sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ser transparente


Às vezes, fico me perguntando por que é tão difícil ser transparente. Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar aos outros.
Mas ser transparente é muito mais do que isso. 
É ter coragem de expor-se, de ser frágil, de chorar, de falar sobre o que sente. Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair máscaras, baixar armas, destruir muros. Ser transparente é permitir que a doçura aflore, transborde. Mas, infelizmente, a maioria decide não correr este risco.
Preferimos a dureza da razão à leveza reveladora da fragilidade humana. Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam da alma. Preferimos nos perder numa busca por respostas a simplesmente admitir que não sabemos nada e que temos medo!
Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção.
E assim, vamos nos afundando em falsas palavras, atitudes, em falsos sentimentos. Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar. A doçura, a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós.
Uma saudade desesperada de nós mesmos, daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar. Porque aprendemos que isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro! Quando, na verdade, agir com o coração, poupa a dor.
Sugiro que deixemos explodir toda a doçura! Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não tentarmos ser tão invencíveis! Chega de tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto.
Tente simplesmente viver, sentir e amar.
 
Rosana Braga

Portal Arco Iris

Nenhum comentário: