eu digo encarnações físicas e não-físicas.
– O que é encarnação holográfica?

É quando vocês são induzidos a receber uma informação falsa na linha encarnacional que obriga vocês pelo carma a encarnar. Por exemplo: se colocassem na tua frequência de memória que você foi Nero e queimou Roma. O que isso causaria no conceito cristão? O carma, a culpa. Se destruí uma cidade e matei milhares de pessoas, então por carma eu sou obrigado a reencarnar para pagar meu pecado. Então, isso é uma encarnação holográfica, que é colocada aleatoriamente em milhões de pessoas para obrigar que elas fiquem presas ao ciclo físico e umbralino. Essas pessoas, como estão dentro do holograma do carma e sofrimento, estão no inconsciente coletivo do sofrer, de pagar carma. Logo, elas são a carne de abastecimento psíquica dos Xopatz e dos draconianos. Aí entra aquele conceito do filme que o Rodrigo comentou, a Ascensão de Júpiter, que a cada 100 humanos se produz uma garrafa. É exatamente isso: a cada 100 pessoas vocês estão dentro de um merkaba de captação psíquica de vampirização energética que os draconianos usam para se nutrir.
– Sobre o trabalho conjunto da Hierarquia Espiritual. Quais entidades invocar para o trabalho e se existe conflito entre elas, quando chamamos diferentes linhas:

A definição é gerada pela frequência que emana a nível primordial. Por exemplo: se você tem um problema e pede ajuda para Saint Germain, KuanYin, Mãe Maria, Torank e Ashirion. Você pediu sem saber, ajuda para 5, 6 seres. A frequência ressonante mais pertinente é a que assume a questão. Ou seja, você chamou 5 seres, mas somente um deles tem condições de resolver o problema. Então é ele quem vai resolver, mesmo que você tenha chamado outros, por não saber qual é a frequência exata. O que vai acontecer: na medida em que você vai aprimorando a tua comunicação e concepção mediúnica, você já sabe quem é que está atuando. Então você não vai chamar gente aleatória. Você vai chamar quem é realmente pertinente para o processo, porque o teu coração já te informou. Ao trabalhar na linha de Umbanda ou de Candomblé, dentro do nível de consciência planetária onde você tem entidades chamadas Caboclos, Pretos Velhos, Exus, que têm hierarquias internas. Se você está trabalhando em um terreiro de Umbanda e vai visitar outro terreiro ali, e vai depois trabalhar no terreiro de Candomblé, são três frequências hierárquicas numa certa equivalência. Então, se você pede ajuda para cada uma das três, você vai gerar conflito, porque elas trabalham na mesma frequência. E cada um quer resolver de um jeito, então, por isso o conflito energético, porque são entidades na mesma frequência com diferentes formas de trabalhar por causa da crença humana. Quando você trabalha com Santa Esmeralda, existe uma hierarquia de Consciência, não uma hierarquia de Poder. As entidades da Cura Quântica Estelar não estão trabalhando pelo poder. Elas trabalham pela Consciência. Se você chama, por exemplo, os Exus da Cura Quântica, que são os tronos de Tranca Ruas, Marabô, etc., eles estão no nível consciencial de sabedoria. Não de conflito. Então, um Tranca Rua não tem que provar para o Marabô que ele é melhor. Se você chamar os dois, eles vão verificar qual dos dois tem melhor condição de resolver o problema. Na Cura Quântica não há esse conflito. Agora, se for pelo Candomblé ou pela Umbanda, acaba acontecendo, porque há a mistura de frequências. Se você fizer o ancoramento e pedir que se faça o despertar consciencial, faça sempre na medida do respeito ao processo de evolução dessas entidades. A formação do Comando Estelar não é piramidal. É linear. É como uma estrela quando irradia por todos os lados ao mesmo tempo. É uma estrutura energética de difícil assimilação à consciência humana que por enquanto é muito pequena. Então vocês têm que trabalhar com carinho, com amor, com respeito às crenças e deixar que as próprias entidades da Cura Quântica ensinem as entidades que estão nesta casa, gerando o despertar.
– Sobre trabalhar a ativação da Chama Trina.

Trabalhar a ativação da chama trina não é uma conquista, não é um objetivo. É uma consequência do teu despertar consciencial e da tua forma zen de viver. Você não amplia a energia da Chama Trina. Não há uma fórmula mágica de aumentar a Chama Trina. Ela expande naturalmente na medida em que você se transforma numa pessoa melhor. Simples. Não há uma técnica que alguém possa te ensinar e fazer a Chama Trina crescer. Existem algumas meditações, óbvio. Mas na verdade a chama trina se expande por um processo simples: Seja luz. Seja “light”. Seja amoroso. Seja livre. Esse estado de ânimo é naturalmente a expansão da chama trina. Volto a repetir. A Ascensão não significa ser uma pessoa boa, maravilhosa, bondosa, como as pessoas imaginam. Ascensão é optar por não voltar a encarnar. Quando você está do outro lado e opta por não voltar à Terra física, o que você vai fazer? Vou ajudar e fazer o que eu puder. Vou me transformar num Caboclo, numa Cabocla, num Orixá ou o que seja, e vou extrafisicamente ajudar através das hierarquias espirituais a humanidade. Até eu fechar ou saldar aquilo que eu acho que é o meu débito. Uma vez saldado aquilo, eu eliminei a etapa Terra. Aí eu tenho mais outro nível de ascensão. Vou para um outro nível de consciência, até sair da esfera da Terra. Assume o seu corpo criogênico estelar e volta à realidade da Federação. Você zera todas as pendências na Federação e sai da realidade biológica extraterrestre. Aí você volta para o Eu Superior. Uma vez que você voltar para o Eu Superior, você se torna uma consciência ascensional, então você volta a localizar as almas gêmeas perdidas e começa a criar um projeto de resgate consciencial para as almas gêmeas faltantes, que é o papel do mentor da Cura Quântica de vocês.
Ele é quem vai gerenciar o resgate de vocês e de todos os fractais perdidos na matéria. Seja na Terra ou nos quadrantes adjacentes ao sistema solar. Esse é o papel.
– Sobre contratos

O que acontece quando há um contrato na materialidade e a pessoa morre: o contrato perde a validade. O que acontece quando vocês têm contratos e vocês ascensionam. A partir do momento em que mudam de frequência, vocês não têm mais que cumprir aquele contrato. Você só volta se você se sentir coagido e acreditar naquele aspecto de coação. Se você seguir adiante com o coração e quiser, irá cumprir um outro nível de trabalho. Quando você está no corpo físico, está limitado à matéria corporal e perde a memória de quem você é. Quando está num nível astral superior, você recupera parte da tua memória. Então, como entidade do plano astral superior, ou intermediário, você pode baixar em 50, 70, 100 terreiros de umbanda ao mesmo tempo, incorporar, ajudar, dar assistência, etc, portanto você é muito mais útil no corpo astral do que no corpo físico. Quando vocês têm essa impressão do outro lado, não tem sentido voltar a encarnar. A não ser que o apego que vocês têm pela realidade terrestre os induza a isso. Então isso é uma escolha de vocês. Não é o Comando Estelar, não é o Conselho Cármico, não são os mestres que dizem: “volte”. É uma questão humana das suas necessidades em termos de apego. Quando vocês superam esta fase, o que resta é algum trabalho a ser feito e seguir adiante.
Este texto pode ser compartilhado desde que não se altere seu conteúdo e mencione a fonte http://www.rodrigoromo.com.br

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Autoconhecimento e Cura

CHAVES PARA O AUTOCONHECIMENTO E A CURA-
O Estudo do Eu Superior-parte 2
Publicado por Fatima dos Anjos em 20 setembro 2015 às 13:07 em CHAMA TRINA

Ao longo dos muitos anos de provas, testes e desafios, estamos dizendo que o processo de ascensão implica em reconhecimento, liberação e transformação de todos os padrões vibracionais negativos e impactados que nós carregamos em nossas formas complexas física, mental, emocional e etérica. Como novatos, que começavam a jornada de transformação, nós não poderíamos abranger ou compreender plenamente que um inescrutável dom nos aguardava, enquanto alcançávamos certo nível de equilíbrio e harmonia internos: o dom de nos conectarmos com nosso Eu Superior; Um estado de Graça aguarda cada alma na Terra logo que ela obtenha a capacidade de funcionar nos padrões de frequência da quarta sub-dimensão média e acima. À medida que nos reconectamos ao nível do nosso Eu Superior dentro do espectro de Luz e sombra da 3D, nós progressivamente aprendemos a manter uma maior centralização, que é um elemento vital para se permanecer centrado no coração e concentrado na alma.A ascensão significa alcançar uma conscientização mais clara do Eu (Self), e aceitar o fato de que nós somos uma extensão de nosso Deus Pai/Mãe. Conforme mergulhamos cada vez mais profundamente em nosso Eu (Self), chegamos a perceber nossa ligação íntima com o Plenum Cósmico/Deus/ Criador. Logo que consigamos sentir a felicidade requintada de uma conexão franca com o nosso Deus Pai/Mãe, e nós sejamos capazes de atrair plenamente as Partículas Adamantinas de Amor/Luz, o nosso anseio por amor é preenchido gradativamente;nossa” fome por sustento” sempre será satisfeita, e receberemos a força, a vontade e a determinação que é exigida para completarmos nossa missão terrena. Por meio desse processo, o nosso verdadeiro Eu (Self) ,nos está sendo revelado aos poucos.Explicamos já em outros posts, como o espectro de Luz e sombra foi criado neste universo de modo que a humanidade pudesse vivenciar a dualidade e a polaridade. Nas dimensões superiores, para aqueles mais próximos de nosso Deus Pai/Mãe e do Grande Sol Central, o espectro da dualidade é muito estreito. Todavia, tornou-se mais largo e mais pronunciado à medida que cada dimensão era estabelecida, até que alcançou o que viria a ser a dualidade máxima que está sendo experimentada. Nós estamos cientes de que não foi decretado ou pretendido que a humanidade devesse afundar tão profundamente na dualidade e na polaridade, provocando, assim, tanta dor e sofrimento. O tempo chegou para que as distorções e excessos do passado sejam trazidos de volta à harmonia, e é nosso maior desejo atravessar esse processo com facilidade e graça.
Posts relacionados;deus-soberano-eu-superior-nosso-regresso-a-casa-cosmica—quem-e-este-eu-superior—novas-energias-desintegracao-do-eu-inferior-da-alma—chaves-para-o-autoconhecimento-e-a-cura-o-estudo-do-eu-superior-parte-1

A BUSCA DO SELF
Em Psicologia Junguiana, o termo Self (si-mesmo) refere-se ao arquétipo da totalidade, ao centro regulador da psique, a um poder transpessoal que transcende o ego. Trata-se de conceito importantíssimo nesta fantástica e revolucionária teoria elaborada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Murray Stein, psicólogo analítico, apresentando o conjunto de idéias centrais que compõem a referida abordagem psicológica, comenta de forma bastante didática e interessante: “O sistema psíquico como um todo consiste em muitas partes. Pensamentos e imagens arquetípicas situam-se num pólo do espectro, as representações de pulsões e instintos, no outro extremo, e entre os dois encontra-se uma vasta quantidade de material pessoal, como memórias esquecidas e relembradas, e todos os complexos. O fator que ordena todo esse sistema e o mantém unido e coeso é um agente invisível chamado” si-mesmo.” Este é o que cria os equilíbrios entre os vários outros fatores e os ata numa unidade funcional. Em suma, o si-mesmo é o centro e cabe-lhe a tarefa de unificar as peças. Mas faz isso a uma distância considerável, como o sol influenciando as órbitas dos planetas. A sua essência situa-se além das fronteiras da psique.”
Temos, então, o desafio de buscar manter contato com esta fonte de inspiração e orientação… E como é difícil nos voltarmos ao transcendente… Quanta complexidade em fortalecermos o ego e, ao mesmo tempo, nos desapegarmos dele… Não por acaso, o processo definido por Jung como individuação mostrou-se práticamente inviável; Completa integração dos componentes psíquicos, num funcionamento harmônico, equilibrado, comandado pelo Self. Especialmente se avaliarmos tal proposição em uma única vida. Impossível, sem dúvida;Mas quando usamos a lógica, o bom senso e consideramos que em cada existência, como encarnados e também enquanto desencarnados, exercitamos o contato com novas estruturas psíquicas, transformando-as, melhorando-as, assimilando seus conteúdos de aprendizado e avançando neste processo infinito de evolução, aí sim podemos pensar em iluminação, em profundo e genuíno contato com o que somos: o vir-a-ser.
Podemos ensaiar este contato, abrindo os corações aos nossos mestres, encarnados e desencarnados; à vivência de um ideal, dentro de nossas atuais possibilidades; Em pequenas e contínuas medidas, procurarmos esforçar-nos (e não nos forçar, o que é bastante diferente) por manter nossas mentes e corações alinhados com a Centelha Divina, através da oração, da meditação, da doação sincera, bem como do amor que já podemos nutrir por nós mesmos e pelos outros, sejam próximos ou não. Ampliando nossas expressões de generosidade e afeto, partilhando com o maior número de pessoas o que nos faz mais felizes, exercitando a transparência e o atendimento criterioso ao que nos dita a consciência, aproximamo-nos do nosso Mestre Interior. Conforme nos ensina a Grande Sabedoria, sem pressa (mas com sentido de urgência), sem castrações (mas reconhecendo a necessidade de educarmos nosso lado primitivo), sem expectativas exageradas (mas voltando os olhos da alma ao que está para muito além do que possamos conceber, como fonte inesgotável de inspiração), é possível estreitar o contato com a Luz. Vale a pena nos desarmarmos para a Vida e nos colocarmos sob Sua Influência Divina.

A ILUSÃO NO PLANO MENTAL
A palavra “ilusão” quando se refere ao plano mental tem um significado bem particular; A ilusão mental se apresenta sómente quando o aspirante tem certo grau de contato com o Eu, é sensível ao afluxo de idéias que provêm do plano anímico e tem sólida polaridade no corpo mental.
A ilusão mental pode significar a reação da mente não disciplinada ao mundo das idéias, do Eu, com o qual começa a tomar contato. A mente capta a idéia superior, mas ainda não purificada, a colore e altera, dando-lhe uma interpretação distorcida e “ilusória”.
A alteração da idéia ocorre devido: 1-) ao grau de desenvolvimento da mente; 2-) à indeterminação da forma- pensamento; 3-) ao tipo do Raio do Ego; 4-) à instabilidade do contato da mente com a idéia percebida.
Tais causas podem ser eliminadas, pouco a pouco com o gradual treinamento da mente para se tornar mais sensível e receptiva, com a prática da meditação e com a purificação mental; Mas a técnica mais eficaz, quase “única” para dissolver a ilusão é o desenvolvimento da intuição.
A intuição não pode ser desenvolvida de uma só vez. Sua conquista requer longo treinamento na prática da meditação, certas ampliações da consciência, desenvolvimento interior e maturidade que não se pode ter antes de determinado desenvolvimento evolutivo; Eis porque a verdadeira superação da ilusão não é possível antes que se tenha conseguido a Iniciação.

GUARDIÃO DO LIMIAR, A ILUSÃO DA PERSONALIDADE INTEGRADA
Em certo ponto do caminho evolutivo do discípulo apresenta-se á ele o Guardião do Limiar, o conjunto de forças da natureza inferior, tal como acontece com a personalidade antes da iluminação, da inspiração e da iniciação; A personalidade, nessa fase, é muito forte e o Guardião encarna todas as forças psíquicas e mentais desenvolvidas pelo homem ao longo das idades.
É a potência da tríplice forma material, antes de sua consciente cooperação e consagração à vida do Eu e ao serviço da Hierarquia Espiritual; Esse “conjunto de forças da natureza inferior” constitui uma potente forma- pensamento diante do qual o discípulo, simbólicamente falando, se encontra quando deve passar pelo Portal da Iniciação.
É o Guardião do Limiar porque o discípulo não pode ir adiante se antes não vencer e destruir a potente forma- pensamento; Na realidade, essa experiência significa que, ao estar o discípulo pronto para a Iniciação, a Luz que flui de seu Eu fará com que ele veja todos os lados de sua personalidade, todo o conjunto de suas forças psíquicas inferiores, que ele deve, de uma vez por todas, superar.Ele se vê como realmente é, sem véus ou ilusões e tal visão é uma experiência terrificante; O discípulo se horroriza ao ver quanta baixeza, quanta obscuridade, quanta negatividade estão ainda escondidas e enraizadas na sua personalidade;Mas o Eu lhe dá força e coragem para lutar e vencer a batalha contra sua natureza inferior que se lhe ergue como um inimigo.
Devemos descobrir à qual tipo de ilusão estamos mais sujeitos;Maya predomina sobre as pessoas que estão sob o influxo do 5º e 7º Raios; O ofuscamento emocional predomina nas pessoas que estão sob o influxo do 2º e 6º Raios; A ilusão mental predomina nas pessoas que estão sob o influxo do 1º e 3º Raios.
Enquanto vivermos identificados com o eu pessoal, estaremos imersos na ilusão e continuaremos a caminhar cegamente; Se nos desidentificarmos desse eu, abrir-nos-emos à intuição e a nossa mente tornar-se-á um dúplice instrumento: um receptor da Luz do alto e uma força de comando e controle para baixo.
Para alcançarmos tal estágio devermos trabalhar , aprender muitas coisas, ter a devida perspicácia, habituar-nos a comportamentos adequados para conosco e para com os demais e nos prepararmos para práticas de concentração, meditação e auto-afirmação que produzam o despertar da consciência superior.

MÉTODOS, PERCEPÇÕES E TÉCNICAS PARA FAVORECER A UNIÃO COM O EU SUPERIOR
A IMAGINAÇÃO COMO TÉCNICA ESPIRITUAL
Para obtermos resultados sensíveis devemos, antes de tudo, mudar nosso comportamento interior diante dos acontecimentos da vida; Tudo que nos acontece não é por acaso, mas o efeito de leis justas e perfeitas e tudo tem um objetivo preciso e claro: servir de estímulo para o despertar de nossa consciência superior.
A espiritualidade deve tornar-se parte integrante da vida, de todos os dias, o pano de fundo de todos os nossos pensamentos e sentimentos; Devemos também ter presente que o Eu é nossa verdadeira identidade e que devemos nos transformar naquilo que já somos em potencial.
Aspiramos à União com o EU, não porque somos dele separados mas porque somos dele inconscientes; A Centelha Divina, mergulhando na matéria dos vários planos, esquece- se de sua origem e se identifica com os vários invólucros.
Aos poucos o homem vai se lembrando de sua origem até que tem início o período mais significativo do caminho de volta, aquele em que o homem consciente e voluntariamente colabora com a sua evolução, trabalha para o seu despertar, abre-se às energias espirituais.
Mas ainda que convencidos de que somos o EU, sabemos muito pouco ou quase nada sobre ele e o pouco que sabemos parece vago, nebuloso, confuso;Ai é que podemos recorrer, além dos livros e à nossa intuição, também à IMAGINAÇÃO.
Ainda que a imaginação possa criar absurdos no que se refere a objetos físicos, mergulhando no fantástico e no absurdo, ela não pode imaginar sentimentos, ideias e estados de consciência que nunca existiram; Nesse sentido, com a imaginação, o homem usa material de sua consciência, usa substância psicológica, que está em contínua mutação e transformação e que tem em si infinitas potencialidades e possibilidades.
No que se refere as coisas interiores, a estados de consciência, a imaginação é criativa, evocativa e dotada de grande força; A imaginação é um ato de pensamento. E a energia segue o pensamento. O homem se torna aquilo que ele pensa.
Quando imaginamos um sentimento, uma qualidade superior, evocamos do fundo de nós mesmos poderosas forças latentes e, ao mesmo tempo, atraímos do alto energias afins com aquele sentimento, aquela qualidade.
Quando imaginamos uma qualidade criamos uma forma-pensamento que tenderá continuamente a realizar-se no plano físico;  Não existe pensamento sem expressão; o pensamento é um ato nascente, um princípio de atividade.
Nos esforcemos continuamente para imaginar as qualidades do Eu, pensando nelas com clareza e precisão e criando uma forma pensamento nítida e clara; Em cada momento do dia deveríamos ter sempre em mente o pensamento: “Eu sou o Eu Superior e devo provar suas qualidades e não as da personalidade”.
Deveríamos imaginar sempre como nosso Eu Superior se comportaria nas circunstâncias de nosso dia-a-dia;
Sempre agimos como personalidade e, por isso, não sabemos enfrentar a vida, não temos força para superar os obstáculos, sentimo-nos infelizes, frágeis e cansados; Vivemos para tornar a mesquinha vida da personalidade cômoda e feliz como se essa fosse a verdadeira vida.
Para agir como o Eu Superior temos que usar a discriminação para discernir as qualidades da personalidade daquelas do Eu; Se não sabemos reconhecer as qualidades anímicas (do Eu), devemos, ao menos, distinguir as notas e qualidades pessoais.
Devemos saber ver com clareza e objetividade as coisas que pertencem à personalidade sem nos iludirmos com a possibilidade de que venham a pertencer ao Eu, ainda que aparentemente boas e positivas; Eis uma relação de reações pessoais que pode servir como exemplo:
A- Sentir-se ofendido
B- Sentir-se humilhado
C-. Desejar ser amado
D- Desejar ser compreendido]
E- Sentir-se satisfeito
F-. Sentir-se superior aos outros
G- Sentir-se orgulhoso
H- Crer que as próprias ideias são as melhores
I- Sentir-se juiz e crítico dos outros
J- Sentir-se diferente dos outros
K- Amar alguém com apego e desejar retribuição
L-Fazer uma gentileza e sentir-se bom
M-Fazer um ato de bondade e desejar gratidão
N-Ser gentil e dócil por interesse
O- Sentir-se irritado porque os outros não o apreciam
P- Desejar elogio
- Ser indeciso e incerto
R-Sentir-se deprimido
S- Sentir-se triste
T-Sentir-se infeliz
U-Sentir-se eufórico
V- Sentir ser algo excepcional
X- Estar muito contente consigo mesmo a ponto de preferir-se aos outros (“não me trocaria por ninguém”)
W-. Desejar que todos saibam que fez uma coisa boa;
Y- Ter medo do futuro
Z- Ter medo de ser enganado
Rebelar-se contra a dor – Sentir-se injustamente tratado -. Irritar-se e indignar-se com as maldades alheias – Pretender a ajuda dos outros -Desprezar aqueles que são menos inteligentes -Fazer o bem somente àqueles que lhes são simpáticos -Procurar somente a companhia dos afins -Trabalhar apenas visando o interesse
Crer que os outros têm mais sorte – Ser otimista demais – Ser pessimista demais – Desejar a felicidade – Se preocupar com o que pensam de você -Ser vaidoso
Essas são algumas das reações pessoais que devem ser distinguidas das anímicas; Tudo que vem da personalidade tem algo de egoístico, de interessado e de limitado; Tudo que vem do Eu é altruístico, puro, desinteressado, amplo, universal.
Todos os impulsos e tendências superiores que somos capazes, como a sede de verdade, o amor pelo conhecimento, o senso de fraternidade, a atividade altruística, o amor desinteressado, a abnegação provêm do Eu; São reflexos na personalidade das capacidades anímicas.
Qualidades anímicas refletidas através do corpo físico: Atividade , laboriosidade (com altruísmo) -Ordem -Harmonia -Ritmo -Senso de bem estar -Senso de vitalidade – Adaptabilidade física
Qualidades anímicas refletidas através do corpo emocional: Serenidade -Calma -Amor desinteressado e impessoal -Alegria -Simpatia (por todos) – Sensibilidade pelo belo – compaixão
Qualidades anímicas refletidas através do corpo mental: Compreensão -Sabedoria -Sede de conhecimento -Clareza mental Imparcialidade de julgamento -Raciocínio livre de fanatismo -Lógica serena -Criatividade mental -Discriminação – Elasticidade mental Adaptabilidade mental.
CONTINUA NO PRÓXIMO POST DA SÉRIE

Consciência expandida

Fala-se muito hoje em dia em “Consciência Expandida”;Mas o que poderíamos falar sobre isso?..A transformação na consciência começa quando nos concentramos no momento,ou seja, concentrar-se no momento, neste momento. O tempo, ou o que vocês percebem como o tempo, está passando muito rápidamente. Esse conceito aparente do tempo se acelerando está trazendo-nos para mais perto do conceito da multidimensionalidade, onde tudo está acontecendo simultâneamente em todas as dimensões.A parte que está mudando é a nossa conscientização e compreensão do que está ocorrendo; estamos passando de uma compreensão linear dos eventos para um conceito multidimensional, em que os acontecimentos surgem em uma matriz, que é multidimensional. Cada evento ocorre nessa matriz em certo ponto. Existem muitos outros eventos que estão acontecendo ao mesmo tempo, no mesmo nível e em outros níveis.É como se os níveis sobre níveis fossem empilhados e expandidos em direção a uma grade de multicamadas, multifacetada, muito parecida com a grade cristalina 144. Essa grade tem a capacidade de expandir-se e contrair-se conforme a consciência da humanidade se expande e se contrai.Por exemplo, alguém pode fazer uma descoberta de um novo, ou aparentemente novo, avanço científico. Na realidade, pode ser uma redescoberta de algo que ocorreu há éons. Sempre esteve na grade ou matriz, mas a humanidade não tinha uma consciência que fosse expandida o suficiente para ver isso. Foi sómente quando a consciência se expandiu, que essa percepção incrementada revelou o que estava lá o tempo todo. Outras culturas antigas tiveram essa percepção avançada e puseram em prática essas descobertas aparentemente novas.Então, o que isso significa para nós? Significa manter uma mente aberta e estar no momento. Uma consciência no momento presente pode alterar completamente nossa percepção do momento anterior. O que nós acreditávamos que fosse verdade há um momento, agora é uma outra perspectiva sem verdade, porque nós passamos a ter uma nova percepção e uma nova compreensão. Manter a mente aberta e viver no momento presente pode nos ajudar a ver o cenário maior.Outra coisa é quando estamos aprisionados na crença de que as coisas são de certa maneira e que não existe outra possibilidade;então a nossa consciência está limitada. O nosso potencial para o avanço é limitado porque nós excluímos outras possibilidades que já podem existir. Todavia, quando nós não nos mantemos conscientes de que pode haver uma verdade expandida, além da que nós vemos, ficamos abertos a novas possibilidades e á uma nova percepção.
EQUIPE DA LUZ É INVENCÍVEL

A Essência do Zen

A essência do Zen é a consciência do momento presente, a infinitude do aqui-agora e a iluminação na vida diária. Valorizando a simplicidade, a espontaneidade e a harmonia, O Zen busca a integração ao fluxo natural do universo. Ao longo da história da prática, e inclusive na atualidade, são incontáveis os mestres, monges e leigos que se dedicaram a expressar de maneira poética o pensamento Zen.
Ele ensina que o universo revela-se totalmente novo a cada instante. Para o Zen-budismo, não há distinção entre prática e iluminação — o Caminho de Buda apresenta-se no cotidiano, na realidade como ela é. Nesse sentido, a vida diária é, ao mesmo tempo, Samsara (o ciclo do sofrimento) e Nirvana (a libertação do sofrimento). Para o zen-budista, tudo está inserido nessa identidade entre ilusão e iluminação, em que o homem deixa de ser centro do universo ou algo separado da natureza. Ele é resultado da incessante prática do Zazen, o “apenas-sentar”, em que se abandonam naturalmente o pensamento e as ações intencionais e permite-se que a natureza se expresse livre de idéias pré-concebidas e longe de categorias intelectuais.
“Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros nem de nada”
Dalai Lama
*****************************************************************************************************************************************************
Bibliografia para consulta
Meditação e Autoconhecimento De Rose
Autoconhecimento-A Chave para a Mudança Carlos Roberto da Silva Junior
Caminho do Autoconhecimento Radha Burnier
A Fascinante Construção do Eu Augusto Cury
Livros e boletins da Ponte para a Liberdade-Fraternidade Branca Biblioteca Virtual
A Busca do Eu Superior Paul Brunton
Meditation Paul Brunton
Ramana Maharishi Harry Krishna
Divulgação: A Luz é Invencível

A LUZ LIBERADORA DO DESAPEGO

RAIO VIOLETA E TRANSMUTAÇÃO DOS PROCESSOS EVOLUTIVOS
Mensagem do Arcanjo Zadquiel (Ezequiel) Através de Ramaathis Mam
Que a Luz da sabedoria e da sensibilidade espiritual ilumine seu caminho e santuário interior.

Existem vários fatores que dificultam o progresso espiritual e mesmo que tenham conhecimento, se estes fatores não promovem indiferença em relação a tudo que os impede no caminho de expansão e sintonia com o Plano Divino, não progredirão espiritualmente. Sua atual condição existencial é a síntese do processo de experimentação evolutiva, onde há diversas ancoragens. As duas ancoragens mais importantes em seu processo espiritual, que são mecanismos evolutivos de aprendizagem, são o ego mental ou a percepção errada da realidade e a identificação com objetos, pessoas e circunstâncias.

A maioria dos trabalhadores da Luz está muito identificada com seus corpos físicos e com tudo que se relaciona a eles. Seu sentido de posse é uma inflação do ego que ocorre quando se identificam com as circunstâncias, objetos, pessoas e com o tempo-espaço em que vivem. Embora tenham a informação espiritual, não estão usando-a corretamente, porque seu ego está enraizado em parâmetros reacionários de posse, exploração e manipulação dos recursos energéticos e humanos que estão a sua disposição. Todavia vocês não têm compreendido a Lei Cósmica de Transitoriedade e limitação das coisas, processos e circunstâncias. O Universo é regido pela lei axiomática de mutação constante como princípio de evolução; se fosse de ao contrário, resultaria em estagnação e retrocesso. Isto é o que acontece com muitos trabalhadores que atingiram um certo nível espiritual e cujas tendências evolutivas imutáveis estão mascaradas por falsos conceitos e pelo auto-engano.

Apesar da informação que estão recebendo, poucos têm compreendido que a finalidade da evolução não é criar condições existenciais ótimas e mais estáveis, senão descobrir que o que vocês chamam de vida é um lapso fugaz na eternidade do tempo e uma oportunidade para entrar em contato com o Divino. Todos os objetivos que vocês têm conseguido e que não contribuem para seu crescimento interior estão condenados ao fracasso e à frustração. É necessário que compreendam que a única bagagem que transportam em cada processo evolutivo é o conjunto de paradigmas espirituais que vocês integraram em seu Ser Essencial. Vocês são expressões divinas e foram agraciados com a oportunidade de recuperar seu status espiritual e a sintonia com o serviço divino através do amor incondicional e da colaboração fraternal, sem expectativas de qualquer tipo. Sua Essência Divina é intrinsecamente uma unidade de serviço e sua única posse, esperança e sabedoria residem no fato de que são instrumentos de crescimento, orientação e inspiração para os demais.

Suas práticas espirituais não darão o fruto desejado enquanto alimentarem padrões e conceitos errôneos que nada tem a ver com a expansão da consciência e com o serviço divino. Ainda que pratiquem determinadas disciplinas de crescimento espiritual, ficaram ancorados nas práticas rotineiras, cuja motivação e finalidade é errada. As práticas espirituais possuem uma finalidade especifica que é desenvolver uma maior conexão com o Plano Divino e desvincular-los do plano físico-mental em que vivem. A felicidade que tanto almejam como aspecto inerente ao Ser reside no grau de desapego que desenvolvem perante tudo que obstrui a conexão com Deus e com o serviço divino.

O Universo funciona com base no serviço, cujos seres de Luz mais evoluídos são Guardiões e Mentores evolutivos encarregados de que esta corrente de serviço flua plenamente no Universo. Para progredirem espiritualmente é necessário compreender que como seres de Luz, estão designados a integrar os paradigmas do amor divino que implica serviço desinteressado, colaboração fraternal e desapego dos conceitos, atitudes, hábitos e valores que turvam a sensibilidade e a visão espiritual. O crescimento espiritual não está relacionado a objetivos de engrandecimento pessoal, reconhecimento social, status econômico, etc. O nível espiritual de uma pessoa se estabelece em função de sua indiferença perante os prazeres sensuais e a não identificação com circunstâncias, lugares, pessoas e objetos; não porque sinta repulsa, mas sim porque sabe perfeitamente como usá-los para o serviço divino e como contribuir para o despertar e o crescimento espiritual pessoal e dos demais.

É importante não confundir o desapego com indolência, como estratégia de fuga que o ego usa para não assumir responsabilidade por seu processo evolutivo. Tudo que existe no Universo é energia criativa divina que deve ser utilizada para fomentar amor, harmonia e beleza em sua vida, e não para explorá-la com fins pessoais. Conhecimento implica ser consciente de que o Universo é o mecanismo que o Criador Infinito utiliza para manifestar sua grandeza, amor e beleza e para convidá-los a colaborar com o plano cósmico de evolução. Quando usam sua energia criativa com fins pessoais, estão ultrajando seu Ser Essencial e obscurecendo sua sensibilidade espiritual. Uma das leis axiomáticas cósmicas é compreender que tudo que existe no Universo é uma emanação do poder criativo de Deus e, por conseguinte, devemos utilizá-lo para gerar laços de conexão e sinergia amorosa entre “Todos e Tudo” que existe.

Enquanto continuarem se identificando com o que os circunda, com seu corpo físico e mente inferior, sua percepção da realidade será errada e desenvolverão a tendência de possuir tudo aquilo que satisfaça os desejos perniciosos do ego. Desta forma, os delírios de grandeza obscurecerão sua sensibilidade espiritual, criando tendências retrógradas que os impulsionará inevitavelmente à exploração e manipulação da energia criativa, de pessoas e das demais formas de vida.

Um dos sintomas mais relevantes da estagnação e degradação espiritual é quando se desenvolve uma forte atração em relação ao desfrute sensorial e à posse de tudo aquilo que o estimule. Atualmente, o hedonismo com matizes espirituais é uma tendência abrangente entre os trabalhadores espirituais. Esta é outra estratégia do ego para justificar condutas e atitudes dissonantes que nada tem a ver com crescimento e transformação interior. De acordo com o nível de crescimento espiritual, maior será o desapego em relação às práticas, atitudes, conceitos, hábitos e valores que não promovem a pureza de coração, compaixão e colaboração fraternal.

Sua vida está fundamentada numa rede letal de apegos que vão do mais grosseiro ao mais sutil, e o ego mental é a origem de todos eles. É mais fácil justificar-se com premissas de crescimento espiritual e não abordar com integridade e sinceridade os lacres evolutivos que, como parasitas, absorvem sua sensibilidade espiritual e tornam opaca sua percepção da realidade. Os apegos mais grosseiros são os que estão relacionados com seu corpo físico e a identificação com ele gera atitudes agressivas e exploradoras. Exemplos de apegos grosseiros são: o sentido exacerbado de posse que possuem com relação a objetos, circunstâncias e pessoas. Os apegos sutis estão relacionados com o plano mental-intelectual que os identifica com ideologias pseudo-espirituais, atitudes discordantes e egoístas, hábitos perniciosos e conceitos errôneos. Sendo assim, submergem em um labirinto existencial que devora sua integridade e sensibilidade espiritual, provocando uma desconexão com seu Ser Essencial e com o Plano Divino. Esta é a dinâmica habitual que pode ocorrer na vida dos trabalhadores espirituais se seus propósitos não são honestos e sua sinceridade não é capaz de discernir entre auto-engano e desafio evolutivo. O auto-engano é a ferramenta que o ego usa para que enfrentem os processos de transformação que são freqüentemente dolorosos devido à resistência à mudança. O desafio evolutivo é o mecanismo que o Ser Essencial emprega para recuperar seu status divino e despojá-los dos lacres que o tornam opaco.

A Luz liberadora do desapego é o suporte espiritual que ajudará a se despojarem dos lastros evolutivos que os impedem de recuperar sua glória e plenitude divina. O desapego é uma faculdade do Ser Essencial que está a sua disposição, e quando o ativam, experimentam inefável leveza, harmonia e júbilo interior. Os grandes Mestres do passado foram um emblema do desapego porque viviam em sintonia e sinergia com Deus, o Universo e a evolução. Desapego é afrontar conscientemente os desafios evolutivos com a atitude de agradecimento, assumindo plena responsabilidade por ele com a convicção de que o esplendor, a beleza e o amor divinos se manifestarão em seu interior. Vocês são Luz Divina Imortal, e a atração na direção da Luz Infinita do Criador é o propósito da evolução.

Traduzido por: Caren D. Frizzo

contact@atlantisangelis.org

http://www.atlantisangelis.org
http://portalarcoiris.ning.com/group/mensagensdosmetres/forum/topic...

SANANDA – A FREQUÊNCIA ESMERALDA E O RAIO TURQUESA


Publicado por Fatima dos Anjos em 21 setembro 2015 às 15:49 em MENSAGENS DOS MESTRESBack to MENSAGENS DOS MESTRES Discussions
Mensagem de Sananda e Melquisedeque
Canalizada por Elsa Farrus
Em 21 de setembro de 2015

O raio esmeralda ou a frequência turquesa são dois dos principais raios de luz que a própria Gaia está emitindo crescentemente desde o portal de leão.
Todos vocês estarão em comunhão com essas duas frequências de luz que combinada sãos as frequências criadoras da Lemúria.
Agora no ressurgir deles, vocês entram na frequência esmeralda em ocasiões e no raio turquesa em outras.
(E Sananda me mostra em suas mãos uma esfera de luz esmeralda iridescente com uma estrela de luz dourada de cinco pontas em seu interior e um ponto de luz turquesa dentro da estrela.)
Por que diferenciamos?
Porque entrar em uma frequência de luz significa estar em constante recepção da mesma, o raio esmeralda nasce como unificação do raio verde que é o conhecimento para a consciência de si mesmo e por isso cura e equilibra por estar vivendo em sua própria verdade como ser vivo e em sua verdade universal como ser de luz. E o raio dourada como frequência de energia em estado puro que porta conhecimento em todo momento.
Estar na frequência esmeralda é estar alinhado com seu propósito de vida na Terra e com seus desejos de viver, crescer e experimentar, ele é o motor das novas realidades desde a matéria até seu caminho para percorrer em todas as coisas.
Por isso diferenciamos estar na frequência, porque estão rodeados deste raio de luz, sustentando a consciência desde Alcyon para que vocês descubram sua verdade única como seres multidimensionais e encerrem seus egos particulares que os paralisam em seu processo de alma.
Em contrapartida, o raio turquesa é o que emana do cristal do seu coração quando encontram a sua verdade, são vocês que libertam essa frequência de luz para o resto da humanidade quando seu coração começa a se unificar com seu plexo e garganta no que vocês conhecem como coração unificado e que mais adiante, ou alguns de vocês já unificaram com outras frequências de luz, unificará todos os seus chakras.
O raio turquesa é o coração de Mu, o coração ascendido que brilha como as águas marinhas em plena luz do sol.
É sua caixa de ressonância para se comunicarem entre vocês, entre espécies e entre planos de existência. O raio turquesa, no portal dimensional do seu ser, irradia porque vocês se comunicam desde o coração, tanto interna como externamente, inclusive tão somente quando passam por um espaço e sentem paz, então sua vibração ativará a frequência de luz de amor, ternura e paz, inclusive nos que estão zangados, restaurando sua frequência de unidade.
Resta-lhes um trabalho árduo, vocês creem, mas realmente tudo está mais que percorrido, somente resta a rendição ao seu ser de luz para que se encerrem seus capítulos anteriores, amados seres de luz, permitam-se encerrar ciclos e permitam-se estar em plena paz.
É agora o momento da transição e do compromisso com vocês mesmos, é agora a maior ponte de luz em Gaia para que vocês possam recordar seu ser autêntico.
O chamado é de coração a coração e cada um responderá em função de sua frequência vibratória, em função de seu bem maior, respeitem todos os processos e recordem que são vocês que vão sentir o chamado como na Lemúria antiga. É o chakra do coração unificado que vai começar a lhes falar nos próximos dias, em especial após o eclipse em toda Gaia.
Com amor despendem-se de vocês
Sananda e Melquisedeque
Obrigada por compartilhar livremente esta canalização.
Feliz dia a todos.
Elsa
Fonte: http://www.ascensiongaia.es/

Tradução: Blog Sintese http://blogsintese.blogspot.com.br

domingo, 20 de setembro de 2015

A Via rápida para a Automestria

Mensagem do Arcanjo Miguel através de Ronna Herman


Meus amados campeões da Luz, este não é um tempo para os covardes, e está na hora de parar de tratar superficialmente a Espiritualidade. Muitos de vocês têm sido hesitantes nos esforços em despertar para a sabedoria da Alma e do seu Eu Superior. É hora de ajustar seu coração ardente com um desejo intenso de reivindicar a Automestria e tornar-se um Buscador da Alma em lugar de um hedonista. Os segredos de como atravessar as mudanças dramáticas e o caos da transformação estão constantemente sendo revelados a vocês. Todavia, precisam fazer esforços e empenhar-se ativamente para incorporar os métodos à prova de falhas que estão disponíveis, se hão de cavalgar de maneira bem sucedida a crista das ondas da mudança, durante os anos turbulentos à frente. É uma época para DEIXAR IR O VELHO – ABRINDO ESPAÇO PARA O NOVO. Uma atualização e refinamento de cada faceta/Centelha da consciência divina, bem como de cada dimensão, está ganhando impulso à medida que a Luz purificada do Criador Supremo se irradia para a extremidade da criação manifestada neste Subuniverso.

Está na hora de vocês e dos outros Trabalhadores da Luz compreenderem onde se encaixam neste grande evento cósmico de expansão e evolução. Agora é o tempo para o qual vocês estiveram se preparando nesta e em muitas existências passadas. Vocês, os fiéis, que estão se esforçando para alcançar a Automestria, de modo que possam tornar-se Servidores Mundiais da Luz, são necessários agora mais do que nunca. É agora o tempo de declarar: “Eu me esforçarei para me transformar em um PORTADOR CORAJOSO DE LUZ, de forma que eu possa atrair para mim e irradiar a partir de mim a máxima quantidade da Luz do Criador em direção ao mundo e a toda a humanidade”.

Ao fazer isso, vocês vão criar uma coluna de frequências harmoniosas de Luz de segurança das dimensões superiores ao redor de si mesmos, da sua casa e dos seus entes queridos. À medida que obtiverem a capacidade de atrair para si quantidades cada vez maiores da substância da Luz Divina, sua esfera de influência crescerá e se espalhará para envolver uma região em constante expansão. Finalmente, sua Luz se juntará aos padrões de frequência dos seus irmãos e irmãs espirituais que estão também comprometidos em tornar-se Portadores de Luz. Há muitos de vocês que já alcançaram essa capacidade concedida por Deus e estão fazendo a diferença.

Perturbações e tumultos são excessivos em seu planeta, e como vocês estão cientes, isso está acelerando de modo que nenhum país ou raça está imune. Sentimos a sua preocupação, e justificadamente, porque é um momento decisivo para a Terra, a humanidade e todos os seres vivos que residem no planeta. Portanto, mais uma vez, permitam-me relembrá-los do que é e do que não é adequado para vocês como um Mestre da cocriação. Sabemos que o maior desejo do seu coração é ajudar os que estão sofrendo e em aflição e isso é como deveria ser. Há aqueles cuja missão é estar envolvidos diretamente, seja defendendo, cuidando, curando ou ajudando a aliviar a miséria daqueles desalojados ou em necessidade. Há aqueles que serão chamados no meio do tumulto, e aqueles que precisam tomar decisões cruciais sobre qual é o melhor método de ação em diversas situações e dramas que estão sendo encerrados em base contínua. Outros darão apoio por compartilhar suas riquezas, e que também é apropriado. Contudo, a maioria de vocês, sobretudo aqueles que reivindicaram as frequências das dimensões superiores como sua realidade, estão um tanto afastados desses dramas estressantes. Então, é mais importante do que nunca que vocês permaneçam centrados no coração e focados na Alma para que possam espalhar o máximo de Luz, esperança e harmonia a partir do seu CENTRO DE PODER SOLAR, em direção ao exterior dos planos astrais caóticos da consciência e para baixo, para o âmago do coração da sua mãe Terra. Vocês, as Sementes Estelares, são capazes de ajudar a Terra a liberar a si mesma da prisão da negatividade à medida que ela se esforça para aliviar a sua carga e harmonizar seu campo áurico a fim de reivindicar sua nova posição designada no interior do sistema solar.

Graças a vocês, as Almas corajosas, que são chamadas de sinalizadores do caminho ou a vanguarda dos Trabalhadores da Luz, o caminho dourado foi claramente criado e definido. Vocês também estão no processo de abertura das linhas de comunicação entre nós, para que possamos transmitir-lhes todas as informações de que vão precisar para passar rapidamente pelo processo de ascensão para o próximo nível da consciência. Ao fazer isso, vocês vão deixar para trás e não serão afetados pelas mudanças drásticas, negatividade e caos das dimensões inferiores, desequilibradas, das quais as massas estão agora lutando para sair. Chegou a hora em que cada um de vocês está sendo solicitado a produzir e compartilhar sua sabedoria particular, acumulada de suas vastas experiências na Terra, e também para conectar-se com as joias de sabedoria armazenadas em sua Mente Sagrada, que vocês trouxeram dos confins do universo.

Àqueles de vocês que seguiram de maneira fiel nossos ensinamentos está sendo oferecido o que poderíamos chamar de uma via rápida para a Automestria. Nossa amada mensageira, Ronna Herman, concordou gentilmente em assumir a tarefa de produzir e disponibilizar-lhes os ensinamentos apropriados da sabedoria universal expandida, que foram originalmente reservados somente para os iniciados mais avançados nos retiros e escolas de sabedoria oculta. Todos vocês estão no meio do processo de iniciação – em uma etapa ou outra. É uma escola de aprendizagem e de iniciação que está acontecendo a cada dia, enquanto vocês lidam com as suas tarefas cotidianas e enfrentam os desafios diários. Tudo o que foi ocultado no passado está agora sendo trazido à luz da consciência, ou para ser corrigido, eliminado, ou, em alguns casos, ampliado.

Também é tempo para aqueles de vocês, que estão firmemente no caminho, começarem a construir um relacionamento mais íntimo com os seus guardiães e professores angélicos dos reinos superiores. As muitas facetas do seu Eu Superior estão aguardando-os para integrar esses ensinamentos avançados, juntamente com as frequências superiores de Luz que estão agora disponíveis. A comunicação telepática com os Seres de Luz dos reinos mais elevados é uma parte dos seus dons sensoriais físicos de origem. Chegou a hora de reivindicar esses talentos e dons, amados. Pedimos-lhes para estudar e meditar nos ensinamentos de sabedoria avançada que estamos oferecendo àqueles de vocês que estão firmemente no Caminho, até que eles fiquem gravados em sua mente e se tornem parte da sua consciência superior. Os maravilhosos dons e talentos que vocês têm a sua espera excedem em muito os esforços que aplicarem para alcançá-los.

Cada vez mais Almas preciosas estão, neste momento, começando no caminho da consciência, conforme prestam atenção aos toques do seu Eu Alma. Frequentemente, isso dá início a um intenso processo de noite escura da Alma, à medida que elas enfrentam as distorções na consciência que elas criaram, e a plena medida da Lei do Círculo, ou Carma, é aplicada. Conforme vocês estão cientes, não se trata de punição, embora assim pareça, no início. É uma oportunidade para cada pessoa dar meia volta e encarar de maneira corajosa o seu Self, e corrigir e harmonizar os padrões de frequências discordantes que ele ou ela criou.

Frequências mais elevadas e mais refinadas estão constantemente bombardeando-os e à Terra. Como consequência, muitos de vocês estão no meio da intensidade emocional e distorções do plano astral, que consiste de sete subplanos da quarta dimensão. Esses são os planos emocionais da consciência que precisam ser trazidos sob controle e retornar a um nível aceitável de polaridade. Essas são algumas das tarefas mais difíceis que vocês ainda vão experimentar enquanto estiverem na jornada da ascensão para a quinta dimensão de equilíbrio e tranquilidade. Chegou a hora de purificar os padrões profundos do núcleo de energia residual, que vocês precisam liberar, a fim de acomodar as frequências mais elevadas de Luz.

Saibam isto, amados, é uma oportunidade de ouro para vocês liberarem, de uma vez por todas, aquelas energias impactadas que carregaram como excesso de bagagem durante muitos milhares de anos. Enfrentem-nas, processem-nas e vejam-nas transmutadas na pura substância de Luz, e, no processo, vocês vão sentir-se MAIS LUMINOSOS E MAIS BRILHANTES, à medida que atravessam o caminho para a consciência superior nos reinos de possibilidades maravilhosas.

Há uma infinidade de informações e avanços disponíveis em todas as facetas da consciência espiritual, à medida que os corajosos à frente de vocês são capazes de acessar os níveis superiores e mais refinados dos grandes Salões da Sabedoria e também receber ensinamentos avançados dos Seres de Luz. Muitas das informações produzidas são úteis e cheias de amor, mas algumas delas são confusas e distorcidas. Portanto, pedimos-lhes que usem de discernimento acerca do que vocês aceitam como sua verdade. Algumas dessas informações vão além da imaginação, e vocês querem saber como alguma vez alcançarão os diversos níveis da consciência que são descritos. Depois de serem cortados da Fonte por tanto tempo, estão ávidos e desejosos de saber tudo que há para saber para que possam alcançar as alturas da iluminação tão rapidamente quanto possível. Todavia, por favor, lembrem-se, meus preciosos amigos, vocês precisam fazer a jornada um passo de cada vez, aprendendo cada lição de modo pleno, enquanto liberam o que não lhes serve mais. Vocês, em seguida, serão conduzidos através da próxima porta aberta de brilho incandescente, e serão oferecidos níveis da consciência de Deus sempre em expansão. É uma jornada interminável. Haverá sempre novos testes, novas oportunidades e novas e surpreendentes aventuras para experimentar.

Estes são os tempos mais críticos da Terra e da humanidade à medida que tudo que não serve mais ao bem mais elevado está gradativamente sendo eliminado ou transformado. Vocês estão construindo/reconectando-se com a Ponte do Arco-Íris que os conduzirá a um novo futuro brilhante para vocês e sua Terra, bem como para este sistema solar e galáxia. Depende de cada um de vocês quão fácil ou difícil a jornada será. Queridos, por favor, mantenham em mente que o seu sucesso está assegurado; contudo, a escolha é sua de quanto tempo vocês levarão para alcançar o próximo destino.

Sabemos que é mais fácil elevar-se acima de um desastre ou de uma situação negativa quando isso está ocorrendo a meio caminho ao redor do mundo. Mas, não é tão fácil quando ocorre em sua terra natal, em seu bairro ou quando os afeta pessoalmente, a sua família e a sua casa. Então, vem os verdadeiros testes da mestria. Podem permanecer centrados no seu Coração Sagrado e confiar em seus amigos dos reinos mais elevados, para ajudá-los, através das noites escuras e do caos, para a luz solar de um brilhante e novo futuro, independentemente do que acontecer a vocês ou a seu redor?

Muitos estão perguntando: “O que podemos fazer para ajudar?” Em primeiro lugar, tornem-se um exemplo e irradiem a sua Luz para que todos vejam e se deleitem. Participem em meditações grupais e também passem tanto tempo quanto possível na Pirâmide Mundial celeste, na quinta dimensão, acrescentando suas energias singulares e o seu Amor/Luz para serem utilizados para o bem maior. Esforcem-se para atrair o máximo de substância da Luz cósmica para si, à medida que se tornam âncoras para as Partículas Adamantinas da Luz Divina na região onde vocês vivem. Visualizem grandes Pirâmides cristalinas de Luz sendo formadas na quinta dimensão por muitos grupos de Trabalhadores da Luz, onde todos se reúnam em meditações com a intenção de construir as maiores ondas de Luz cósmica possível. Essas ondas, concebidas para o bem mais elevado de todos, varrerão cada país enquanto o tempo passa, despertando as massas – limpando e purificando as energias negativas que são como uma força opressiva para cada país e seu povo. Saibam que cada país e cada raça são únicos, porque foram criados com atributos distintos, desejos, oportunidades e desafios. Cada um de vocês foi colocado estrategicamente na região onde possa ser de maior utilidade e fazer o bem maior. Vocês possuem as Sementes Cristalinas vibracionais no interior da sua estrutura cerebral/Alma, que os ajudarão, ajudarão o seu país e seus conterrâneos a acessar a Luz da Verdade, Sabedoria e Proteção.

Meus queridos guerreiros da Luz, estamos pedindo-lhes que não fechem os centros do seu coração. Não se envolvam com o medo e uma sensação de desesperança. Há grandes acontecimentos ocorrendo na Terra e nos reinos mais elevados, que estão além da sua compreensão . Lembrem-se de quantas vezes lhes dissemos: “do caos, surge nova criação”? Não lhes pedimos que minimizem a monumental tragédia que acaba de ocorrer ou o sofrimento que será experimentado por muitos. Mas, não atende a ninguém se vocês forem capturados pela negatividade, medo e agitação da ilusão da terceira e quarta dimensões. Não permitam que suas poderosas formas pensamentos e energia se envolvam com os padrões vibracionais inferiores que agregam mais energia negativa à nuvem da escuridão. Em vez disso, enviem seu poderoso Amor/Luz abrindo caminho no meio do caos e nos corações daqueles que espalham o caos, e em seguida, observem como a escuridão é lentamente subjugada pela Luz.

Prometemos elevá-los e apoiá-los com a nossa energia amorosa e ajudá-los através dos tempos mais sombrios. A Luz e o Amor de toda a Criação, juntamente com seus esforços arrojados e inabaláveis prevalecerão. Eu sou seu amigo e protetor amoroso, para sempre.

EU SOU Arcanjo Miguel.

:::::::::))))00000(((((::::::::::

Tradução de Ivete Brito – adavai@me.com/ - www.adavai.wordpress.com/

Fluindo com a s Energias Cósmicas

Mensagem do Arcanjo Uriel canalizada por Ramaathis-Mam

Das Esferas Angélicas vos envio meu fluxo de amor para que a compreensão, a Graça e a Consciência Cósmica impregnem vossas vidas em toda sua plenitude, harmonia e beleza.

Amados Seres de Luz do planeta Terra é uma satisfação e honra interagir com todos vós, como Seres de Luz sob influência da amnésia espiritual. Hoje, como porta-voz das Esferas Divinas, espero que minhas palavras sejam uma fonte de inspiração e orientação em vossa evolução. Sois fontes receptoras e transmissoras de energia com o poder de adaptar, transmutar e integrar qualquer estado evolutivo que desejais experimentar.

Os processos evolutivos que estais vivenciando são a conseqüência da síntese do último ciclo evolutivo que a Terra está passando na atualidade. Existe uma interação e interdependência entre vós e o planeta que retroalimentais mutuamente. A Terra, por sua configuração energético-vibratória e evolutiva, tem a finalidade de reciclar e recolocar dinâmicas evolutivas disfuncionais que adquiristes no decurso de vossa evolução. Quando falamos de evolução, nos referimos aos processos de transformação que tendes de incorporar até integrar plenamente a freqüência vibratória de nível mais elevado que é a sintonia, sinergia e conexão com Deus e a dinâmica da evolução cósmica.

Até que ocorra o alinhamento galático, dispondes da oportunidade para finalizar os processos disfuncionais que retardam e dificultam vosso crescimento espiritual. Vossas disfunções psico-emocionais, energéticas e fisiológicas se manifestam em diversos níveis: comportamental, conceitual e vivencial e representam a síntese da resistência à mudança, a não aceitação de vossa identidade espiritual e em não colaborar com a dinâmica da evolução cósmica. Quanto maior a resistência à mudança, maior atrito e pressão energético-vibratória experimentareis. As energias que estão atingindo vosso sistema solar e planeta são muito poderosas e são emissárias de transformação e alinhamento com os novos paradigmas aquarianos. Estas energias cósmicas são catalisadoras de vossa evolução e atuam como revulsivos para induzir-vos à mudança e a mensagem é alinhar-vos e fluir com elas. O que significa fluir com elas? Observar a partir da introspecção consciente e ativa de como os padrões disfuncionais emergem com todo seu poder das profundezas do subconsciente para que sejais conscientes destes padrões e para que os diluais com aceitação e transformação interior.

Ser um trabalhador da Luz implica assumir responsabilidade para que com vossa colaboração e com a orientação divina se ative vossa identidade espiritual turvada pelas camadas disfuncionais do “Ego Fictício”. O que é ego fictício? É a identidade que suplanta e turva vossa conexão e comunicação com vosso Ser de Luz e com a Fonte Divina ou Deus. Esta identidade fictícia é o produto dos erros cometidos no decurso de vossa evolução que agora exige redenção, a partir do perdão e da aceitação. Recriminar-vos pelo passado é uma atitude negativa que desgasta e fortalece mais os padrões dissonantes que governam vossa vida e evolução. Agora tendes a oportunidade de diluir esse lastro disfuncional que acumulastes durante muitas vidas. Os tempos de vitimismo terminaram porque as energias cósmicas que estão atingindo vosso sistema solar exigem uma metamorfose integral que ativará a conexão com vosso Ser Essencial e com a dinâmica da evolução cósmica.

Fluir com as energias cósmicas é um sinônimo de metamorfose interior que ativará a Luz, consciência e sabedoria que existe em vosso Ser de Luz. São tempos de introspecção para que aceiteis os estados negativos que criastes a partir da inconsciência. Quando fluis com as energias se produz uma sinergia e comunicação entre a faceta primitiva-instintiva do ego fictício e vosso Ser de Luz, criando homogeneidade e fusão espiritual. O ego fictício e suas múltiplas facetas disfuncionais são uma ferramenta que utilizais nos estados de evolução inferior, para que vos esqueçais de vossa identidade espiritual e do vínculo que tendes com o Plano Divino.

A felicidade, harmonia e paz que tanto desejais não são um produto do ego fictício que se esforça incessantemente para estabelecer sua supremacia e controle da evolução, que na realidade não possui. Quando vos esqueceis de vossa identidade espiritual e da conexão que tendes com Deus, os conflitos, a exploração e o sofrimento são os efeitos subseqüentes de semelhante alucinação. É uma alucinação porque enquanto estais sob os efeitos embriagadores do ego fictício vossa percepção da vida e da evolução é equivocada, até o ponto de aceitardes como válidas circunstâncias adversas e dolorosas que impregnam vossa existência. Desta forma, passam ciclos evolutivos e milhares de encarnações perdidos no labirinto do ego fictício que os mantem desconectados de vosso Ser de Luz e do Criador Infinito. Esta desconexão é a origem do sofrimento e dor que experimentais em cada encarnação e enquanto seguis nutrindo-a não podereis sentir paz, harmonia ou amor em vossa vida.

Estais na encruzilhada evolutiva e as decisões que tomais serão decisivas para vossa evolução, e os encorajamos para que com sensatez e espírito reflexivo vos alinheis com o fluxo das energias cósmicas que são portadoras de Luz e de bem-estar interior. Os processos transformadores estão se intensificando e quanto maior vossa fluência com eles, maior consciência, sabedoria e força obtereis. O desgaste e negatividade que sentis são o efeito de vossa resistência e não do processo. Por isso sugerimos que fluais com as mudanças, como mecanismo terapêutico que o Universo e vosso Ser de Luz utilizam para diluir a negatividade e tudo que está dificultando vossa evolução e crescimento espiritual.

As projeções do ego fictício dirigem vossa vida cobrindo-a de drama, inconsciência, negatividade e sofrimento. As energias cósmicas, como mensageiras da Luz, chegam para diluir essas máscaras de obscuridade que colocastes e que não necessitais. Utilizastes a obscuridade para esconder-vos por medo de descobrir que vossas expectativas de sorte, harmonia e paz interior não se cumpram. A frustração tem sido vossa companheira constante e silenciosa para que sejais conscientes que vossos desejos de grandeza, poder e controle sobre a matéria fracassaram. Aceitar isto não é fácil e requer muitos processos evolutivos e encarnações e agora chegou o momento para que os abordem com integridade e sinceridade de espírito. A felicidade não está em ser o “Centro do Universo” mas sim em fluir e colaborar com a evolução como unidades de serviço divino que somos. Somos projetados para amar e servir a Deus, e compreender e aceitar isto é sabedoria e iluminação. Esta é a chave do enigma existencial que lhes permitirá ser felizes e finalmente regressar ao Plano Divino para desfrutar da imortalidade e da satisfação infinita que tanto desejais.

As energias cósmicas que estão atingindo vosso sistema solar são a cirurgia evolutiva que a Hierarquia Espiritual está usando para instalar os novos paradigmas evolutivos. Isto implicará desconectar-se de tudo aquilo que obstrua seu fluxo e sintonizar-se com nova configuração energético-vibratória da Terra. Aquário e sua energia transformadora vos está chamando para que sejais emissários dos novos arquétipos evolutivos e parte da vanguarda de Luz do planeta Terra. As circunstâncias que estais vivenciando são as melhores para a ascensão espiritual e com esta compreensão deveis fluir com elas e aproveitar sua conjuntura transformadora.

Mesmo que os processos possam ser convulsivos e dolorosos não deveis alarmar-vos nem desalentar-vos porque são sedimentos profundos do subconsciente que estiveram repousando durante muito tempo e agora estão se diluindo. Quanto maior for o nível de dissolução mais Luz, compreensão e harmonia obtereis. Damos ênfase neste aspecto porque vossa tendência é evadir-vos quando detectais conflito e sofrimento interior. Se os abordais com intrepidez e honestidade descobrireis como se diluem e recebereis simultaneamente inspiração, força e compreensão. Estes são os efeitos da iluminação espiritual ou diluição daquilo que obscurece vossa identidade espiritual. A maestria não é um título para fazer alarde, mas sim uma atitude de introspecção e transformação constante. A maestria é um processo que vai se desenvolvendo à medida que assumis a necessidade e responsabilidade de ativar vossa identidade espiritual. Vosso Ser de Luz ou Presença Divina é o que em realidade sois e de que tanto falais, mas não sentis porque isto não se intelectualiza, mas sim “SE É” e isto marca a diferença. Esse estado de Ser é a fonte da plenitude, harmonia, paz, prosperidade e amor que desejais, mas não sentis porque, todavia não o haveis integrado. Esse estado de ser é a finalidade da evolução cósmica e deveis esforçar-vos por consegui-lo, porque é o que sois em essência. As máscaras do ego fictício que forjastes durante vossa trajetória evolutiva devem se dissolver para reencontrar-vos com o que “Já Sois e Sempre Sois” - essências de Luz imortal criadas para amar e servir incondicionalmente a Deus. Só assim amados Seres de Luz desfrutareis do bem-estar, harmonia e paz interior como uma emanação da beleza e do amor do Criador.

Tradução: Caren D. Frizzo - contact@atlantisangelis.org

http://www.atlantisangelis.org
http://portalarcoiris.ning.com/group/mensagensdosmetres/forum/topic...

sábado, 19 de setembro de 2015

7 opções vegetais para substituir a proteína animal

Muitas pessoas temem o vegetarianismo porque acreditam que não podem viver sem a carne. Acreditam que sem ela faltará nutrientes para o corpo e poderá até ocasionar doenças.

Mas será que realmente precisamos da carne para ser saudáveis?
Será possível sobrevivermos sem ela?

Sim! É tão possível que o novo guia alimentar brasileiro divulgado pelo ministério da saúde não considera a carne como essencial para a saúde humana, referindo-se aqui a todo tipo de carne: vaca, frango, porco, peixes e etc.

No entanto quando decidimos nos abster de determinados alimentos é imprescindível que se tenha maior atenção na escolha e combinação dos demais alimentos para que se tenha refeições saudável. Porque é bem verdade que se deixar de comer a carne, porém não fizer refeições saudáveis e completas, a tentativa de deixar a carne para ter mais saúde, pode ser um “tiro que sairá pela culatra”.

A proteína presente nas carnes é uma das principais alegações daqueles que defendem que não podemos viver sem este alimento, no entanto as proteínas essenciais aos seres humanos podem ser obtidas facilmente através dos alimentos de origem vegetal.

Citemos aqui alguns exemplos de fontes de proteínas que podem substituir (nutricionalmente) as carnes:
1. Arroz integral: O arroz, um alimento bastante tradicional no prato dos brasileiros, porém na versão refinada. Apenas o fato de trocar o “arroz branco” pelo integral, já terá uma boa fonte de proteínas, cerca de 2,5%. Porém o arroz integral mesmo sendo ótima fonte de proteína, ele sozinho não estará na versão completa que o ser humano precisa, por isso é indicado que seja consumido combinado com grãos como ervilhas, feijões, lentilhas, grão-de-bico, que também são alimentos ricos em proteínas e que combinados ao arroz oferecerão ao organismo todos os aminoácidos essenciais necessários.

2. Cogumelos: Existe uma variedade deles (shitake, shimeji, funghi, champignon…) e atualmente estão cada vez mais acessíveis a população. 100 gramas de cogumelos já prontos para o consumo tem a mesma quantidade de proteínas que 100 gramas de carne vermelha.

3. Brotos: Brotos tais como os de girassol, feijão, alfafa são riquíssimos em proteínas. Por ser um alimento jovem e cheio de energia, cai muito bem em qualquer tipo de dieta. Além das proteínas também são ricos em vitaminas do complexo B e magnésio.

4. Sementes: as sementes ajudam a incluir proteínas nas dietas vegetarianas. Podemos citar várias delas, tais como: semente de abobora, girassol, pistache, amêndoas, chia… Muitas destas além de proteínas são também fonte de ômega-3. Uma vez que uma das maiores fontes de ômega-3 são os peixes, para os vegetarianos, o consumo de sementes também são substitutos deste nutriente. Vale ressaltar que se deve fugir do consumo de sementes industrializadas e cheias de sal, já que neste formato poderão trazer prejuízos a saúde.

5. Folhas verdes escuras: Os nutrientes das folhas verdes escuras ajudam na absorção das proteínas advindas de outros alimentos e também são ricas em ferro. Seria muito importante ter folhas verdes em todas as refeições.

6. Coco: Conhecido como carne branca, o coco é uma ótima fonte de proteínas. Alimento completo, é excelente substituto de carne, queijos, ovos e leite, aos quais é superior. Rico em proteínas, gorduras, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. É preferível que seja ingerido sempre in-natura ou como “leite”.

É importante lembrar que a carne nunca deve ser substituída por um único alimento, é a variedade na alimentação e a combinação de vários deles que dará a substituição adequada. Sempre que possível é importante consultar um profissional da área especializado em nutrição vegetariana para que ele possa orientar a cada pessoa quanto as substituições levando em consideração as particularidade de cada individuo.

Escolher abster-se de alimentos prejudiciais e buscar alimentações naturais e equilibradas não é algo que favorecerá apenas o corpo e a saúde física, mas refletirá também na saúde mental e espiritual. É plano de Deus que seus filhos vivam cada vez mais próximo de Seu ideal.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
1 Coríntios 10:31
http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/renata/7-opcoes-vege...

A importância do cálcio para a saúde - onde encontrar cálcio

Quando uma pessoa pensa em tornar-se vegetariana, o primeiro drama que ela precisa resolver é o da suposta deficiência de proteínas… Depois vêm outros dramas, tais como as supostas deficiências de ferro, zinco, vitamina b12, cálcio, ente outras.
Hoje vamos tratar mais especificamente sobre o Cálcio. Muitos acreditam que as maiores fontes de cálcio estão no leite e seus derivados e por isso entendem que não podem deixar de usar estes ingredientes em suas dietas. Com certeza é possível retirar Cálcio do leite e derivados, mas é importante saber que esta não é única opção e, de longe, também não é a melhor opção.
Antes de qualquer coisa é importante entender que o Cálcio é um elemento mineral básico e sua maior fonte está em folhas, raízes e sementes, uma vez que as plantas o absorvem do solo. Isso faz muito sentido quando pensamos que são destas fontes, que os animais herbívoros, como a vaca, por exemplo, retiram sua fonte de cálcio. Pensando nisso acho que podemos deixar as vacas de lado e irmos direto as fontes vegetais para também conseguirmos o nosso cálcio, não é mesmo? Se grandes animais obtém todo o cálcio para formação de seus ossos, sem auxílio de lacticínios (tomando apenas o leite materno até o desmame), você não acha que as plantas podem resolver nossas necessidades de cálcio também? Com certeza sim!

Uma coisa que não se fala sobre o Cálcio é que ele não apenas entra em nosso organismo, ele também sai. O que faz o Cálcio sair do nosso organismo é uma alimentação altamente acidificante, ou seja, rica em proteínas animais. Por isso que na cultura ocidental vemos aumentar cada vez mais a ingestão de cálcio e ainda assim ter pessoas cada vez mais com problemas de osteoporose. Quando temos uma alimentação alcalinizante, ou seja, sem produtos de origem animal, o cálcio ingerido na proporção certa será bem melhor aproveitado pelo organismo. Por tanto, o plano alimentar não deve ser o aumento da ingestão de cálcio através de leites, derivados e suplementos, mas sim evitar a perda desse e de outros nutrientes, mantendo-se longe de qualquer proteína animal.

Ainda é importante lembrar que os ossos não são feitos apenas de Cálcio, mas de vários outros minerais e vitaminas, por isso muitas outras coisas devem ser levadas em consideração para manter a saúde óssea que não apenas a ingestão de um único nutriente. Frutas e vegetais contêm todos os nutrientes essenciais para a formação de ossos fortes, desde que não sofram interferência das proteínas animais.
Se você desconhece quais vegetais são ricos em cálcio, deixaremos uma lista deles aqui para auxiliar em suas escolhas alimentares fazendo-as cada vez mais adequada:
- Soja e seus derivados (tofu e leite de soja)
- Brócolis
- Couve
- Espinafre
- Feijão branco
- Grão de bico
- Quiabo
- Beterraba
- Repolho
- Batata – Doce
- Aveia
- Linhaça

Fonte da Pesquisa: Saúde Nua e Crua – Alimentos na Prevenção e Cura de Doenças, Peso Ideal e Qualidade de Vida / Marcia Lobo Vidoto. 3. ed. Cotia, SP: Ed. Do Autor, 2015.
http://www.tudoparavegetarianos.com.br/

Ascensão pessoal

Publicado por Fatima dos Anjos em 16 setembro 2015 às 15:52 em MENSAGENS DOS MESTRES
Back to MENSAGENS DOS MESTRES Discussions


Filhos, a cada dia que passa, mais vocês se aproximam da verdadeira Ascensão, e ao buscarem se aprimorar pessoalmente para se tornarem seres melhores, mais e mais vocês se elevam rumo a Luz necessária para vossa Ascensão.

Apesar do Criador ter planejado que a Ascensão da Terra envolveria concomitantemente tanto a Humanidade, o Planeta e o Cosmos onde vivem, nada impede que cada um de vós antecipe-se na sua Ascensão pessoal.

Todos os espíritos foram criados de uma minúscula parte do Criador, e por isso somos seus filhos primogênitos. E todos nós evoluímos e aprendemos lições, vida após vida, planeta após planeta, de forma a elevarmos mais e mais as nossas vibrações pessoais, progredimento estágio após estágio até atingirmos o estado de Amor Incondicional puro, quando cada um de nós terá que decidir se continua a viver como ser individual, ou, retornamos à nossa casa, e nos reintegramos ao Espírito do Criador, tornando-se UM com o Criador.

Assim, dia após dia, a humanidade busca se aprimorar, e apesar de que os olhos dos humanos encarnados na fisicalidade não enxergarem qualquer progresso, nós no plano Espiritual vemos dia a dia o aumento da Luz interior expandindo-se dentro do coração da humanidade.

Há progresso em cada alma, creiam, e mesmo com as mais duras lições por que possam estar passando, saibam que estão saindo delas mais luminosos, mais claros, pessoas e espíritos melhores, e este é o sentido de se aprender lições através do sofrimento, aprende-se mais rápido, avançando velozmente rumo a auto iluminação, que é o que a maioria busca.

Mesmo assim, o caos parece ser o chão por onde andam, e a insegurança e o medo quanto ao futuro influenciam vosso estado da alma.

Há tempos que a espiritualidade tem dito através de diferentes canais que está ocorrendo um processo de limpeza e purificação dos planos espirituais mais densos, ou o umbral, como uns o chamam.

Mesmo estando em planos diferentes, os habitantes dos planos mais densos, ou a quarta dimensionalidade, ocupavam esses espaços, e para se fazer essa limpeza, eles precisariam ou serem removidos para outro planeta, ou, esses habitantes precisariam reencarnar em grande número sobre o plano terrestre, na fisicalidade, liberando assim o espaço da quarta dimensionalidade, para que a limpeza e purificação pudesse ser feita.

Hoje a população encarnada sobre o planeta Terra ultrapassa os 7 bilhões de habitantes, ou, de almas encarnadas.

Todo esse contingente de almas que saíram dos mais variados estágios evolutivos está hoje sobre o planeta, contribuindo para o processo de ascensão do planeta, e essa é a razão, de que as paixões mais violentas acabam por se tornar eventos onde muitos participam através de protestos ou de agitações coletivas.

O mundo parece ter ficado louco, e de certa forma, está sim.

Mas, o Criador planejou para a Terra, neste momento de superpopulação sobre a superfície, um aumento das vibrações energéticas de nosso sistema solar, abençoando a todos nós com novas e poderosas energias de Amor, criando um processo individual de elevação das capacidades cognitivas e sensoriais, permitindo que o ser humano possa refletir mais sobre quem ele é, e qual o real sentido de sua vida.

Percebam que oportunidade maravilhosa todos vocês tem.

Com a diminuição da população na quarta dimensionalidade, foi possível se realizar uma grande renovação desta região planetária, antes excessivamente densa e com pesadas cargas de energia negativa, e hoje, essa mesma região é seguramente muito mais leve afetando muito menos as enérgicas psíquicas da humanidade, o que contribui para a elevação energética individual e coletiva.

Também, com a superpopulação sobre o planeta, milhões de espíritos que não reencarnavam a milhares de anos, estão hoje sobre a Terra tendo a sua chance de resgatar sua negatividade e construir uma nova e abençoada vida.

Toda a humanidade hoje é Um Consigo Mesma, e é Um com O Criador, e todos aspiram uma chance de progredirem e melhorarem seus padrões vibratórios.

Como tudo na história do planeta Terra, a maioria está se elevando, uns pouco, outros muito pouco, outros muito, e ainda, outros decaindo na negatividade.

Independentemente do estágio em que estejam, todos vocês são irmãos de alma, e é maravilhoso ver nos núcleos familiares, uns ajudando os outros de sua própria maneira, de forma a que todos possam evoluir.

Este é um momento sublime sobre a Terra e mesmo que envoltos pela matéria densa do corpo físico não consigam enxergar isso, saibam que todos vocês estão evoluindo dia a dia, rumando de volta para casa, onde nosso Pai nos espera um dia.

Há esperança, mesmo no caos de vosso mundo, e por isso, não percam a fé e a esperança, pois é através delas que vocês ganham força para superar a vida no dia a dia.

Peço-vos que quando abrirem os olhos pela manhã, e prosseguirem ao longo do dia, vejam a vida como uma benção divina dada pelo Criador para vocês.

Vejam tudo com olhos amorosos, pois tudo ao vosso redor é Amor.

E assim, encontrarão forças para continuarem a progredir, dia a dia, rumo a vossa Ascensão pessoal, que só depende de seu próprio esforço, para Amar, e ser Amado.

Eu Sou Metatron, e vos Saúdo na Luz e no Amor.

Canalizado por Adriano Pereira

Manaus - 05/07/2015

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

As 10 Verdades Universais Que Todas as Almas Iluminadas Precisam Entender

Publicado por Fatima dos Anjos em 18 setembro 2015 às 15:33 em MENSAGENS DOS MESTRES

A nova realidade traz consigo uma nova visão expandida da consciência. Para operar com sucesso uma consciência ampliada, você tem que aplicar os novos princípios que vêm com esta visão expandida.

Isso permite que você desperte para o seu potencial expandido e manifeste ele.

A metafísica é uma filosofia do ser, um estudo dos princípios subjacentes da existência. A abordagem holística à metafísica fornece uma filosofia baseada em uma fundação integrada da mente, corpo e espírito. Esta abordagem inclusiva do espírito é essencial para entender a visão mais ampla da consciência que a nova realidade apresenta.

Aqui estão dez princípios que ajudarão você a apreciar a visão expandida da consciência oferecida pela nova realidade.

1. Tudo é UM.
Tudo na criação é uma expressão do Ser Infinito. O Ser Infinito é a consciência que a tudo abrange da qual o Universo foi criado. Tudo no Universo é criado da consciência. Nós todos somos aspectos do Ser Infinito.

2. Transformação.
post-09-17-2O mundo está passando por uma transformação espiritual da consciência humana. Pode levar algum tempo para ser concluída e quando isso acontecer, vai trazer um fim ao confronto global e ao sofrimento.

Esta nova era da civilização será alcançada por uma consciência generalizada de UNIDADE subjacente a todas as pessoas.

O mundo é alterado quando você promove mudanças espirituais dentro de si mesmo. Isso ocorre automaticamente quando você compartilha constantemente quem você é, e tudo o que você se tornou, dentro da atmosfera compartilhada do cinturão global da mente.

3. Propósito na Vida.
Assim como cada floco de neve é único, o mesmo acontece com cada pessoa. Seu objetivo principal na vida é a experiência de vida individual, um ponto de vista único. Você é uma expressão de como o Ser Infinito experimenta a si mesmo de todos os ângulos possíveis.

4. Reflectância.
post-09-17-3A vida reflete quem você é, suas crenças, seus pensamentos e seus sentimentos.

Este é o princípio básico por trás do ensinamento do carma e o fato de que você colhe o que planta, criando um padrão de pensamentos que atrai as experiências para si.

A reflectância é muitas vezes adiada, já que suas circunstâncias por vezes exigem ajustes para permitir que as reflexões apropriadas se manifestem.

5. Auto Responsabilidade.
Você cria a sua própria realidade e assume a responsabilidade pessoal por isso. Sua vida é um reflexo de quem você é e as experiências que você como uma alma, planejou para esta vida.

6. A Vida Após a “Morte”.
Do ponto de vista da sua verdadeira personalidade interior, a passagem do reino físico é como tirar uma roupa que você tenha usado por um tempo. A roupa não é o verdadeiro você.

post-09-17-4Em seu corpo espiritual você se move para o reino do espírito, que é um lugar de alegria e de cura.

Depois de se encontrar com amigos e parentes que já faleceram antes, você começa a trabalhar na resolução de possíveis problemas que causaram conflitos internos em sua vida física.

Você se lembra mais sobre quem você realmente é e experimenta uma alegre e prolongada reunião com o resto de sua família de alma.

7. Reencarnação.
A reencarnação existe para fornecer uma variedade de experiências, de modo que as habilidades de vida possam ser adquiridas e para que enquanto em um corpo físico, você possa redescobrir a fonte espiritual no seu interior.

8. A Verdade Está em Toda Parte.
A verdade final é encontrada dentro de nós, mas o estudo de uma variedade de fontes de informações ajuda a despertar e lembrar a sua verdade interior.

9. O Amor Incondicional.
post-09-17-5O amor incondicional e a aceitação de toda a vida coloca a sua consciência em um lugar mais alto, permitindo que a compreensão e a compaixão se desenvolvam.

Este amor e aceitação dos outros é um reconhecimento da luz espiritual dentro daquelas pessoas e não é dependente do seu comportamento exterior.

O amor incondicional também inclui um respeito geral pelas crenças dos outros, independentemente do quanto eles podem, ou não, se alinhar com as suas próprias crenças.

10. Conexão Interna e Discernimento.
A conexão com sua fonte interna promove a transformação espiritual e a realização do seu verdadeiro potencial. O desenvolvimento da intuição fornece uma visão essencial das experiências da vida.

©Owen K. Waters

Origem: thespiritscience

Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível

Como meditar?

Publicado por Fatima dos Anjos em 18 setembro 2015 às 16:10 em MEDITAÇÃOBack to MEDITAÇÃO Discussions
Por Sakyong Mipham

A atenção plena é essencial para a prática espiritual porque, não importa qual tradição espiritual sigamos, nossa mente deve ser capaz de permanecer no momento presente, se pretendemos aprofundar nossa compreensão e experiência.

Na meditação da atenção plena, ou shamatha, tentamos alcançar a estabilidade e a calma de nossa mente.

O que começamos a descobrir é que essa calma, ou harmonia, é um aspecto natural da mente. Através da prática da atenção plena simplesmente a desenvolvemos e fortalecemos, e, como decorrência, somos capazes de permanecer em nossa mente, com tranqüilidade, sem luta. Nossa mente sente-se contente, naturalmente.

Um ponto importante é que, quando estamos no estado de atenção plena, há uma inteligência sossegada. Não é como se tivéssemos “apagado”. Às vezes, as pessoas pensam que alguém que está em meditação profunda não sabe o que está se passando, que isso seria como estar adormecido. De fato, há estados meditativos em que negamos as percepções sensoriais, mas isso não é o que se pretende realizar com a prática de shamatha.

Criar um ambiente favorável

Algumas condições são úteis para a prática da atenção plena. Quando criamos um ambiente apropriado, é mais fácil praticar.

Por pequeno que seja o espaço de que alguém disponha para meditar, em sua casa, é bom que ele tenha um sentido de elevação e sacralidade. Também se deveria meditar em um local que não fosse muito ruidoso ou perturbador, e a pessoa não deveria se encontrar em uma situação tal que sua mente possa ser facilmente incitada à raiva, ao ciúme ou a outras emoções. Se ela estiver perturbada ou irritada, a prática será afetada.

Iniciando a prática

Encorajo as pessoas a meditarem freqüentemente, mas por curtos períodos de tempo — 10, 15 ou 20 minutos. Quando se força muito, a prática pode adquirir muita “personalidade”, e o treinamento da mente deveria ser muito, muito simples. Assim, pode-se meditar 10 minutos pela manhã e 10 minutos à tarde, e durante esses períodos realmente trabalhar com a mente. Depois, simplesmente pare, levante-se e vá embora.

Muitas vezes nos deixamos cair sobre a almofada para meditar e permitimos que a mente nos leve para qualquer lugar. Devemos criar um senso de disciplina. Quando sentamos para meditar, podemos recordar-nos: “Estou aqui para trabalhar com minha mente. Estou aqui para treinar minha mente”. É correto dizer isso a si próprio, literalmente, quando se senta para meditar. Precisamos desse tipo de inspiração quando começamos a praticar.

Postura

A abordagem budista é que a mente e o corpo estão ligados. A energia flui melhor quando o corpo está ereto, pois, quando ele está curvado, o fluxo é modificado e isso afeta diretamente nosso processo de pensar. Assim, há uma yoga que lida com isso. Não estamos sentados eretos porque estamos tentando ser bons alunos na escola; nossa postura realmente afeta nossa mente.

Pessoas que necessitam de uma cadeira para meditar devem sentar-se eretas, com os pés tocando o chão. As que usam uma almofada de meditação, como um zafu ou um gomden, devem encontrar uma posição confortável, com as pernas cruzadas e as mãos pousadas sobre as coxas, com as palmas para baixo. Os quadris não estão nem muito inclinados para a frente, o que cria tensão, nem inclinados para trás, de forma que a pessoa comece a se encurvar. Deve-se ter uma sensação de estabilidade e força.

Quando nos sentamos, a primeira coisa que precisamos fazer é verdadeiramente ocupar nosso corpo — verdadeiramente, ter um senso de nosso corpo. É freqüente que nos estaquemos, imóveis, e façamos de conta que estamos praticando. Mas não podemos nem sentir nosso corpo, não podemos nem sentir onde ele se encontra. Em vez disso, é necessário que estejamos bem aqui. Assim, quando se inicia uma sessão de meditação, pode-se dedicar algum tempo no começo da prática a arrumar a postura. Pode-se imaginar que a espinha está sendo puxada para cima, do topo da cabeça, de forma que a postura seja alongada para, então, se acomodar.

O princípio básico é manter uma postura elevada, ereta. A pessoa está numa situação sólida: os ombros estão nivelados, os quadris estão nivelados, a espinha está bem empilhada. Ela pode ver-se a empilhar os ossos na ordem certa e a deixar que os músculos pendam dessa estrutura. Usamos essa postura para permanecer relaxados e despertos. A prática que estamos fazendo é muito precisa: deve-se estar muito desperto, embora calmo. Quando notamos que estamos ficando entorpecidos, ou caindo no sono, devemos verificar a postura.

O olhar

Para uma prática de atenção plena estrita, o olhar deve estar voltado ligeiramente para baixo, enfocando algo a uma pequena distância à frente do nariz. Os olhos estão abertos mas não arregalados; o olhar deve ser suave. Estamos tentando reduzir o estímulo sensorial tanto quanto possível. Pergunta-se: “Não deveríamos ter uma sensação do ambiente?”. Mas, nesta prática, esta não é uma preocupação nossa. Estamos apenas tentando trabalhar com a mente e, quanto mais elevarmos o olhar, mais distraídos ficaremos. É como se tivéssemos uma lâmpada acima da cabeça a iluminar o ambiente e, subitamente, nós a enfocássemos diretamente à nossa frente. Estamos intencionalmente ignorando o que se passa ao nosso redor. Estamos confinando o cavalo da mente em um curral menor.

A respiração

Quando praticamos shamatha, familiarizamo-nos cada vez mais com nossa mente e, em particular, aprendemos a reconhecer os seus movimentos, que experimentamos como pensamentos. Fazemos isso utilizando-nos de um objeto de meditação que nos fornece um contraste ou contraponto ao que se está passando na mente. Logo que nos distraímos e começamos a pensar em algo, o objeto da meditação nos traz de volta. Poderíamos colocar uma pedra à nossa frente e usá-la para enfocar a mente, mas usar a respiração como o objeto da meditação é particularmente útil porque isso nos relaxa.

Quando começamos a prática, tomamos conhecimento de nosso corpo, temos um sentido de onde ele está e, então, começamos a notar nossa respiração. A sensação completa de respirar é muito importante. A respiração não deve ser forçada, obviamente; respira-se naturalmente. A respiração entra e sai, entra e sai. Relaxamos a cada respiração.

Os pensamentos

Não importa que tipo de pensamento venha a surgir, a pessoa deve dizer a si mesma: “Este pode ser um assunto verdadeiramente importante em minha vida, mas agora não é o momento de pensar nisso. Agora, estou praticando meditação”. Nisso se resume quão honestos somos, quão verdadeiros podemos ser com nós mesmos, durante cada sessão.

Todos se perdem em pensamentos, algumas vezes. Poderíamos pensar: “Não acredito que tenha ficado tão absorto em algo assim”, mas devemos tentar não fazer disso um assunto demasiadamente pessoal. Apenas tentemos ser tão imparciais quanto possível. A mente, às vezes, ficará turbulenta e teremos de aceitar isso. Não podemos nos pressionar. Se estivermos tentando nos ver completamente livres de conceitos, sem nenhum discurso, é melhor desistirmos, isso simplesmente não vai acontecer.

Assim, simplesmente utilizando o processo de rotular, percebemos nosso discurso. Notamos que nos perdemos em pensamentos, rotulamos isso como “pensando” — delicadamente e sem julgamentos — e retornamos à respiração. Quando temos um pensamento — não importa quão selvagem ou bizarro ele possa ser —, simplesmente deixamos que ele passe e voltamos à respiração, voltamos à situação do aqui, agora.

Cada sessão de meditação é uma viagem de descoberta para compreender a verdade básica de quem somos nós. No começo, a lição mais importante da meditação é perceber a velocidade da mente. No entanto, a tradição de meditação diz que a mente não precisa ser desse jeito: ela apenas não foi trabalhada.

Estamos falando de um assunto muito prático. A prática da atenção plena é simples e completamente factível. E, por estarmos trabalhando com a mente que experimenta a vida diretamente, ao sentarmo-nos, simplesmente, sem nada fazer, já estaremos dando um passo enorme.

Sakyong Mipham Rinpoche é o líder da escola Shambhala do budismo. Filho do grande mestre Chögyam Trüngpa. Autor dos livros em português “Fazer da Mente uma Aliada” e “Governe seu Mundo”, e em inglês “Shambhala Principle” e “Running with the Meditation Mind”.

https://budismopetropolis.wordpress.com/2014/12/13/como-meditar

Meditação Tonglen

Publicado por Fatima dos Anjos em 18 setembro 2015 às 16:18 em MEDITAÇÃOBack to MEDITAÇÃO Discussions

A prática de tonglen é uma meditação ativa, que através da respiração associada à visualização e à intenção amorosa e um desejo auspicioso de beneficiar uma pessoa em sofrimento ou grupo, pode nos ajudar no despertar da compaixão inata. É uma das meditações mais praticadas no budismo tibetano. Sogyal Rinpoche sobre a prática de tonglen: “De todas as práticas que eu conheço, a prática de tonglen, que em tibetano significa “dar e receber”, é uma das mais úteis e poderosa. Quando você sentir que está trancado em si mesmo, tonglen abre-lhe a verdade do sofrimento dos outros; quando seu coração está bloqueado, ela destrói as forças que estão obstruindo-o; e quando você se sente distante de a pessoa que está com dor antes de você, ou amargor ou desespero, ela ajuda você a encontrar dentro de si mesmo e em seguida revelar o amoroso esplendor, a expansão de sua verdadeira natureza. Nenhuma outra prática que eu conheço é tão eficaz em destruir a auto-agarramento, auto-apreço e auto-absorção do ego, que é a raiz de todo o nosso sofrimento e a raiz de toda dureza de coração” – Capítulo 12, “O Livro Tibetano do Viver e do Morrer”.

Instruções para a Prática de Tonglen
Por Pema Chodron

Para podermos sentir compaixão pelos outro precisamos sentir compaixão por nós mesmos. Para podermos sentir compaixão por pessoas que têm medo, ciúme, compulsões de todo tipo, arrogância, orgulho ou que sejam egoístas, más e tudo o mais, precisamos poder sentir compaixão por nós mesmos, não fugindo da dor que todas estas emoções nos causam. A prática de tonglen nos faz mais compreensivos, mais bondosos; aprendemos um jeito novo de lidar com a dor. Em vez de nos defendermos e nos protegermos, abrimos os nossos corações e permitimos que se instale a dor que vai nos purificar e nos aproximar dos outros. A prática de tonglen é um método de nos associar ao sofrimento—o nosso e o daqueles que nos rodeiam onde quer que estejamos. É uma forma de lidar com o medo de sofrer e dissolver o aperto que sentimos no coração. É sobretudo um método para despertar a compaixão inerente a todos os seres por mais cruéis ou frios que possam parecer.

Começamos a prática trazendo para nós o sofrimento de alguém que queremos ajudar. Por exemplo, uma criança que sofre. Inspiramos o sofrimento e a dor da criança. Depois, na expiração, devolvemos felicidade, alegria, ou o que quer que seja que alivie o sofrimento. Este é o cerne da prática: inspirando a dor dos demais para que possam estar bem e encontrar um espaço em que possam relaxar e se abrirem, devolvemos tranqüilidade ou o que quer que possa trazer felicidade. Acontece muitas vezes não conseguirmos fazer a prática porque nos defrontamos com o nosso próprio medo, resistência, raiva ou a dor que sentimos: reagimos como de costume e nos é mais possível estar plenamente presentes.

Então, desviamos o enfoque da prática do outro para nós mesmos e fazemos tonglen para este sentimento de incapacidade e para os milhões de outros que, como nós neste preciso instante, também são invadidos por fortes sentimentos que impedem de estar plenamente presentes. Talvez possamos até dar um nome ao sentimento: terror, nojo, raiva, carência ou desejo de vingança. Inspiramos por todos aqueles aprisionados nesta mesma emoção e devolvemos alívio ou o que quer que abra espaços para mim e para os inúmeros outros. Talvez não possamos dar um nome à emoção ainda que ela esteja presente no corpo, num nó no estômago, na sensação de uma escuridão pesada, exploramos esta sensação e inspiramos, trazendo-a para nós mesmos, por todos nós e devolvemos alívio para todos nós.

Muita gente diz que esta prática é contrária aos nossos hábitos. De fato, ela é contrária a nossa forma de querer que a vida se desenrole conforme os nossos desejos, fazendo com que tudo venha ao encontro do que queremos quaisquer que sejam as conseqüências para os demais. A prática dissolve as muralhas que erguemos ao redor do coração, dissolve a armadura com que nos protegemos. Em termos budistas diz-se que dissolve a fixação e apego do ego.

Tonglen reverte nosso hábito de evitar o sofrimento e buscar prazer e no processo nos liberamos da velha masmorra do egoísmo. Começamos a ter amor por nós mesmos e pelos demais e começamos a cuidar de nós mesmos e dos demais. Desperta a nossa compaixão e nos conduz a uma visão mais abrangente da realidade, um espaço infinito que os budistas chamam de vacuidade. A prática nos conduz à vastidão da dimensão do nosso ser. Constatamos que o que nos provocava fortes reações anteriormente já não nos parece tão sólido nem tão importante.

Podemos praticar tonglen para os enfermos, para os que estão no processo de morrer, para os que acabam de morrer, para os que sofrem. Pode-se fazer a prática num período da meditação formal ou onde quer que se esteja. Por exemplo, se pela rua encontramos alguém sofrendo ali mesmo inspiramos a sua dor e devolvemos alívio. Ou, o que também acontece, encontramos alguém sofrendo e nos afastamos porque temos medo ou raiva, resistência ou confusão. Assim, ali mesmo, fazemos tonglen para todas as pessoas como nós que querem ser compassivas mas têm medo. Usamos a nossa própria incapacidade como uma alavanca na compreensão das limitações dos demais em todo o mundo. Inspiramos por todos que se sentem incapazes como nós e expiramos para todos nós. Usamos o que aparenta ser veneno como remédio. Usamos o nosso sofrimento como o caminho para alcançar a compaixão por todos os seres.

Quando praticamos tonglen onde quer que estejamos, inspiramos e expiramos, assumindo a dor e devolvendo espaço e alívio. Na meditação formal, tem quatro etapas.

1. Tranquilizemos a mente por uns instantes para que se expanda e se acalme. Esta etapa é denominada “fazer brilhar a bodhicitta absoluta,” uma abertura momentânea em que se manifesta o espaço e a luminosidade naturais da mente.

2. Trabalhamos com textura. Inspiramos uma sensação pesada de calor e escuridão, a sensação de claustrofobia e expiramos a sensação de frescor, de brilho e luz. Inspiramos por todos os poros do corpo e expiramos também por todos os poros do corpo. Praticamos até que estas sensações estejam sincronizadas com a inspiração e a expiração.

3. Trabalhamos com uma situação pessoal e real. A prática tradicional diz para começarmos por alguém que nos seja querido e que queiramos ajudar. Contudo, como aludimos acima, podemos ficar incapacitados de continuar e então praticamos com a nossa própria incapacidade e dor e também para a incapacidade e dor de todos os que passam pelo mesmo tipo de sofrimento. Por exemplo, se nos sentimos incapazes, inspiramos para nós mesmos e para todos os demais que também se sintam incapazes e devolvendo confiança e alívio de qualquer forma que se queira.*

4. Aumente sempre o campo da sua visualização. Se praticamos tonglen para alguém que nos é querido estendemos a visualização para todos os que estão em igual sofrimento. Se praticamos tonglen para a vítima de um desastre que vemos na TV ou na rua, fazemos tonglen para todos os que sofrem da mesma maneira; a ideia é incluir muitos na prática. Praticamos
tonglen para todos os que estão com a mesma raiva ou medo que também nos invade. Podemos ainda ir mais além e fazer tonglen para aqueles que pensamos serem o inimigo. Os que nos ferem ou ferem os demais. Fazemos tonglen para os que estão passando pela mesma confusão e incapacidade que os que queremos bem e também para nós mesmos. Inspiramos o sofrimento e devolvemos alívio.

Isto demonstra como a tonglen pode ser expandido infinitamente. A medida em que se faz uma prática regular de tonglen a compaixão aumenta. Aumenta a conscientização de que as coisas não são tão sólidas quanto parecem. Praticando gradualmente, segundo a nossa capacidade, constataremos que estamos cada vez mais aptos a sermos úteis aos demais mesmo nas situações que anteriormente nos pareciam insustentáveis.


Pema Chödrön é monja budista, residente em Nova Escócia, Canadá, na Abadia de Ganpo. Autora de muitos best-sellers, “Quando Tudo se Desfaz”, “Comece Onde Você Está” e “Os Lugares que nos Assustam”entre outros.

https://budismopetropolis.wordpress.com/2015/01/15/meditacao-tonglen/