quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aquisição de capacidades xamânicas



Tradicionalmente, existem dois métodos de ensino que podem ocorrer aos xamãs durante o desenvolvimento das suas competências. Um método é quando o candidato é introduzido através da experiência de êxtase, por espíritos que vão acompanhar o xamã em toda a sua vida como professores, tutores especiais e ajudantes. Eles são aliados pessoais, que passo a passo, abrem outros mundos para ele viajar.
Em outro método, o candidato é conduzido através de um aprendizado com um xamã experiente.
A aquisição de habilidades xamânicas ocorre do mesmo modo em todas as sociedades primitivas do mundo. Isso representa mais importantes etapas do aprendizado xamânico a ser dominado pelos iniciados para que eles possam finalmente se tornar mestres em êxtase .
Uma das etapas mais importante é a experiência pessoal de sua própria morte e renascimento, resultando aos novatos experiência da renovação de suas personalidades e que nunca pode ser o mesmo novamente. Este é o início efetivo da sua verdadeira missão. Nessa experiência que atravessam as fronteiras da existência terrena, pela primeira vez e alcançam sua origem divina Os relatos dos xamãs nos dizem que sentiram o avanço para o outro mundo como uma verdadeira viagem.
Eles conquistavam a capacidade de voar, entendiam a linguagem dos animais, plantas e pedras e outras almas.
Todas as descrições de iniciações mostram a forma especial em que um domínio pessoal de cura é atribuída ao novato. Os símbolos mitológicos e religiosos, por outro lado, são incrivelmente semelhantes. Desta forma, cada um encontra seus próprios aliados, que irá mostrar-lhes a Unidade de toda a vida e estarem sempre ao seu lado. Através de morrer para a antiga vida o novato e o seu modo habitual de percepção morreu. Por ser recém-remontado ele renasce com órgãos do sentido místico e se torna um com todos os seres, com as forças da natureza, cuja linguagem agora é capaz de entender.
Além disso, o novato recebeu um novo significado, uma vez que renasceu para uma nova missão.
Os objetos mágicos que ele recebeu de seus auxiliares são antenas direcionadas para o mundo invisível ao longo de sua vida. Estes são chamados de objetos de poder. Os xamãs usam em seus rituais como símbolos de poder que lhes permita penetrar os domínios representadas por esses objetos e obter ajuda e aconselhamento de seus espíritos.
Surpreendentemente, os acessórios e os sacos de medicina dos xamãs em todas as culturas contêm quase sempre as mesmas coisas: um tambor, chocalho, penas, ervas, o cachimbo sagrado, o tabaco, cristais, pedras, máscaras de animais, peles, ossos, peles, conchas, espelhos , moedas e uma peça de vestuário cerimonial. Estes instrumentos rituais desempenham funções diferentes durante as sessões de cura.

Outra forma de aprendizagem que irá proporcionar o acesso aos poderes mágicos aos iniciantes é a experiência da solidão, na natureza, geralmente acompanhada de jejum e outros sacrifícios pessoais.
Os índios norte-americanos chamam isso de busca de visão. Uma reza por uma visão, por sua "medicina", pedindo os poderes naturais.
Aprendizagem na natureza, observando com paciência e sem expectativas, através do exercício de percepção instintiva como um animal procede, é uma devoção, um requisito necessário para muitos xamãs aprendizes. Seus órgãos de percepção têm de ser sensibilizados para ser capaz de reconhecer as muitas vibrações e correntes da terra e, finalmente, ser capaz de ver o mundo invisível e suas entidades.
Em muitas tribos, a aprendizagem é apoiada pelo fumo de plantas enteógenas ou pela ingestão de certas bebidas ou cogumelos que produzem um efeito psicoativo. Nessas jornadas o espírito da planta mágica irá aparecer para os noviços e instruí-los na arte da medicina das ervas, desde que este é o seu domínio atribuído.
Último mas não de menor importância é a disposição interna do novato buscar por conhecimento por si próprio. Há lições a serem aprendidas a cada dia, enquanto ele ou ela vive na terra.

Nenhum comentário: