sábado, 12 de setembro de 2015

A Generosidade constrói um coração puro

por Roberto Nogueira

O espírito de generosidade constrói um caminho em direção ao Absoluto, porque generosidade é uma expressão íntima e genuína da Alma, é espontaneidade; sua natureza é dirigir-se para um horizonte largo. A generosidade pode, portanto, ser chamada como a caridade do coração. Não é necessário que o sentimento de generosidade se demonstre sempre pelo valor material; ele pode se apresentar nas pequeninas coisas. Generosidade é um sentimento que se manifesta em qualquer ação que se faça, seja pequena ou grande, nas relações da vida diária. Pode-se demonstrar generosidade por um sorriso, um olhar amável, um aperto de mão caloroso, ou acariciando uma Alma inexperiente como sinal de coragem, denotando apreciação ou expressando afeição. Manifesta-se generosidade reconciliando os semelhantes, dando-lhes as boas vindas ou despedindo-se de um amigo. Em pensamentos, palavras e atos, de qualquer forma, pode-se cultivar o sentimento de generosidade, tornando-se uma Alma caridosa.
Generosidade é nobreza além de expansão da energia do coração. À medida que a energia do coração se expande, a consciência se alarga e acha-se o espaço onde se constrói o Reino Divino cada vez maior. A Alma que é generosa de coração é verdadeiramente nobre, seja qual for sua condição social ou poder.
De onde provém o ciúme, a inveja, o sofrimento do coração, a depressão, a tristeza e tantos outros sentimentos que limitam a expansão da consciência? Provêm da falta de generosidade. A Alma, em sua existência, pode ser desprovida de bens materiais, no entanto, pode ser generosa e nobre se tiver unicamente um coração amoroso de sentimentos amistosos e altruístas. A vida no mundo nos oferece toda oportunidade, seja qual for nossa classe social, para que possamos desenvolver e manifestar o sentimento de generosidade.
A verdadeira riqueza da Alma humana vem pela descoberta da interminável fonte de luz que está oculta em seu coração, da qual vem o sentimento de generosidade. Este sentimento não se constata na Alma piedosa que reza continuamente, nem no andarilho que caminha para fazer a sagrada peregrinação, nem naquele que jejua dias e noites, ou ainda, naquele que memoriza as Sagradas Escrituras. A generosidade se revela somente naquele que, através da vida, se desidentifica dos condicionamentos e preconceitos criados pelo ego, esta limitante noção de “eu”, e manifesta a autêntica caridade.
Nas palavras de Sathya Sai Baba: “Honre cada ser. Demonstre amor a cada pessoa. O amor não é uma colheita que possa ser cultivada na terra ou uma comodidade a ser comprada numa loja. Não importa se é uma pessoa proeminente ou apenas uma pessoa comum, o amor dentro dela só desabrochará quando tenha abandonado todo orgulho egocêntrico e esteja pronta para sacrificar-se”.

Nenhum comentário: