sábado, 23 de março de 2013

Expectativa

Expectativa é o ato ficar em estado de espera que, quanto mais tempo consome, mais facilmente se experimenta a ansiedade e a angústia, induzindo o homem à inércia. A inércia é antinatural, pois fomos criados e submetidos à lei da vida evolutiva que é toda movimento.
A expectativa e a esperança de que algo aconteça deixam o indivíduo paralisado e inerte no momento atual da vida. Enquanto o indivíduo espera por oportunidades, por sonhos que se realizem, por acontecimentos milagrosos, por qualquer coisa, seja lá o que for, nada realmente acontece, pois ficar em expectativa não materializa o objeto esperado.
No entanto, o que faz com que as coisas aconteçam?
O que faz com que as coisas aconteçam é a ação. Toda ação gera um resultado e cada movimento real pode iniciar o processo de materialização do objetivo. As ações sempre levarão a algum resultado, sejam tais ações boas ou ruins os resultados serão infalíveis. O que pode acontecer é que algumas ações não levem ao resultado esperado em sua totalidade. Neste caso, é melhor planejar bem as ações, pois quando se define um objetivo e se mantém o foco na ação necessária, bem como em sua execução, teremos o resultado que esperamos, (ação concentrada = resultado esperado), isto é quase matemático!
Grande parte das pessoas, principalmente, as mais jovens ficam esperando que algum "milagre" aconteça, pois é cada vez mais comum ver estudantes que querem as melhores vagas das universidades onde os vestibulares são muito concorridos sem que haja um esforço de sua parte, ou seja, sem que executem a ação necessária para a realização de seu objetivo.
Tais atitudes são ilógicas e os resultados serão sempre os mesmos, pois ao ficar na expectativa de ser aprovado não têm nenhuma garantia da vaga que querem ocupar, então por que não se dedicam efetivamente ao estudo?
A expectativa nunca nos leva a nenhum resultado. Vivemos em expectativa esperando que o filho mude, que o marido ou a esposa mude, que o pai ou a mãe mude, que o chefe mude, que o vizinho mude, que o mundo mude, que o governo mude, que a sociedade mude, mas a única coisa que podemos mudar realmente é a nós mesmos, nossas qualidades de pensamentos e sentimentos, nossos objetivos e nossos sonhos e toda essa mudança só será possível através da ação concentrada em direção à realização dos sonhos.
Todo o poder de qualquer mudança só pode nascer quando começamos a agir e esse agir tem que ocorrer a partir da mudança de perspectiva. Não adianta agir de forma diferenciada e desordenadamente sem que ocorra uma mudança de perspectiva, senão haverá o risco de se repetir as relações e circunstâncias com personagens diferentes. Por exemplo, se a postura de uma pessoa no trabalho é ser do tipo capacho, essa pessoa irá atrair um chefe explorador, ela pode ficar insatisfeita com a atitude do chefe, mas não consegue se posicionar e dizer não.
Se não houver uma ação ordenada e consciente de que deve haver uma mudança, principalmente em seu comportamento, essa pessoa corre o risco de repetir essa experiência em todos os empregos que conseguir, pois sempre ficará na expectativa e na esperança de que encontre um chefe melhor, ou seja, continuará na expectativa de que o outro mude.
Ao contrário da expectativa que é inércia, a ação leva ao movimento e à expansão que, por conseguinte, leva aos resultados.
Ficar em expectativa pode deixá-lo deprimido ou ansioso. O que você está esperando que aconteça em sua vida?
Existe algo que pode ser realizado hoje que o retire da inércia, da expectativa e o leve para mais próximo de seu objetivo?
Como é dito na música de Geraldo Vandré "Vem vamos embora/Que esperar não é saber/Quem sabe faz a hora/não espera acontecer".
Retire agora a poeira de todas as suas expectativas, sacuda todo o marasmo, desânimo e procrastinação, e entre em ação imediatamente para tornar o seu objetivo uma realidade.
Qual será a sua ação de hoje em prol do seu objetivo?
Quem só espera nunca alcança...
por Alessandra França - alessandrafcoach@gmail.com

 "Portal Arco Iris"

Nenhum comentário: