domingo, 16 de agosto de 2015

As 4 Virtudes Cardeais

POR EQUIPE DESPERTAR COLETIVO: AUTOCONHECIMENTO, ESPIRITUALIDADE, INSPIRAÇÃO

virtudes
Virtudes cardeais quer dizer virtudes centrais, fundamentais, orientadoras. Cardeal, do latim cardo, quer dizer dobradiça, eixo em torno do qual gira alguma coisa. No caso da dobradiça, gira a porta, no caso do eixo da terra, giram os quatro pontos cardeais. No caso das virtudes, em torno das quatro virtudes cardeais, giram as outras virtudes.
São quatro como quatro são as estações do ano, os lados da cruz, os alicerces da casa, os pés da mesa e da cama. A quaternidade para Jung é símbolo da perfeição.
Segundo Pitágoras, o número 4, representa a justiça, pois 4 corresponde a soma de dois números pares e iguais (2 + 2), o quadrado também cumpre a mesma função. Justiça dá ideia de proporcionalidade, medida, adequação. A virtude das virtudes, já que sua completa realização corresponde ao bem comum. O bem que não é só meu, nem teu, mas que inclui a comunidade, beneficiando a cada um e a todos, simultaneamente.
A justiça aponta para a finalidade da ação e a prudência é a mestra do como fazer: “Para bem agir, é necessário não apenas fazer algo, mas fazer como se deve, ou seja, é necessário agir de acordo com uma opção bem regrada e não apenas por impulso ou paixão.” Esta frase de São Tomás de Aquino resume aquilo que é o agir virtuoso: a prudência.
Todavia, a vida nos coloca situações onde o exercício da prudência torna-se difícil. É necessário seguir em frente, sem titubear, mesmo não sentindo força suficiente para tanto. Nestes momentos, se faz presente a coragem.
Coragem é a virtude de iniciar, de buscar novos caminhos, de não nos imobilizarmos. Afrontar o perigo, mas com prudência (não em excesso), sem se deixar levar pela covardia, nem seduzir pela temeridade.
Justiça, prudência e coragem, já temos um triângulo. Falta uma última para fecharmos o quadrado.
A virtude restante fala do contentamento com o uso de nossos prazeres sensuais (comer, beber, cheirar, transar, olhar…), a virtude busca do bem. O bem de forma justa, adequada, harmoniosa. Como temperar uma salada: o azeite, o sal, o limão, a mostarda, o gergelim. Todos os temperos devem estar proporcionais, nem mais, nem menos. A medida certa, saborosa. A quarta virtude é a temperança.
Temperança, que para mim, tempera as outras três virtudes – justiça, prudência e coragem – todas vivenciadas na justa medida. Deste modo, o quadrado circula e as quatro virtudes transformam-se numa só. Qual?
Para ela não temos um conceito definido, apenas uma ideia. As quatro virtudes cardeais são uma só, formam um quadrado mutante que circula para o bem do planeta.

(Via: Mundo dos Filósofos)


- Veja mais em: http://despertarcoletivo.com/as-4-virtudes-cardeais/

Nenhum comentário: