segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A Essência do Zen

A essência do Zen é a consciência do momento presente, a infinitude do aqui-agora e a iluminação na vida diária. Valorizando a simplicidade, a espontaneidade e a harmonia, O Zen busca a integração ao fluxo natural do universo. Ao longo da história da prática, e inclusive na atualidade, são incontáveis os mestres, monges e leigos que se dedicaram a expressar de maneira poética o pensamento Zen.
Ele ensina que o universo revela-se totalmente novo a cada instante. Para o Zen-budismo, não há distinção entre prática e iluminação — o Caminho de Buda apresenta-se no cotidiano, na realidade como ela é. Nesse sentido, a vida diária é, ao mesmo tempo, Samsara (o ciclo do sofrimento) e Nirvana (a libertação do sofrimento). Para o zen-budista, tudo está inserido nessa identidade entre ilusão e iluminação, em que o homem deixa de ser centro do universo ou algo separado da natureza. Ele é resultado da incessante prática do Zazen, o “apenas-sentar”, em que se abandonam naturalmente o pensamento e as ações intencionais e permite-se que a natureza se expresse livre de idéias pré-concebidas e longe de categorias intelectuais.
“Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros nem de nada”
Dalai Lama
*****************************************************************************************************************************************************
Bibliografia para consulta
Meditação e Autoconhecimento De Rose
Autoconhecimento-A Chave para a Mudança Carlos Roberto da Silva Junior
Caminho do Autoconhecimento Radha Burnier
A Fascinante Construção do Eu Augusto Cury
Livros e boletins da Ponte para a Liberdade-Fraternidade Branca Biblioteca Virtual
A Busca do Eu Superior Paul Brunton
Meditation Paul Brunton
Ramana Maharishi Harry Krishna
Divulgação: A Luz é Invencível

Nenhum comentário: