terça-feira, 1 de abril de 2014

sobre arquétipos - o sabotador

O SABOTADOR
Este pode ser o mais difícil de todos os arquétipos de se compreender, porque o seu nome está associado com traição. Entretanto, o propósito deste arquétipo não é sabotá-los, mas ajudá-los a aprender os muitos modos nos quais vocês se debilitam. Com que freqüência vocês colocam novos planos em movimento, somente para perderem o ânimo e permanecerem do mesmo modo, devido aos medos que debilitam estes planos otimistas? Ou vocês começam um novo relacionamento e então o destroem, porque vocês começam a imaginar um resultado doloroso? Vocês começam um relacionamento ativo com outra pessoa e se encontram novamente em um conflito de poder que poderia ser estabelecido pacificamente – mas vocês caem no mesmo padrão destrutivo porque vocês temem a outra pessoa.
Os medos e os problemas do Sabotador estão todos relacionados com a baixa auto-estima que os leva a fazer escolhas que impedem a sua capacitação e o seu sucesso. Como com a Vítima e a Prostituta, vocês precisam encarar este poderoso arquétipo que todos nós possuímos e torná-lo um aliado. Quando o fizerem, perceberão que ele chama a sua atenção para as situações nas quais vocês estejam em perigo de serem sabotados, ou de se sabotarem. Uma vez que estejam confortáveis com o Sabotador, vocês aprendem a ouvir e a prestarem atenção a estes avisos, preservando-se da tristeza inenarrável de cometer os mesmos erros inúmeras vezes. Ignorem-no, e o Sabotador sombra se manifestará na forma de comportamento autodestrutivo ou com o desejo de enfraquecer outros.
Para aprender como se tornar consciente da ação do Sabotador interior, façam a si mesmos estas perguntas:
Quais os medos que têm mais autoridade sobre mim? Listem três.
O que acontece quando um medo me surpreende? Isto me torna silencioso?
Eu permito que as pessoas falem por mim?
Eu tenho permitido que oportunidades criativas sejam ignoradas?
Quão consciente eu estou no momento em que estou me sabotando?
Eu sou capaz de reconhecer o Sabotador nos outros?
Eu seria capaz de oferecer conselho aos outros sobre como desafiar o Sabotador? Caso afirmativo, qual seria?

Nenhum comentário: