sábado, 2 de março de 2013
Alecrim ou Rosmarinus officinalis
Uma das primeiras ervas a ser utilizada na medicina, alimentação e também nos rituais religiosos. Seu nome em latim, “rosmarinus”, significa “o orvalho que vem do mar”, em alusão ao aroma abundante das praias mediterrâneas onde o Alecrim crescia e se desenvolvia espontaneamente. Planta muito utilizada na prática médico-herborista, principalmente nos períodos em que havia alguma peste grassando, as pessoas usavam saquinhos com a erva para se protegerem e imunizarem-se. Na Idade Média era usada para afastar os espíritos malignos dos lugares ou das pessoas. Era costume colocar as roupas sobre ramos de Alecrim para secarem ao sol, assim incorporava-se o óleo às roupas protegendo contra traças. Dissolve energias negativas provenientes de mal olhado, inveja.
Ele representa a amizade, a purificação e a força dos raios solares. Existem muitas histórias e mitos envolvendo essa planta: uma delas conta que Nossa Senhora, quando fugia do Egito com o Menino Jesus nos braços, descansou aos seus pés, transformando para sempre suas flores brancas em flores de coloração azul-violeta.
O Alecrim resgata a força, a vitalidade, a alegria e o calor para as pessoas que sentem que estão com a sua missão cumprida e não mais vêm interesse em nada.
É o grande companheiro para aqueles que estão chegando à maturidade
O óleo de Alecrim é um protetor psíquico, e por isso é particularmente útil usá-lo de manhã antes de expor-se a todas as influências do mundo externo, sejam aquela que temos consciência e estamos temerosos, sejam aquelas que não conhecemos, mas que tememos encontrar na vida quotidiana.
Na aromaterapia no plano físico, o óleo é conhecido como cefálico, pois estimula o cérebro e a atividade mental, o Alecrim é muito para ser usado de manhã porque estimula o plano físico. Estimulante circulatório, dos nervos e mental. Eleva a pressão arterial e elimina a letargia. É um óleo que anima, alegra, combate a apatia e a melancolia.
Trabalha muito bem para termos: determinação, autocontrole, expansão criatividade, consciência, concentração, proteção ligada à justiça.
Fornece proteção contra inveja, maledicência e ódio. Protege contra injustiças, auxilia a colocarmos na balança o que é certo e errado.
Poderá também ser utilizado para proteger a casa, os negócios e o trabalho.
Com relação aos chakras, O Alecrim é particularmente ajustado ao Chakra Frontal, promovendo clareza do pensamento e perspicácia, é muito útil quando houver a necessidade de uma maior lucidez, auxilia a desenvolver e fortalecer a intuição e sensibilidade, aumentar a consciência para melhorar a fala e a expressão. Ordena os pensamentos e aumenta a concentração.
Para pessoas que em função da sobrecarga de responsabilidades, sentem-se inseguros, desenvolve determinação, traz alegria interior, uma alegria consciente, fundamentada.
Ajuda a quebrar padrões rígidos, favorece flexibilidade, trazendo percepção e discernimento para a justiça e entendimento. É bom para grupos que trabalham com artes, danças, pinturas mas têm bloqueios, solta a criatividade e a expansão.
“Como erva das recordações” ajuda-nos a relembrar nosso padrão Divino verdadeiro.
O campo vibracional de luz violeta do Alecrim reafirma a sua fama ancestral de protetor psíquico auxiliar no desenvolvimento da “Visão Interior”. Estimula a sensibilidade e reaviva o espírito. A inalação do Alecrim proporciona longevidade.
Atenção: este óleo não deverá ser usado por pessoas com epilepsia ou com pressão alta.
Evitar usar em horas mais avançadas do dia, porque pode causar insônia.
Não deve ser usado durante a gravidez.
POR JOSÉ BATISTA DE CARVALHO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário