sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mãe Divina

A Mãe Divina é o aspecto feminino de Deus, que reside no coração de cada um, independente de crença ou religião. É todo o aspecto do Universo que cria, que movimenta, que produz... É a Grande Mãe Universal, que nos dá vida, saúde, coragem, determinação, nos protege, nos alimenta, nos educa e nos ama sem limites.
Ela é conhecida pelos mais diferentes nomes. É Mãe Maria e todas as Nossas Senhoras, Iemanjá, Kwan Yin, Kali, Durga, Lakshmi, Saraswati e muitas outras.Cada pessoa  tem a sua Mãe Divina, aquela que toca o seu coração. Mas todas elas, sem exceção, representam o amor incondicional, porque é justamente isso que a Mãe Divina é – uma representação do Amor no seu estado mais puro. E é esse amor que a torna única, a Grande Mãe Universal.
Segundo a mitologia hinduísta a Mãe Divina é representada pelas divindades simbólicas: Kali/Durga, Lakshmi e Saraswati.
As Mães Kali e Durga são mães guerreiras, que tratam da destruição das forças do mal, eliminando todos os obstáculos que impedem a evolução do ser humano no planeta. Aparecem com oito, dez ou doze braços, cada um segurando uma arma para nos proteger. Elas são tão fortes, tão poderosas, que, quando as coisas falharem no mundo dos homens, é só chamar.
Mãe Kali é uma Deusa negra, considerada aquela que nos afasta das trevas. Sua imagem é assustadora, simbolizando o seu poder de espantar as feras e cortar o mal pela raiz. Kali é também a causa do tempo, a natureza em constante transformação, por isso a reverência à Mãe Kali é considerada a forma devocional mais adequada nestes tempos de Kali Yuga. “Om krim kalyai namah” é um mantra usado para reverenciá-la.
Mãe Durga é um pouco mais suave, mais moderada, mas, mesmo assim, ela vem montada num tigre. A cor é vermelha – a cor da paixão, da força, do dinamismo, da determinação, do entusiasmo. É descrita como a mãe de todos, sejam nobres ou maus. Na mitología hindu, é a Deusa que faz as divindades funcionarem, pois ela é o poder latente do mundo, sem cuja inspiração nada se realizaria aqui. A menos que sejam inspirados por ela, nem Brahma pode criar, nem Vishnu pode sustentar, nem Shiva pode destruir.
No cristianismo corresponde à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – a Mãe misericordiosa, à qual imploramos venha ao nosso socorro nos momentos de dificuldade.
Mãe Lakshmi é a Deusa da prosperidade, da limpeza e da beleza. É a suprema recompensa de todos os esforços. É a divindade que concede riquezas materiais aos seus devotos, desde que as riquezas materiais e as riquezas do mundo ocupem a posição inferior nos seus desejos normais.
Ela é normalmente descrita assentada sobre uma flor de lótus, em suas pinturas aparecem moedas de ouro caindo das palmas das mãos.
O processo de adoração varia de região para região, por exemplo, no norte da Índia, coloca-se grãos e produtos agrícolas e começa-se a adoração acendendo uma lâmpada, sendo esta mantida acesa durante todos os dias. As entradas devem estar bem iluminadas para que a Deusa da Prosperidade entre em sua casa.
No cristianismo, corresponde a "Nossa Senhora das Graças” – a Mãe benevolente, a quem pedimos que nos ilumine e derrame sobre nós todas as graças, que necessitamos para a realização de nossas metas, sonhos e desejos.
Mãe Saraswati concede sabedoria e vitória àqueles que a acolhem no seu coração. É uma divindade pura, calma e prestativa, com atributos santos e nobres. Quando é saudada, vem com todo o saber, a fonte do aprendizado dos Vedas – as escrituras mais antigas do mundo.
É a Deusa dos estudos, do aprendizado, da fala, da escrita, das artes, da dança, do drama, da inteligência e da eloquência – a bem aventurança estética que decorre da criatividade. É protetora dos estudantes, dos cientistas e dos pesquisadores.
Saraswati é como um rio, fluindo calmo e mansamente, alimentando a mente do devoto com sua serenidade profunda e pacífica. Senhora de branco, símbolo de pureza, assentada em uma flor de lótus, com uma lua crescente na testa e um cisne saindo da sua boca, pois o conhecimento de alguém é medido pelas suas palavras.
Ela não necessita de um altar criado especialmente para ela, pois seu altar é o próprio conhecimento e seu templo é a eloquência.
No cristianismo corresponde a divindade de "Nossa Senhora da Glórian - Mãe que vem ao nosso encontro para conosco celebrar e glorificar o Santo Nome de Deus, com quem finalmente encontramos dentro de nós mesmos.
fonte : Laya Yoga Brasília
Portal Arco Iris

Nenhum comentário: