terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal - breves palavras

A festa do Natal

...
Há dois mil anos, Jesus nasceu na Palestina, mas isso é o aspecto histórico do Natal, e, como sabeis, para os Iniciados o aspecto histórico é secundário, porque antes de ser um acontecimento histórico, o nascimento do Cristo é um acontecimento cósmico: é a primeira manifestação da vida na Natureza, o começo de todas as manifestações.

Depois, este nascimento é um acontecimento místico, o que significa que o Cristo deve nascer em cada alma como princípio de luz e de amor divino.
É esse o significado do nascimento de Jesus: enquanto o homem não possuir a luz e o amor, o Menino Jesus não nascerá nele.
Ele pode celebrá-l'O, pode esperá-l'O... jamais acontecerá o que quer que seja.

...
Não nego que o nascimento de Jesus foi um acontecimento histórico de uma grande importância, mas o essencial da festa do Natal são os seus aspecto cósmico e místico.
Porque o nascimento do Cristo é não somente um acontecimento que se realiza todos os anos no Universo, mas também algo que a cada instante pode acontecer em nós.

...
E esta luz, esta estrela que brilhava por cima da estábulo, significa que de cada Iniciado que possui em si o Cristo vivo, sai uma luz, uma luz que acalma, alimenta, reconforta, cura, purifica, vivifica...

...
Do mesmo modo que o nascimento de uma criança encerra toda a esperança da vida, o nascimento do Cristo, que acontece todos os anos no Universo, é a esperança de que Deus não abandonou os homens.

...

de  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV



em  "o Natal e a Páscoa na tradição iniciática"

Colecção Izvor

Éditions Prosveta
Publicações Maitreya
http://lotusdourado7.blogspot.pt/
 
M. Manuela dos Santos Oliveira no Portal Arco Iris

Nenhum comentário: